domingo, 19 de julho de 2009


Hora de enxugar

Escritor amigo, você conseguiu! Após seis árduos meses de intenso trabalho intelectual, seu tão sonhado primeiro romance está pronto. Agora, você já pode iniciar a parte mais árdua do seu projeto. E não me refiro às tentativas de publicação. Há coisas muito mais importantes, ainda, a fazer. “Como?!”, perguntará você, farto dos tantos palpites deste Editor. “Não tenho coisa importante nenhuma a fazer ainda!”, dirá, entredentes. Tem sim.
Seja sincero: precisava escrever 864 páginas?!! Esse calhamaço massudo não tem a menor chance de interessar qualquer editor. Seu livro sequer será apreciado por aqueles que lêem os originais e recomendam às editoras em que trabalham para que os publiquem. Entre outras coisas, o custo seria proibitivo. O preço de capa precisaria ser tão alto que você poderia se dar por satisfeito se conseguisse vender 20 exemplares. E se quiser bancar a edição do seu bolso... Prepare-se para um maiúsculo prejuízo.
Portanto, você tem, ainda, muito trabalho pela frente. Ou seja, chegou, agora, a fase de revisão do que você escreveu. Ou melhor, das “revisões”, pelo menos vinte, sem nenhum exagero, tanto para detectar erros de gramática, falhas de estilo e outras coisas mais, quanto, e principalmente, para “enxugar” seu romance. Com muito favor, ele deve ser reduzido, digamos, para 230 páginas. Vamos! Você consegue.
Bem, você começou os cortes. Fez três revisões e conseguiu reduzir o calhamaço que escreveu para 603 páginas. Terá, pois, que cortar muito ainda, para se aproximar do ideal. Por que, por exemplo, três histórias paralelas? Se não quiser perder seu trabalho, faça o seguinte: dê “control c e control v” em cada uma delas e salve-as no arquivo de esboços do seu computador. Cada uma delas lhe renderá, provavelmente, novos romances no futuro. Não gaste toda a sua munição de uma só vez.
Bem, com os cortes das histórias paralelas o livro ficou, agora, com 330 páginas. Ainda é muito! Use seu poder de síntese. Reescreva os capítulos mais longos, suprimindo o excesso de descrições. Deixe por conta do leitor, que não é burro, imaginar os detalhes dos cenários em que os personagens atuam.
Ademais, aquele perfil psicológico, do herói da sua história, precisa ser tão extenso? Convenhamos, três páginas inteiras, apenas para isso, é imenso exagero. Reduza-o para um parágrafo. Você, escrevendo tanto, não está sendo erudito como pretendia, mas apenas prolixo. O leitor irá interpretar sua erudição como mera enrolação.
Dê vida ao seu romance. Dê-lhe dinamismo, vivacidade e ação. Use e abuse dos diálogos e suprima suas considerações pessoais. Imagine que seu romance seja o roteiro de um filme. Dê-lhe agilidade.
Muito bem, você conseguiu, após a nona revisão! Agora é o momento de você atentar para a linguagem. Seja simples, direto e objetivo. Por que escrever, por exemplo, “a grama viceja”, se poderia dizer, a mesma coisa, escrevendo “a grama cresce”? Há, ainda, um monte dessas “preciosidades” que lhe compete alterar.
É verdade que as editoras têm revisores, e muito bons. Mas você não vai querer que eles achem que você não conhece gramática, não é mesmo? Corrija os erros mais ostensivos. Você consegue. Já cumpriu tarefas muito piores. Que escape um ou outro errinho de concordância, ou alguma incorreção no uso de pronomes, principalmente com a mistura do tu e você, vá lá! Os revisores não os deixarão passar. Mas é bom que, doravante, policie o que e como você fala. Os vícios da linguagem oral não raro contaminam a escrita.
Bem, o mais “fácil” já está feito. O romance está escrito e você até chegou a exagerar nas revisões: fez vinte e oito. Agora vem aquela etapa que este Editor tratou na semana passada, que diz respeito à publicação, divulgação e distribuição. A esta altura, só posso desejar-lhe boa sorte. Você precisará, e muito, dela!

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. De fato, há palavras que ficam mais bonitas deletadas. Um texto limpo é mais fluido, no entanto haverá quem dirá que não é literatura. Sempre tem alguém para falar demais.

    ResponderExcluir