quinta-feira, 28 de julho de 2011







Alopremos

* Por Guilherme Scalzili

Já que está interessado em reavivar o episódio dos “aloprados”, o Ministério Público faria uma gentileza à democracia brasileira se fornecesse respostas a duas perguntas simples: a) Aquele famoso dossiê realmente ligava José Serra à máfia dos Sanguessugas? b) Que irregularidade teria motivado a prisão em flagrante dos petistas no hotel paulistano?
O escândalo, que teve propósitos eleitorais, retorna com a mesma finalidade. Em 2006 serviu para salvar a imagem da administração demotucana paulista, desmoralizada pelos ataques do PCC e assustada com a divulgação dos crimes ocorridos durante a gestão Serra no Ministério da Saúde. Também ajudou a levar a disputa presidencial para o segundo turno, evitando uma acachapante vitória de Lula sobre Geraldo Alckmin.
Agora, como já ocorreu no caso Palocci, a idéia é prevenir que Aloizio Mercadante arregace as manguinhas e se meta a querer disputar a prefeitura da capital apoiado pelo Planalto. Considerando as crises nas bases de Gilberto Kassab e Alckmin, o PSDB tem motivos de sobra para preocupar-se com 2012. Mesmo que não queira de fato concorrer (e menos ainda ganhar), o ministro podia forçar um pouquinho a barra só para ver o que escapa de baixo do tapete.

*Jornalista e escritor, autor dos livros “O colar da Carol ta na grama”, “A colina da Providência”, “Pantomima”, “Acrimônia” e “Crisálida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário