terça-feira, 17 de janeiro de 2012







Janeiro

* Por Evelyne Furtado

Se um calendário tivesse sabor, teria janeiro gosto de manga, água de coco, siriguela. Poderia até ter paladar de caju, sem ranço, pois desses cansei há tempos.
O primeiro mês é promessa de um ano inteiro e traz consigo calor em demasia, conversa mole, rede na varanda e maresia.
Traz, também, lembranças de outros janeiros mais leves ou mais densos e, para meu sossego, lembro agora dos primeiros.
Coisa mais viva é o azul de janeiro. Alargando as pupilas para abraçá-lo inteiro resvalo em um mar de cor tão linda quanto indefinida.
Abraço é mergulho que envolve, aquece e alivia. Em certas ocasiões, também, para meu alívio, as ondas, o corpo esfria.
Em janeiro mudo de idade. Ora envelheço; ora sou menina e desço morros, subo em mangueiras, suo e sonho como tal. Tenho entre quinze e dezesseis, às vezes. Em outras me assusto por não mais tê-los. Na maioria dos dias assim ondeio.
Janeiro por aqui é tão colorido quanto pode ser um calendário. São tantas as cores e os matizes já cantados como são muitos os sabores degustados, que decidi por tornar céu, mar e dunas sagrados.
Profanos são o amarelo, o vermelho e o verde da Feirinha de Pium que por segundos roubam a cena de paisagens deslumbrantes entre o mar e o mar, pois janeiro é fruta doce em boca de criança. Um tanto de saudade e outro tanto de esperança.

• Poetisa e cronista de Natal/RN

3 comentários:

  1. Que bom curtir um janeiro assim, amiga Evelyne. Digo isso porque o meu, por aqui, tá passando tão rápido e tão igual aos outros meses que nem estou tendo tempo de olhar pra ele... Um beijo grande e parabéns pelo texto, tão cheio de cores e sensações.

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza de saudade do tempo de menina em que as frutas tinham um sabor ainda mais maravilhoso. Adoro manga e tudo de bom que tem em janeiro. O calor é meu mundo, e morro de inveja de você que tem o mar aos seus pés. Conheci a feira do Alecrim de Natal, Evelyne, e era como você descreveu a outra: uma montanha de cheiros e gostos bons!

    ResponderExcluir
  3. A feirinha a qual me referi fica em Pium, na Rota do Sol. Caminho de praia cheio de cores.
    Marcelo e Mara, beijos e obrigada.

    ResponderExcluir