segunda-feira, 20 de julho de 2009




O escroto

* Por Celamar Maione


João Paulo bateu com uma das mãos na mesa do bar mais uma vez e falou com ar de dono da verdade:
- As mulheres são todas interesseiras! Gostam de um carro importado e de uma boa conta bancária. Não pago despesa de mulher. Meu dinheiro é meu! Só minha mãe usufrui dele.

Os dois amigos que ouviam atentos o discurso de João Paulo, discordaram. Cassiano, amigo de infância, foi o primeiro a falar:
- Você exagera. É por isso que está solteiro. Vai me dizer que a Ana é interesseira? Estamos casados há 6 anos e felizes.

Jader, o outro amigo, também foi em defesa das mulheres:
- Cassiano tem razão. Nem todas as mulheres são interesseiras. Você está precisando se apaixonar, namorar e casar.

João Paulo bateu mais uma vez na mesa, indignado:
- Tá louco. A solteirice é um sacerdócio. Na verdade o amor é um grande jogo de interesse.

Os amigos balançaram a cabeça. João Paulo, inflamado, continuou o discurso:
- E tem mais: quando saio com uma conquista, a despesa é dividida. Elas não quiseram igualdade? Uma vez saí com uma interesseira e levei para o motel. No final, na maior cara de pau, só para irritar, perguntei: vai dividir ou vai pagar sozinha?

Cassiano comentou, já conformado com as idéias do amigo:
- Esse aí não tem jeito não. É um escroto narcisista e arrogante!

Acabaram rindo e pediram mais uma rodada de chopp. Incentivado pela risada dos amigos, terminou o discurso diante do olhar atento de um homem que estava sozinho na mesa ao lado :
- Mulher é um bicho confuso: queriam igualdade e agora reclamam de solidão? As carentes até pagam para ter companhia. E eu lá tenho cara de psicólogo para acabar com a carência de alguém?

João Paulo, 38 anos e bem sucedido profissionalmente, morava com os pais. Com um físico invejável, freqüentava academia todos os dias. Nunca namorou sério. Tinha aversão a compromisso. Enjoava logo das namoradas. Quando chegava nas festas, as mulheres se agitavam. Relacionava-se sempre com mais de uma. Além de namoradas, colecionava também amigos. Era popular. Não tinha amigas. Não acreditava em amizade entre um homem e uma mulher, principalmente com mulheres bonitas. Apaixonou –se por si mesmo. A primeira coisa que fazia, quando tirava a roupa no motel, era se olhar no espelho. Se admirava durante um tempo e dizia, cheio de orgulho. para a namorada que o acompanhava no momento:
- Sou ou não sou gostoso?

Cassiano era o melhor amigo. Apesar das diferenças de idéias, se respeitavam. Sabendo da aversão de João Paulo a casamento, costumava provocar:
- Um dia aparece uma mulher para tirar você do sério! Quero ser padrinho dos seus filhos.
- Isso que é amigo. Me desejar uma coisa dessas. Tenho alergia a compromisso e mulher pegando no meu pé....! Gosto de liberdade, trabalhar, ganhar dinheiro, viajar e aproveitar muito. Tem muita mulher gostosa se oferecendo. Não dá para ficar com uma só .

Por causa de uma viagem de trabalho à Europa, Cassiano e João Paulo ficaram afastados durante um ano. Assim que voltou do exterior, ligou para o amigo. :
- Cassiano, tenho uma surpresa para você. Quando posso ir até sua casa jantar e revê-lo? Estou com saudade dos nossos papos!

Marcaram um almoço três dias depois, no sábado. Quando João Paulo chegou acompanhado de uma jovem alta, simpática e sorridente e apresentou-a como noiva, Cassiano se surpreendeu.:
- Que milagre é esse?! Achei que ia morrer solteiro.
- Pois é, milagres acontecem. Nos conhecemos na Espanha. Começamos a namorar para espantar a solidão e ficou sério. E mais: vamos casar e quero você padrinho do meu casamento .
- Casar? Como manda o figurino: igreja, festa, véu....?!.

João Paulo interrompeu e continuou:
- Exatamente.....grinalda, flor de laranjeira, festa....padrinho....os pais dela são católicos tradicionais e fazem questão.
- Quem diria.....parabéns! Estou orgulhoso do amigo.

No dia do casamento, com a igreja lotada, amigos e familiares de João Paulo comentavam o enlace, considerado uma grande zebra. Marcado para ás 7 da noite, deu 7 e meia e nada de João Paulo aparecer. Cassiano ligou para o celular dele mas não obteve resposta . A noiva chegou e recusara-se a descer do carro enquanto o noivo não aparecesse. Quando o relógio bateu 8 da noite, as fofocas e comentários maliciosos começaram. O padre avisou que não teria mais casamento. Os pais de João Paulo ligavam para o celular do filho, que não atendia. A mãe de João Paulo tentava se desculpar com os familiares da noiva:
- Deve ter acontecido alguma coisa....não é possível....saí de casa, ele estava se arrumando ..

Sentindo-se humilhada e prometendo se vingar dos homens, Melissa pediu ao motorista que a tirasse da porta da Igreja. Cassiano, finalmente, conseguiu contato com o amigo:
- Rapaz, onde você se meteu? Tá a maior confusão na Igreja. Seus pais estão constrangidos.....a Melissa já foi embora....os convidados também....

Do outro lado da linha, João Paulo ria:
- Estou dirigindo em direção a Angra dos Reis com uma morena de dar inveja. Conheci na festa de solteiro. Lembra? Me fez perder a cabeça. A vida é boa demais para viver o resto da vida com uma mulher só .. Quanto mais, melhor!

Cassiano tentou convencer o amigo a voltar para dar uma satisfação. No final, sem sucesso, falou:
- Cara posso dizer uma coisa, com todo respeito?
- Diga. Somos amigos. Unha e carne.
- Você é mesmo um escroto narcisista e arrogante !!!!

E começaram a gargalhar!

*Radialista e jornalista, trabalhou como produtora, repórter e redatora nas Rádios Fm O DIA, Tropical e Rádio Globo. Foi Produtora-Executiva da Rádio Tupi. Lecionou Telemarketing, atendimento ao público e comportamento do Operador , mas sua paixão é escrever, notadamente poesias e contos.

3 comentários:

  1. Celamar, a sua capacidade de idealizar um FDP total e completo caiu à perfeição em cima da insegurança desse tal de João Paulo. Parece caricato, mas há gente assim. E o pior é que pode ser feliz com essa maneira de viver. Bela, em breve Melissa arruma outro, porém duvido que vá se casar algum dia. Nem de longe imaginei a atitude do rapaz. Pensei que se casaria. Acho que preciso perder logo essa ingenuidade.

    ResponderExcluir
  2. De tirar o fôlego, Celamar. Parabéns!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ô, mas esse é escroto mesmo, heim. O tipo não vale nada mesmo, e Celamar mais uma vez tomou o mote para mais uma história de tirar o fôlego. Valeu.

    ResponderExcluir