terça-feira, 4 de outubro de 2011







Madrugada

* Por Evelyne Furtado

Elisa ouvia a conversa dos pássaros, as batidas do seu coração e as vozes interiores que discutiam na solidão. A escuridão era atenuada pelo azul e pela última estrela que entrava pela janela.
Reconheceu a angústia que sempre acompanhava seus avanços individuais. Sentia-se aflita quando dava um passo à frente. Como se fosse uma criança aprendendo a andar, oscilava entre o êxito e medo de cair.
A falta de sono não lhe era desconfortável. Não havia tristeza. As saudades eram suaves, apenas a fronteira entre o passado e o futuro roubava o sono de Elisa.
A manhã já se instalara e o sono não vinha, ela então, voltou-se para o céu, recitando baixinho todas as orações que conhecia. Entre uma prece e outra ela revia os retratos colados na memória.
Entre um Padre Nosso e uma Ave Maria, um aperto no peito, um suspiro e um sorriso.
A Deus, agradecia, pedia perdão e a proteção do seus amados. À Nossa Senhora, suplicava que cobrisse com graças seu coração. Ao seu anjo da guarda, com candura, rogava sua amorosa vigilância.
Aos poucos as pálpebras tormaram-se pesadas e Elisa deitou-se nos sonhos profanos de alguém.

• Poetisa e cronista de Natal/RN

3 comentários:

  1. Maravilhoso exemplo de prosa poética. Daquelas inspiradas e inspiradoras. A última frase está um primor, Evelyne. Um beijo e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ambos, Elisa e as suas palavras, especialmente a frase "A escuridão era atenuada pelo azul e pela última estrela que entrava pela janela." Também quero me deitar nos sonhos profanos de alguém.

    ResponderExcluir
  3. Minha avó que mais parecia uma menina, dizia
    que nossas orações feitas na madrugada, seguiam
    limpinhas para os ouvidos dos anjos e depois
    para Papai do Céu e que quando a gente pegava no sono é pq Ele havia nos perdoado.
    Lindo Evelyne.
    Abraços

    ResponderExcluir