domingo, 26 de julho de 2009




Noite de Autógrafos

Data:
29/07
Local: Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2.073, Loja 151 Artes – São Paulo
Horário: A partir das 18h30
Livro: “Soledad no Recife”.
Autor: Urariano Mota.
Editora: Boitempo
Sinopse: Com um texto poético que percorre as veredas dos testemunhos e das confissões, o escritor Urariano Mota (colunista do Literário desde o início deste espaço, há mais de três anos) revive neste romance a passagem da militante paraguaia Soledad Barret pelo Recife, em 1973, e a traição que culminou em sua tortura e assassinato pela ditadura militar. Delatada pelo próprio companheiro Daniel, conhecido depois como Cabo Anselmo, Soledad morre com um grupo de militantes socialistas, na capital pernambucana, pelas mãos da equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury. O episódio, conhecido como 'O massacre da chácara São Bento', revelou-se um extermínio calculado, bem diferente do confronto armado que a mídia, censurada, divulgou. Com caderno fotográfico, o livro traz ainda outras homenagens à Soledad, como o poema de Mario Benedetti, 'Muerte de Soledad Barret'

Noite de Autógrafos

Data:
04/08
Local: Museu da Casa Brasileira, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – São Paulo
Horário: Das 19 às 22 horas
Livro: “Uma outra cidade”.
Autor: Iatã Cannabrava.
Editora: Terceiro Nome
Sinopse: O livro traz 50 imagens produzidas pelo fotógrafo Iatã Cannabrava entre 2000 e 2009 nas periferias de várias cidades latino-americanas. As fotos apresentam “uma outra cidade”, comum a vários países do hemisfério, construída na ausência do Estado e de qualquer planejamento, pela força do saber e da criatividade popular, com seus meios de driblar a exclusão.

Exposições

1.)
Data:
18/07 a 5 de setembro
Local: Museu da Casa Brasileira, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo
Horário: Comercial
Exposição: Ninhos de aves brasileiras.
Sinopse: O mundo variado e encantador construído pelas aves brasileiras está em cartaz no jardim do Museu da Casa Brasileira. Com imagens de Dante Buzzetti e Silvestre Silva, a mostra apresenta os ninhos, materiais, formatos e técnicas construtivas de cada espécie.

2.)
Data:
21/07 a 23 de agosto
Local: Museu da Casa Brasileira, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo
Horário: Comercial
Exposição: Uma outra cidade.
Sinopse: Imagens produzidas pelo fotógrafo Iatã Cannabrava nas periferias de São Paulo, Lima, Caracas, La Paz, Cidade do México, Buenos Aires, Montevidéu e Belém.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário