terça-feira, 18 de junho de 2013

“Moulin Rouge& Chanteclair”

*Por José Calvino

Quando atravesso as pontes,
sinto saudades do Recife antigo,
das prostitutas de antigamente.
Elas sabiam se comunicar
tanto quanto as mais bem formadas de hoje.
Rapaz!
Por que essa saudade?
Já estou velho!
- Será essa a verdade? –
(Só pode ser)!
Não vejo mais, rapaz!
Porra, farei novas amizades..

A poesia acima relembra a boemia do Recife de antigamente. Nos anos 50/60 a vida noturna no bairro da capital Mauricéia era nos bordéis, numa área popularmente conhecida como Zona (baixo meretrício), assim chamada por se tratar de uma zona portuária. Lá existiam diversas “pensões” (vide “Boemia do Recife de antigamente”, do livro Miscelânea Recife II, pp. 143-5), as mais famosas eram Moulin Rouge e Chanteclair, muito diferentes dos estilos do Moulin Rouge de Paris, que em português significa Moinho Vermelho e o Chanteclair que era o aportuguesamento da expressão francesa Chant Claire, que significa Canto Claro.

O Moulin Rouge foi demolido, dando lugar a um novo edifício. Elas foram as casas noturnas mais badaladas do Recife. O Chanteclair tinha mais atrações, músicas ao vivo e desfiles, com profusão de luzes piscando. Ambas ainda vivenciaram um período de efervescência até a década de 70, quando a área portuária que rendeu fortunas satisfazendo a vida boêmia de muitos entrou em decadência.

Havia as patrulhas das Forças Armadas, sobretudo as do Exército e da Marinha, porque as brigas eram constantes entre marinheiros e soldados do Exército. Lembro-me que na entrada do Moulin Rouge havia na parede, com letras garrafais e em vermelho, um aviso PROIBIDO ENTRADA DE JAPONESES, porque estes estavam se envolvendo com as referidas brigas.

O Chanteclair era constituído por um conjunto de seis edifícios amarrados por um ornamento externo comum, distinguindo-se dos demais, aparentando ser uma única construção de nível nacional. Naquele espaço, pretende-se (sic) implantar um centro cultural com oito salas de cinema e um café-concerto. Mas, a restauração até agora ainda não saiu do papel. Uma tristeza!

*Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural – HTTP://josecalvino.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário