terça-feira, 27 de julho de 2010











Antigas estações esquecidas com o tempo

* Por José Calvino de Andrade Lima


Pesquisando sobre as antigas estações de estradas de ferro, a antiga Great Western, sobretudo a de Casa Amarela, que tinha o nome de Arrayal, senti dificuldades. Os museus e bibliotecas dispõem de pouco material informativo e ainda mal catalogado e sem identificação, em nada facilitando o trabalho de quem pesquisa.

As fotos estão guardadas em caixas, como verifiquei em alguns museus. É de dar dó. A histórica e esquecida estação do Arrayal, (que fora chefiada pelo meu pai, Euclides de Andrade Lima), foi desativada em 1952. Encontra-se descaracterizada e sem tombamento. Retiraram o nome Arrayal gravado na parede em relevo. O prédio da estação hoje serve de abrigo para uma família, quando deveria ser preservado. É a nossa história. Resgatando a nossa cultura, é bom lembrar que a Estação do Arrayal fica próxima ao Largo Dom Luiz, o mais conhecido do bairro de Casa Amarela-Recife.

* Escritor, poeta e teatrólogo

4 comentários:

  1. No Brasil temos diversos problemas, como: Falta de manutenção (prédios abandonados), falta de segurança (recente roubo do quadro "Enterro", de Portinari, do Museu de Arte Conteporânea, em Olinda). É preciso pessoas como você, Calvino, que cobra das autoridades uma política que valorize os nossos acervos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Grato, Dilma.
    Em relação ao recente furto do quadro "Enterro", de Portinari, teve grande repercussão mundial. O quadro agora integra a lista de obras procuradas pela Interpol (Polícia Internacional). O furto lesou o patrimônio de todos nós!
    A luta continua!

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre a tentativa de resgate nos traz alegria. Aquela nostalgia e saudades boas que buscamos podem vir molhadas em lágrimas, ou com decepção diante do descaso. Falar nisso, no entanto reduz a melancolia. Um pouco de protesto com esses descasos faz bem a alma.

    ResponderExcluir