sábado, 22 de junho de 2013

E as manifestações nas ruas?

* Por Paulo Reims

As manifestações tiveram início em São Paulo, a princípio contra o aumento das tarifas de transportes públicos. Mas, já se estendem por todo o país, com apoio no exterior, tendo várias reivindicações.
Jovens estudantes e trabalhadores, usando, também, a ferramenta das redes sociais, começam a despertar, sentindo o aperto no bolso.

O Movimento Passe Livre já contagiou e agregou milhares de milhares por este país. Sinceramente, esta movimentação de pessoas despertando traz alegria e comprova que a esperança continua viva, apesar de uma multidão continuar em silêncio, induzida pela grande mídia, que também programa as mentes para o “delírio” durante as copas e carnavais, bem do jeito que os donos do poder apreciam.

E, de repente, se ouvem os adestrados do PIG anunciarem: “Manifestantes usam de violência e depredam patrimônios públicos e particulares”. Fiquei atento, e dizia para mim mesmo: Aí tem coisa! Certamente tem gente infiltrada para macular a imagem das manifestações e manipular a consciência dos incautos.

Depois veio à tona, pelos meios de comunicação alternativos, que havia policiais militares e civis, infiltrados à paisana, para dar início aos atos de vandalismo, a mando do governo estadual, justificando assim toda a violência do aparato militar, com bombas de efeito moral, tiros com balas de borracha, spray de pimenta, enfim, com toda truculência comparada à época da ditadura militar.

Pensei que fossem somente alguns da direita rançosa que estivessem infiltrados no meio da nossa juventude - que corre atrás do novo mundo possível - com o objetivo de distorcer os verdadeiros anseios juvenis, mas o velho chuchu também tentou produzir rebentos, dando ordens aos seus subordinados para que agissem com autoritarismo e violência.

Realmente, as novas gerações que participaram e ou assistiram, no dia 13 de junho PP, toda a violência contra os manifestantes puderam ter uma ideia das repressões, torturas e mortes ocorridas durante os 21 anos de ditadura militar neste país, e uma multidão ficou atônita ao reviver a mesma realidade por algumas horas.

Toda esta truculência deve ser usada contra bandidos, mas quanto eu tenha conhecimento ali estava a juventude em busca dos seus ideais de vida, de dignidade.

Os bandidos estão em outras esferas. É nas esferas superiores que se encontram os baderneiros e vândalos do erário público. Quantas obras faraônicas, com desperdício de quantias astronômicas para satisfazer algumas pessoas e grupos inescrupulosos, em detrimento da quase totalidade do povo que tem que viver a duras penas.

Interessante é perceber a capacidade de se camuflar de alguns personagens que nos dias passados se apresentavam como ditadores. De repente, pareciam pessoas amistosas; e sobraram convites para o diálogo e negociações, vendo as manifestações tomarem grandes proporções.

Ficou muita feia a fotografia de várias autoridades deste país. Mas as imagens dos manifestantes, com algumas exceções, continuam repercutindo muito bem.

É isso mesmo: “Sonho que se sonha junto é início de uma nova realidade”.


* Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário