quarta-feira, 1 de junho de 2016

“E o meu coração, embora finja fazer mil viagens, fica batendo parado naquela estação” (João Donato, Caetano Veloso e Ronaldo Bastos)

* Por Mara Narciso

Supõe-se que quem goste de ler sobre os caminhos da morte seja mórbido. O mais recente livro de Glorinha Mameluque fala disso e é bom lê-lo.  A morte não é a protagonista. A personagem principal é o amor. Raras vezes se viu uma doença feroz devorar alguém tão amado. A doença de Pedro Mameluque intensificou o amor e união da sua família, que decidiu mudar toda a sua rotina para ficar ao lado dele até o momento final. Quem conheceu Pedro sabe que sua vida foi de bondade, honradez, respeito e dignidade. “Amor do princípio ao fim” conta a penitência de uma vítima da Demência com Corpos de Lewy, doença semelhante ao Mal de Alzheimer.

A deposição de proteína anômala vai matando as células cerebrais e a pessoa perde uma a uma as suas funções. A perda da memória faz parte da fase inicial da moléstia, que leva a alterações de humor, de comportamento, perda do equilíbrio e da capacidade motora, atingindo os controles conscientes e os inconscientes, como a deglutição e a respiração. Então, quem recebe este diagnóstico sabe que tudo terminará em alguns anos. Como o início é sutil, não se define exatamente quando começou.

A intenção de Glorinha Mameluque, formada em Enfermagem, Direito e Psicologia, foi encontrar caminhos para tratar, reduzindo a dor e honrando a dignidade do doente, e então, ajudar os outros com seu relato. A rota em direção ao abismo foi amenizada com a presença permanente da família e dos recursos da medicina, evitando-se a Distanásia, ou seja, a obstinação terapêutica, com intervenções inúteis. O primeiro livro sobre o tema, “Sabemos quem ele é” fala da doença inicial, e este fala do tratamento paliativo (pálio é manto, cobertura), do acolhimento incondicional da esposa e dos quatro filhos Leopoldo, Gustavo, Christina e Patrícia, que dão uma aula de amor, união e fé.

Diminuta em tamanho e grande em coragem, Glorinha Mameluque escancarou portas e janelas, derrubou barreiras, mostrou tudo. Poupou seus leitores apenas dos detalhes pesados, ocultando parcela dos escombros dessa doença trágica e incapacitante. Pedro prestou destacado serviço de solidariedade como advogado carcerário e sua amada Glorinha nos presta um magnífico auxílio, explicando de forma limpa, como ser magnânima no trato do portador de doença degenerativa.

A autora, membro efetivo da Academia Montesclarense de Letras, ameniza sem ocultar o essencial, colocando a sua imensa fé e sensibilidade com citações de tratamentos paliativos, partes da Bíblia e poemas que adoçam a leitura, trazem aperto ao coração, engulhos no estômago e choro.  Quando um ente querido está em cima de uma cama, corpo largado, afogado em secreções, a morte rondando o quarto, só com muita força para manter o controle. Personagem e autora, Glorinha premia o leitor com preciosas reflexões, fotos de reuniões familiares e de viagens feitas até um ano antes do fim. O doente viajava, e ainda que não soubesse o que se passava, a face relaxada e as batidas cardíacas harmoniosas mostravam que se sentia bem, e valia a pena levá-lo. Não, não haveria CTI, entubação e respirador, uma decisão difícil de ser tomada. A gastrostomia, para alimentar pela barriga, quando não mais conseguia engolir, o desapego para deixá-lo ir, foram momentos funestos. O sopro de vida se acabou em casa, no aconchego dos entes queridos, como planejado.

O livro conforta os que lutam com pacientes neurológicos. Apenas com desprendimento é possível expor uma ferida desse porte. Imitando Glorinha, que mostrou habilidade poética na despedida do seu grande amor, eis um poema cantado por Adriana Calcanhoto, que fala de um adeus definitivo. Chama-se “Naquela Estação” e diz assim:

“Você entrou num trem
E eu na estação vendo o céu fugir
Também não dava mais para tentar
Lhe convencer a não partir
Agora tudo bem
Você partiu para ver outras paisagens
E o meu coração embora finja fazer mil viagens
Fica batendo parado naquela estação”.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”   



Um comentário:

  1. Deve ser realmente emocionante esse relato. Uma prova para o paciente e talvez até maior para a família.

    ResponderExcluir