sexta-feira, 31 de julho de 2009




Lencinhos de adeus

* Por Daniel Santos

Ainda ontem, ela engatinhava pela casa, encardia paredes, puxava a barba do tio e demais travessuras que encantavam a família – uma família quase desfeita, mas logo reunida quando a mãe empinou barriga.

Pois a lindinha nasceu e logo se aninhou no colo do pai que queria um garotão com quem jogar bola, mas deslumbrou-se ao vê-la emergir do ventre materno. Amor à primeira vista, do qual ele não se sabia capaz.

E tanto se apegou à filha que surpreendeu a todos ao dizer “gosto demais dela, queria que tivesse saído de dentro de mim”. Tal não chegou a escandalizar, que tamanho achego era claro; para ela, principalmente.

Mas, se ainda ontem engatinhava, agora ... Ah, noutro dia comprou o primeiro sutiã! Ela e a mãe festejaram. O pai agoniou-se: a filha não era mais criança, logo o trocaria por um namorado! Daí, as insônias.

Noite dessas, encontrou na área de serviço calcinhas dela ainda de molho. Com surpreendente desvelo, pendurou-as no varal. Ali, trêmulas ao vento – ele entendeu, emocionado-, acenavam como lencinhos de adeus.

* Jornalista carioca. Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo". Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001.

5 comentários:

  1. Emocionantes seu texto, Daniel! E estou vivendo um pouco isso na carne da alma, e ao vivo, de me cegar nas cores dos olhos ... Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Não tive essa filha, e meu filho demora a alçar voo, mas entendo dessas coisas de pai, que mais parecem de mãe. Sentimento belo!

    ResponderExcluir
  3. Grato, Cacá e Mara. É duro quando alguém se vai por imperativos da vida e sem consciência da falta que começa já a fazer.

    ResponderExcluir
  4. Não tive filha, Daniel, só um filho, mas me deu uma inveja danada desse texto. Principalmente da frase "gosto demais dela, queria que tivesse saído de dentro de mim". Tem forma mais expressiva de demonstrar o quanto se ama?
    Parabéns, Amigo, texto de mestre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É, cara Ris, o amor paterno tb existe e pode se igualar, em intensidade, ao da mãe. O primeiro namorado da filha é um grande ladrão.

    ResponderExcluir