quarta-feira, 28 de outubro de 2009




O fechado coração do homem

* Por Tião Martins

U
m desses cursinhos rápidos para mulheres que sentem falta de homem anda vendendo, via internet, enorme lista de receitas mágicas para aquelas que não podem gastar muito e desejam seduzir ou manter o namorado, o amante ou o marido, sem pagar por uma cirurgia plástica, roupas assinadas ou sapatos italianos. Como não há espaço aqui para propaganda enganosa, omitimos o endereço da arapuca virtual, que promete sucesso às discípulas e garante felicidade eterna a pessoas cansadas de finais de semana vazios e sem graça.
O redator da peça que anuncia o milagre não é dos melhores, mas as candidatas ansiosas certamente vão ignorar esse detalhe e entrar de corpo e alma nesse beco, do qual sairão mais leves e sentindo falta de um punhado de reais.
Essa coleção de "estratégias 1 comprovadas", como anuncia o redator, promete transformar tímidas e solitárias em mulheres irresistíveis, prontas para localizar, identificar, conquistar e abater tanto os homens perfeitos quanto aqueles que ainda precisam de certo trato.
O anúncio afirma que, atualmente, a maioria das mulheres está insatisfeita com sua vida amorosa, porque a relação ficou entre morna e insuportável. E, a seguir, relaciona as causas comuns dessa insatisfação (que é real), para que todas se sintam atraídas por esse método revolucionário de garimpar felicidade.
Em seguida, o site promete contar à mulher uma série de segredos, sendo que o primeiro deles é como fazer o homem se apaixonar, qualquer que seja a aparência da fulana. Outro segredo é manter a fidelidade do prisioneiro mesmo quando estiver longe dela, porque vai amá-la como jamais amou alguém e nunca mais poderá afastá-la dos seus pensamentos.
Até parece feitiço ou praga de madrinha, mas essa mistura de pragmatismo com fantasia e romantismo pode ser fatal, para as meninas mais crédulas, principalmente se estão em busca da meta que o anúncio chama de "compromisso sério". (Compromisso sério dá a impressão de que os dois vão passar o resto da vida emburrados, de cara fechada, e nunca mais terão o direito de dar uma gargalhada, para não quebrar o encanto).
Mas vocês sabem muito bem, meninas, que há mulheres por aí que aceitam cumprir essa pena, custe o que custar. E é por esta e outras razões que as mágicas anunciadas dão resultado. Para os mágicos, é claro.
Segundo eles, as alunas aprenderão a entender como os homens pensam e a usar isso em favor delas. Descobrirão o segredo de fazer com que o bípede arrogante se torne um animal bonzinho, que só terá olhos para sua feiticeira e nenhuma outra. E esse olhar exclusivo, promete o anúncio, despertará a inveja de todas as mulheres. (O perigo é aquela boa amiga sua também conhecer os segredos. Aí, vocês terão que sair no tapa, arrancar os cabelos uma da outra e, provavelmente, ficarão desfiguradas, levando o homem a buscar uma terceira. Mas isso o anúncio não conta).
O anúncio garante que o homem que cair no seu laço fará amor como nenhum outro e por quanto tempo você quiser, pois serão seus "os segredos para enlouquecer um homem na cama". E, quase no final, vem a maior de todas as promessas: você saberá, para sempre, "como abrir e entrar no tão fechado coração de um homem".Mas essa última porta não convém empurrar, a não ser que você tenha diploma de cardiologista e longo período de treinamento em salas de cirurgia. É coisa para especialista.

* Jornalista. Assina coluna diária no jornal “Hoje em Dia” de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário