sábado, 20 de junho de 2015

Personagem que custou um processo ao seu criador


O escritor nem sempre é compreendido pelas pessoas do seu tempo, principalmente se é um inovador, quer no estilo de que se utiliza, quer, e principalmente, na temática que aborda. Ora choca os acomodados, os que não têm idéias novas, se recusa a tê-las e as temem, por preguiça mental, por se recusarem a raciocinar. Ora esbarra na burrice de alguns poderosos, que vêem no que escrevem aquilo que sequer foi dito ou mesmo insinuado e que consideram ofensivo ou inadequado. Ora ofende a suscetibilidade dos “moralistas de plantão”, normalmente corruptos e hipócritas, que assumem a postura de implacáveis censores se o escritor abordar determinados assuntos que lhes desagradem, considerados tabus, coisas que eles praticam longe dos olhares públicos, mas que condenam de maneira acerba e feroz quando trazidas à tona e expostas publicamente. E os motivos sucedem-se interminavelmente, embora nenhum deles se sustente diante da mais elementar e fria análise.

O francês Gustave Flaubert – nascido em Rouen, em 12 de dezembro de 1821 e que faleceu em Croisset, em 8 de maio de 1880 – foi uma das vítimas dos que não aceitam opiniões contrárias ás suas. E não merecia, claro, o tratamento que recebeu da burguesia (classe, aliás, a que pertencia). Foi  um prosador magnífico, que deixou sua marca nas letras do seu tempo, sobretudo pelas análises psicológicas profundas dos contemporâneos através de personagens marcantes, cheios de virtudes e defeitos, e portanto verossímeis, em suma, humanos que criou. Foi um crítico implacável e lúcido do comportamento social de uma França em ebulição política. Sua produção literária mais famosa, a primeira obra-prima da ficção realista, escola de que foi o precursor, que sobreviveu a tudo e a todos, foi “Madame Bovary”.

Por causa desse romance – que lhe custou cinco anos de meticuloso e estafante trabalho intelectual, publicado, inicialmente, em fascículos pela revista “Revue de Paris”, em 1857 e só posteriormente em livro –  o escritor foi levado aos tribunais, acusado de ofensa à moral e à religião e, por muito pouco, não foi parar na prisão. A causa alegada desse processo? A personagem que criou, e que dá título ao romance: Emma Bovary. A dita protagonista foi retratada como tendo procedimento moralmente inaceitável, que chocava, sobretudo, a burguesa. Os que o processaram, todavia, se deram mal. Além de Flaubert ser absolvido pela Sexta Corte Correcional do Sena, a ação gerou tamanha celeuma na França, que despertou a curiosidade popular para o livro. E em vez de ser banido, como seus censores pretendiam, tornou-se best-seller mundial.

É impossível ler o livro e permanecer indiferente em relação à personagem central, Emma Bovary. Os moralistas detestam-na e a pintam com as cores mais sombrias e negativas possíveis, por causa de seu adultério continuado e de sua conduta incompatível com o que se esperava das mulheres da época. Já as pessoas que analisam os fatos, antes de criticá-los, tentam entender suas motivações, mesmo que não concordem com suas atitudes. Pois é essa Emma Bovary, tão inquieta e tão polêmica, a nona mulher citada na série “Catorze personagens femininas inesquecíveis”, organizada pelo site “Homo Literatus” (WWW.homoliteratrus.com). Ela é a escolha de Nicole Ayres, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. E é a própria especialista em Literatura que se nos apresenta, que dá o seu original “cartão de visita”, nestes termos: “Apaixonada pelas palavras, desde que aprendeu a ler e a escrever, não parou mais. Tem dois projetos de romance e muitos projetos de vida. Adora a vida acadêmica. Adora a vida. De espírito quixotesco, ainda vai aproveitar a experiência de suas aventuras literárias para explorar o mundo. Mantém os pés no chão e a cabeça nas nuvens”.

Como se vê, trata-se da pessoa talhada para comentar sobre Emma Bovary e apresentar uma visão feminina dessa protagonista do livro de Flaubert (amada e odiada por multidões, cada qual por suas próprias razões), pela mente aberta que mostra ter. Lembro que a pesquisa do site reúne catorze especialistas em Literatura que têm que escolher apenas uma única personagem feminina que considere inesquecível, com as respectivas justificativas. E Nicole justifica assim sua escolha: “A personalidade complexa de Emma Bovary é belamente desenvolvida por Flaubert em sua obra prima. Ao mesmo tempo sonhadora, delicada, culta e fascinante, ambiciosa, dramática, egoísta e ingênua, Emma representa a classe burguesa entediada, a mulher em cativeiro e as ilusões românticas. Incapaz de ser feliz no amor, seja com o marido ou com os amantes, presa fácil de aproveitadores, vítima de uma sociedade hipócrita e causadora de sua própria desgraça, a personagem encontra em seu fim trágico mais do que uma punição, uma libertação, simbolizando a queda do Romantismo, o massacre dos sonhos da juventude”.

Quem leu o livro de Gustave Flaubert certamente irá concordar comigo de que a análise de Nicole, da personalidade e das motivações de Emma Bovary, é perfeita. É clara, direta, objetiva, sem preconceitos, sem rodeios ou subterfúgios e sem pruridos de falso moralismo que permeava a França (e o mundo) de uma hipócrita visão moralista, o na base do “faça o que falo, mas não faça o que faço”. Aliás, tal comportamento ainda é mais do que comum nos dias de hoje. Ou estou exagerando?  Esse não foi (infelizmente) o primeiro e muito menos o último caso de censura a um clássico literário. Sequer preciso citar quantos e quais livros enfrentaram idêntica oposição. Dezenas, centenas, milhares de escritores brilhantes foram julgados (e alguns até condenados) sob a alegação de “ofenderem a moral, a religião e os bons costumes”. Ora, ora, ora. Arte não se censura.

Ainda recentemente, em fins do século passado, tivemos o caso do escritor britânico, nascido na Índia, Salman Rushdie, que foi “condenado à morte” pelos xiitas iranianos por causa de seu romance “Versículos satânicos”. É fato que a sentença nunca foi cumprida> Mas ela custou inúmeros contratempos e vexames a esse intelectual, que teve que permanecer escondido por vários anos para escapar à sanha homicida de fanáticos que acham que podem matar idéias. Estas, porém, são imortais.  No caso da Literatura, o maior censor, o único juiz habilitado a consagrar ou a levar ao fracasso determinada obra literária e, por conseqüência, seu autor, é o leitor. Embora nem sempre justo, ele, e apenas ele, tem a prerrogativa de determinar o que será best-seller e o que será esquecido para todo sempre. Basta não comprar a obra que lhe pareça contrária ao seu gosto e nada mais. Em suma: para mim, e para milhões de leitores mundo e tempo afora, Emma Bovary é, sim, e sempre será, personagem feminina inesquecível. Basta ler o livro de Gustave Flaubert para chegar de imediato a esse lógico veredito!!!!

Boa leitura.


O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk   

Um comentário:

  1. O autor nasceu em 1821. Dentro de seis anos fará duzentos anos. Criar quem ele criou, naquele tempo obscuro, foi uma atitude de muita coragem.

    ResponderExcluir