segunda-feira, 1 de novembro de 2010




A dor da Argentina

Perdemos Nestor Kirchner

* Depoimento de Luis Ramil (Argentina)



Tradução - Urda Alice Klueger ( Brasil)

Sinto um grande orgulho de haver conhecido a este homem, sinto uma grande tristeza por tanta injustiça sem resolver, e agora uma mais, a morte do companheiro Nestor. Evo Morales disse que Nestor Kirchner era o primeiro presidente da América Latina, quando ele foi eleito para ser secretário geral da UNASUR.
Que mais posso dizer? Desde a noite passada que estou aqui na praça – não sabemos o que fazer. Choramos, pensamos no futuro. QUEM CALÇARÁ OS SEUS SAPATOS E SAIRÁ A PERCORRER A AMÉRICA BUSCANDO A PAZ E A UNIÃO DOS POVOS? QUEM NOS SORRIRÁ E FARÁ UM GESTO COM A MÃO QUE TODOS COMPREENDEMOS COMO... CALMA!... Agora nosso destino está em nossas próprias mãos – teria desejado ele isto? Eu acredito que sim, porém não tão rápido. Agora teremos que crescer de inopino, conseguir a vitória com nosso general morto. Há que acompanhar a CRISTINA FERNANDEZ – poderá ela seguir sozinha, fazer frente a tantos inimigos? Percebo que a gente nos bairros, nos transportes, está golpeada. Mesmo os que eram anti-Kirchner estão desorientados. Todos nos perguntamos: e agora? O que vai ser? Porque não se trata da continuidade de um governo burguês, nem de uma presidenta simpática. Tratam-se de grandes mudanças que se estavam gestando no próprio seio da sociedade, e não em escuros escritórios, ou nas ruas, ou nas pequenas cidades. Hoje estamos tão tristes que os únicos que têm respostas são os da direita. Eles têm todas as respostas preparados enquanto um atrás do outro provam a roupa que o morto deixou. Canalhas! Quando o luto terminar e as lágrimas deixarem de nublar-me a visão poderei fazer uma análise melhor. Por enquanto, sou só dor e tristeza. São milhares e milhares de homens de mulheres chorando na solidão que a morte de Nestor Kirchner nos deixou. Mais tarde virão as bandeiras, os desfiles e as bandas de música. Porém agora cada um está sozinho na sua dor.


• Luis Ramil – professor e escritor

Um comentário:

  1. A morte súbita de um lider como Nestor Kirchner deixa uma nação órfã e seus cidadãos sem norte. Desejo que Cristina Kirchner tenha pulso firme para continuar e não permitir que um golpe atropele a democracia.

    ResponderExcluir