quarta-feira, 31 de agosto de 2011




Cadê a água que estava aqui?

* Por Ana Flores


Se o gato bebeu, sorte a dele de ainda encontrar água potável no planeta. Porque, segundo previsão da ONU, se não forem adotadas providências urgentes para a contenção do consumo da água na Terra, o resultado é que, no máximo em 25 anos, 4 bilhões de pessoas não terão acesso a uma quantidade suficiente para suprir necessidades básicas. E, para pensar globalmente mas agir localmente, confira a cena abaixo.
De manhãzinha, cidade acordando, movimento apenas começando nos bairros. E lá estão ela, a dona da casa e ele, o faxineiro de um condomínio, cada um no seu pedaço, preparados para a limpeza da calçada, armados com uma... mangueira!
E tome água jorrando, concentrada em cada uma das folhinhas secas que tiveram o infortúnio de cair ali e teimam em não desgrudar do chão. Empurradas pela força da água abundante, cada uma à sua vez vão as folhinhas escorregando devagarzinho até chegarem ao meio-fio e mergulharem na sarjeta. Mas, oh, céus! Lá está outra, pequenininha, esquecida perto do portão. Mangueira nela, água ainda jorrando, até a dissidente terminar como as companheiras.
Calcula-se que, só nessa atividade, a dona da casa e o faxineiro gastaram – cada um na sua calçada – o volume correspondente a uma caixa d´água de porte médio. Multiplique-se pelo número cada vez maior de usuários que substituem vassoura e balde pela mangueira, e já se pode ter uma idéia do tamanho do desperdício que se pratica diariamente numa só rua.
Reciclagem da água de esgoto doméstico para uso industrial; água pluvial regularmente recolhida antes de escorrer pelas galerias para ser utilizada em lavagem de carros, calçadas, playgrounds e jardins, deixando a água potável apenas para consumo doméstico racionado; e conserto de vazamentos e preservação sempre são algumas sugestões que podem suavizar – inverter já não é mais possível – o processo da escassez de água.
Debaixo da ducha, ligada ininterruptamente até o longo banho terminar, posso achar que o meu banho não vai contribuir para a seca do planeta. Engano meu. Só como ilustração, segundo a Cedae, um fiozinho de água de 1mm de diâmetro, escorrendo sem parar de uma torneira mal fechada, gera um gasto de 8 mil litros por dia, o correspondente ao gasto de uma escola de 240 alunos. É só fazermos as contas e as adaptações ao nosso consumo diário.
Em breve, quando a água for disputada como pepita de ouro em nosso planeta, não adianta fugir para Miami: serão igualmente atingidos pela seca os que andam descalços e os que têm 20 pares de tênis importados. Não vai sobrar para ninguém. Nem para o gato lá do início da história.

• Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário