domingo, 28 de junho de 2015

Espaçonave em perigo


A Terra é uma espaçonave, que abriga 7,2 bilhões de tripulantes, seguindo rumo a um destino ignorado. O universo é dinâmico. Nada nele é estático, embora às vezes haja essa impressão para um observador desavisado ou que tenha um ângulo de visão desfavorável.

Tudo é agitado, está em constante movimento. Não há astro, estrela ou corpo celeste que estejam parados. O conjunto move-se numa determinada direção, para certo rumo, que o homem pode apenas especular, jamais saber com certeza, qual de fato é. Atualmente, a espaçonave "Terra-1" está em perigo. Acha-se superlotada, por exemplo, mas seus tripulantes continuam aumentando.

O lixo acumula-se por toda parte. Os suprimentos de água potável estão se exaurindo. Acerca dessa exaustão, a revista "Times" publicou, há mais de uma década, completa e detalhada matéria. Pedaços da nossa nave cósmica são queimados para a geração de energia. O calor aumenta, a fumaça sufoca e a tripulação está mais ameaçada do que nunca, embora a maioria sequer se dê conta.

Todavia, se destruirmos a espaçonave, não teremos outra! A vida desaparecerá simplesmente desta parte do universo. Não teremos outra Terra onde viver. Os planetas vizinhos são inóspitos. Para onde os tripulantes conduzirão esta bela astronave azul? À destruição? Ao paraíso feito pelo homem? Mas como esse animal contraditório poderá estabelecer a tão sonhada Idade de Ouro se mais de um bilhão de pessoas passam fome, enquanto o mundo bate recordes e mais recordes de colheita e em alguns países os agricultores são até pagos para não plantar?

Por outro lado, é estranho, e sobretudo contraditório, que neste momento, em que a espaçonave Terra conta com 7,2 bilhões de tripulantes, as pessoas se sintam tão solitárias. Nunca o ser humano sentiu-se tão só quanto agora. E principalmente no meio de multidões.

Os indivíduos fogem do diálogo, daquele profundo e com substância, escondidos em redomas de desconfiança e medo. Isto vai a tal ponto, que o escritor D. H. Lawrence chegou a desabafar: "Falar com o homem de hoje é tentar ter relações humanas com a letra 'x' em álgebra". E é mesmo.

Essa falta de diálogo estimula preconceitos. Favorece injustiças. Fomenta ódios que explodem no hediondo exercício de matar. De extinguir esse dom, essa chama, esse mistério, esse milagre, que é a vida. Como se vê, a espaçonave Terra está em perigo, muito mais do que já esteve em qualquer outra era, mas as soluções para reduzir seus riscos são adiadas “sine die”, como se nada de ruim estivesse acontecendo. Mas... está, infelizmente.

Boa leitura.

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk 



Um comentário:

  1. Das profundezas do infinito você retira as informações para nos fazer refletir. Pobres de nós, humanos que não podem dirigir a nave, que vai para um lugar determinado, mas não sabemos para onde. Antes disso chegaremos a destruição final.

    ResponderExcluir