quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estopins da ira nacional


O País está convulsionado por uma série de manifestações de protesto que já atingem dezenas de cidades e que tendem a se ampliar não se sabe quanto. Claro, não se trata de uma informação da minha parte, não é nenhum furo jornalístico meu, porquanto até o mais alienado dos alienados sabe o que está ocorrendo, e onde, embora não saiba no que isso vai resultar.

A onda, de ira, que já é nacional, e que cresce à medida que os dias passam, começou em São Paulo, com um punhado não tão expressivo de manifestantes, como é do conhecimento geral, inicialmente a pretexto de protestar contra o aumento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus urbanos. A dura repressão policial, o que denota despreparo de quem deveria estar preparado para tudo na sua sagrada missão de proteger (e não atacar) o cidadão, sobretudo para lidar com multidões (o que todos já sabiam em decorrência da forma como torcedores de futebol são costumeiramente tratados nos estádios) acirrou os ânimos. As informações sobre esses desmandos e essa violência correram o Brasil (e o Exterior) com a velocidade do pensamento, através da internet, sobretudo das redes sociais, mormente do Facebook e do Twitter.

À indignação inicial, justa, mas moderada, veio juntar-se mais esta, ou seja, a da forma brutal e desumana de se coibir um direito legítimo e inalienável do cidadão: o  de expressar seu descontentamento, desde que de forma pacífica, com liberdade e segurança. As duas coisas lhe foram sonegadas. Foi a gota d’água para que o cálice de justa indignação reprimida por décadas em relação a uma série de desmandos, de arbitrariedades e até de comportamentos criminosos de determinados políticos sem a cabível punição transbordasse. E deu no que deu. Ou melhor, está dando no que está dando, pois ninguém sabe quando e muito menos como tudo isso irá acabar. Tomara que tudo acabe da melhor maneira possível, com o lançamento das bases de profunda reforma política e administrativa que resulte num Brasil melhor e mais justo, em que TODOS tenham vez e voz.
  
Convocada pelas redes sociais, a população (ou parcela dela, claro, pois muitos, por uma razão ou outra, que deve ser respeitada, optaram por serem somente “observadores”) atendeu e segue atendendo à convocação e foi (e está indo) para as ruas para se manifestar. Não para comemorar eventuais vitórias da Seleção Brasileira na Copa das Confederações (que nem se sabe se vão acontecer ou não), como determinada propaganda insinua que deva ocorrer agora e, sobretudo, em 2014, mas para manifestar, de viva voz, sem intermediários, sua profunda indignação. Com o que? Com uma saúde que nada tem de saudável. Com um sistema educacional dos mais precários e piores do mundo. Com uma segurança pública que de tão ruim é como se nem existisse. E vai por aí afora.

Enquanto isso, alguns bilhões de escassos e preciosos recursos públicos são esbanjados em suntuosos (e inúteis) estádios, a maioria dos quais irá, com absoluta certeza, se transformar em patéticos “elefantes brancos”, sem serventia para quem os bancou, ou seja, sem trazerem mínima vantagem aos que arcam, mediante impostos escorchantes, com esse desperdício, com essa desenfreada e estúpida gastança: o cidadão brasileiro.

Muita coisa poderia ser dita e escrita a propósito de tudo o que está ocorrendo Brasil afora, mas não o farei. Certamente, estas manifestações e as mazelas que as provocaram, serão objetos de estudo, por muitos anos, de sociólogos, cientistas políticos, antropólogos, historiadores e até filósofos. Reitero, ainda não se sabe e sequer é possível fazer a mais remota previsão de quando e, sobretudo, de como tudo isso vai acabar. Tenho medo de multidões. Sempre há riscos delas se tornarem incontroláveis, violentas e destrutivas. E se isso acontecer (Deus que nos livre!) não há força no mundo que consiga já não digo controlá-la, pois ela é incontrolável, mas detê-la.para impedir que leve de roldão, em poucos minutos, o que se levou anos para se construir, com muito suor e sacrifício.

E o que tudo isso – as manifestações e suas causas e conseqüências – tem a ver com Literatura? Tem tudo. Nós, escritores, temos o papel de sermos os cronistas do nosso tempo, relatando (e delatando, quando for o caso) tudo o que houver de bom e de ruim em nossa geração. Nossa influência é infinitamente maior do que eventualmente possamos supor, porquanto é atemporal e pode perdurar até séculos após nossa morte. E a responsabilidade que temos é da mesma proporção, se não mais gigantesca. Determinadas colocações nossas tendem a influenciar milhões e milhões de pessoas, para o bem ou para o mal.

Contudo, não podemos e não devemos nos omitir, seja por qual razão for. Ademais, antes de sermos escritores, somos cidadãos, sujeitos às mesmas agruras e, sem dúvida, à idêntica revolta dos demais. Temos, porém, um talento especial, o de enxergar além das aparências e de descrever com precisão o que testemunhamos e, sobretudo, o que vivemos. Nossa matéria-prima, mesmo que façamos ficção, é sempre a realidade, com sua crueza e contradições.
   
O escritor russo, Máximo Gorki, por exemplo, escreveu um magistral conto, “A Mãe”, em que narra a história de uma criança paralítica, incapaz de se defender, que tem várias partes de seu corpo comidas por ratos. Os roedores produzem-lhe chagas enormes que sua mãe, imatura e irresponsável, não pode ou não quer evitar. É uma história arrepiante! É exagero do escritor? Claro que não! Muitos casos semelhantes ocorreram e ocorrem mundo afora, na Rússia, na China, nos EUA e no Brasil. Fedor Dostoiéwsky constatou que “a realidade sempre supera a ficção” em termos de crueza e dramaticidade. E supera mesmo! Algumas situações no Brasil contemporâneo, em pleno terceiro milênio da Era Cristã, num país que é detentor da sexta maior economia do mundo, são tão insólitas, que nem o mais criativo dos dramaturgos ou o mais cruel dos sádicos conseguiria elaborar.

São famílias morando em improvisados e insalubres barracos, pendurados em morros, à mercê dos elementos e do acaso, sem conforto, higiene, segurança e dignidade, enquanto bilhões são desperdiçados em futuros “elefantes brancos” que apenas servirão para abrigar três jogos e nada mais. São cidades e mais cidades carentes de um mínimo de infraestrutura sanitária, sem redes de esgoto, fundamentais para se evitar doenças típicas da miséria, enquanto preciosos e escassos recursos públicos vão parar no bolso de “espertalhões”, em obras nitidamente superfaturadas (e nem é preciso ser especialista em economia para se chegar a essa conclusão). São tantas e tantas mazelas que se torna impossível relacionar sequer as principais.

Este é o estopim verdadeiro que tem levado tanta gente às ruas para protestar, País afora. Não são os R$ 0,20 a mais nas passagens de ônibus urbanos, quantia irrisória para quem tem muito, mas que é relevante para quem pouco ou nada tem. É isso também e, principalmente, é a forma desrespeitosa e atrabiliária com que o sofrido e via de regra pacífico cidadão brasileiro é tratado por quem tem a missão exclusiva e específica de protegê-lo. E, notadamente, por quem vive em um país da fantasia, totalmente diferente do real,, que lembra o “das maravilhas” da Alice, a célebre personagem de Lewis Caroll e não o das favelas, mocambos, alagados e vão por aí afora de parcela majoritária da população.
.
Boa leitura.

O Editor.


Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "O povo tão explorado
    pela classe dominante,
    alimenta-se com o ilusório
    do carnaval e do futebol,
    que acaba vivendo neste paiol
    a ponto de explodir,
    chamado Brasil!"

    - SOL Figueiredo -

    ResponderExcluir
  3. Destaco: "a forma brutal e desumana de se coibir um direito legítimo e inalienável do cidadão: o de expressar seu descontentamento, desde que de forma pacífica, com liberdade e segurança". A multidão é incontrolável, e pará-la poderá ser impossível. Como sempre, Pedro, mais uma demonstração de equilíbrio e lucidez que falta em mim, na polícia, nas multidões e no governo.

    ResponderExcluir
  4. Suas ponderadas considerações são muito oportunas, amigo Pedro, neste momento de intensos protestos pelo Brasil afora. Convulsões sociais sempre causam certo temor, uma vez que (como diz) não podemos prever como e quando vão acabar.
    Com certeza, o tema em questão tem mesmo tudo a ver com Literatura. E você, como um dos formadores de opinião (dada sua larga experiência como jornalista e emérito escritor, pelo menos no conceito daqueles que o admiram e acompanham tudo que escreve, e eu me incluo, naturalmente, como humilde e atento discípulo) é lido com respeitável interesse por sua maneira peculiar de expressão. Confesso que já estava me perguntando porque ainda não se manifestara sobre este assunto e eis que encontro aqui no Literário este texto exemplar, onde argumentos não lhe faltam para expressar todos os nossos sentimentos com relação a preocupante (embora oportuna) situação do momento atual. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Pedro. Como cidadão os problemas existem e são reivindicações dos trabalhadores de modo geral. O nosso povo não está preparado para revolucionar, até porque uma boa parte dos nossos intelectuais vivem politicamente e culturalmente em cima dos muros, esperando uma oportunidade para mamar nas tetas do governo. E por aí vai...

    ResponderExcluir
  6. Por onde anda Pedro que hoje não atualizou o Literário, logo no dia em que é postada a sua crônica e a de Marcelo? Aguardemos, pois.

    ResponderExcluir