sexta-feira, 3 de março de 2017

Contra o Facebook

* Por Eduardo Carvalho


Jason Calacanis tem insistido na sua newsletter -- talvez a mais influente no Vale do Silício e que, curiosamente, ele não deixa ser republicada na internet -- num boicote contra o Facebook. Mark Zuckerberg, CEO e fundador do site, é verdade, já não é mais polêmico faz tempo: hoje é praticamente uma unanimidade que ele -- e o seu site, portanto -- não é confiável.

Jason faz uma lista enorme de todas as malandragens Zuckerberg (aquela da privacidade, a do modelo de negócio, etc.) e de várias empresas (FourSquare, Twitter...) e pessoas (como ex-sócio Eduardo Saverin e os repórteres Harvard) que se, em bom português, Zuckederam.

Jason -- apesar da proposta assumidamente quixonesca -- não está falando sozinho. Peter Rojas and Matt Cutt já fecharam seus perfis no site. Eu tenho pelo menos um amigo -- muito influente na internet, aliás -- que desistiu de entrar no Facebook depois de ler The Accidental Billionaires.

Acho difícil que a idéia evolua, mas eu também achei que fosse difícil o Twitter pegar no Brasil. A iniciativa, de qualquer forma, a de denunciar publicamente alguém que é "hopelessly misguided and has a horrible ethics problem", é um bom exemplo: "You can only screw people for so long before it catches up to you." Mas mais legal que o boicote, aqui entre nós, seria se o Mark Pincus comprasse o Facebook.


* Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário