Onde é que nós vamos parar?
* Por
Daisy Lucas
Pois é, Ícaro se deu
mal…
Você já deve ter
ouvido falar do cidadão, mas, de qualquer forma, vamos relembrar.
Segundo a mitologia
grega, Ícaro era filho de Dédalo. O pai, que era muito marginalzinho, matou o
sobrinho e teve que se mudar para a Ilha de Creta; isso, porque foi acolhido
pelo rei Minos, que também não devia ser lá essas coisas… Sobre Minos eu não
tenho certeza, mas sua mulher, Pasifae, era bem periguete: teve um filho
“clandestino”, por assim dizer, e logo com um touro. Um touro, meus jovens!
Enfim, Dédalo e seu
filho, para agradar ao rei, construíram um labirinto onde encerraram o
Minotauro — não o lutador de MMA, mas o filho bastardo da rainha. Só que Teseu
matou o Minotauro e deixou Dédalo e seu filho Ícaro presos no labirinto. Dédalo, muito esperto, construiu umas asas de
cera e se mandou voando da prisão. Fez asas também para Ícaro, só que este,
doido para pegar um bronzeado, ficou voando muito perto do sol. Claro, as asas
derreteram e ele… óbvio, não é?
Pois bem, estou
relembrando isso tudo para demonstrar como é antigo esse desejo que temos nós,
humanos, de dar uma voadinha por aí, qual pássaros sem bico.
Pois a Terrafugia,
empresa americana, a Pal-V, holandesa, e a Airbus, estão trabalhando para
realizar o nosso desejo.
A Terrafugia promete
para o final deste santo ano de 2017 o TF-X, que chamam de “Banheira Voadora”,
misto de carro autônomo, helicóptero e avião, feito de fibra de carbono e com
asas retráteis. Energia limpa: as asas ficam dobradas no solo e se abrem durante
o voo, e o danadinho pode ser operado por piloto automático. A empresa tece
loas à segurança, afirmando que a aeronave é mais segura do que qualquer carro
do mercado, já que seu cockpit tem um sistema de prevenção de colisão e
informações de mau tempo, além de alertas de espaço aéreo restrito e
controlado.
Já a Pal-V está
aceitando encomendas para o seu carro voador Liberty, que já tem uma série
limitada de 90 modelos esperando por você. Parece que já existem até dois
modelos disponíveis: você pode escolher entre o Liberty Pioneer e o Liberty
Sport. O carro, que é um giroplano, mais parece um helicóptero, mas não decola
como helicóptero, precisa de um espacinho para levantar voo. E aí, sim, voa como avião.
Viu? Você já pode
escolher. Mas quando conhecer o Pop.Up da Airbus, vai ficar na maior dúvida. A
Airbus é clara: diz que o tal do Pop é o primeiro veiculo modular, elétrico e
autônomo projetado e desenvolvido para melhorar o trânsito nas cidades. Os
passageiros devem planejar e reservar sua viagem através um aplicativo, e o
sistema sugere um percurso segundo a preferência indicada pelos passageiros. Ou
seja, diante de um engarrafamento, a cápsula se desconecta do módulo terrestre
e é transportada pelo módulo de ar, tornando-se um veículo aéreo autopilotado.
Ao fim da viagem, todos os componentes do Pop.Up retornam sozinhos… Eu disse
sozinhos, a uma estação de carregamento onde pode atender a novos clientes.
É mole ou quer mais?
Então, lá vai. Para
comprar um “carrinho” desses — nem estou cogitando aqui no item coragem — você
tem que ser no mínimo milionário, pois o preço médio de um treco desses vai de
US$400.000 a US$600.000.
Precisa também, em
alguns dos modelos, ter licença para voar; ou seja, alguma base em navegação,
instrumentos, meteorologia, aerodinâmica e performance, como explicam os
técnicos da Pal-V.
*
Jornalista e escritora.
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