Djalma Junior, ou a lógica no delírio
* Por
Urariano Mota.
Minha filha e os da
geração dela costumam se referir aos assuntos mais graves, sérios e tocantes
como “pesados”. Entendo-os com um esforço de largueza na compreensão. Bem sei
que na verdade assim se referem às obras e pessoas fundamentais, com as quais
não adianta fazer “greia”, para usar uma gíria recifense, ou mesmo brincar com
leveza. Mas jamais poderia imaginar que o adjetivo usado por eles fosse tão
impeditivo para mim. Pois adiei falar até hoje sobre Djalma Gomes de Lima
Júnior.
Tentarei escrever
enquanto escuto e ouço o Tropicália, o disco vanguarda dos tropicalistas.
Espero que me ajudem na tarefa, na altura de “as pessoas na sala de jantar”, do
“Panis et Circenses”. Começo pela mensagem de Fátima Brandão, que me chegou
pelo Face há 16 dias, enviada do Canadá:
15 de março de 2015
2:38
“Nunca pensei em usar
um meio tão moderno, num momento tão triste. Mas sei do grande carinho que meu
mano sempre sentiu por você. E eis que acabo de saber que meu irmão, Djalma
Gomes de Lima Junior, faleceu às 21:30h de sábado, hoje, 14 de março, em
Olinda, na UTI do Hospital Esperança, onde estava internado desde domingo
passado. Walker está lá no hospital cuidando da trabalhosa burocracia da
fatalidade do final da vida. Mamãe que passou mal novamente hoje ainda não sabe
de nada em casa. Sandra, minha irmã, chega amanhã para avisar. Tudo indica que
foram complicações respiratórias, aliadas a um problema renal, mas ainda não me
comuniquei ao certo – nem sequer diretamente
– com os responsáveis nem os familiares locais. No dia primeiro ele foi andando
e se internou com dificuldade respiratória. No dia seguinte 2 de marco ele
havia completado 59 anos. Foi um irmão muito querido e amado. Em setembro
realizou um sonho lindo e veio me visitar aqui no Canadá, onde passamos dias
felizes juntos e bem unidos. Jamais esquecerei sua presença afável e semblante
inteligente. E que ele, de fato, lhe queria tanto bem. Descanse em paz, meu
mano Rudo!”
A esse golpe, na manhã
seguinte respondi:
“Fátima, eu me sinto
muito triste. Eu não esperava isso. Pensava que fosse apenas mais uma
internação. Que caráter possuía o nosso amigo! Que caráter! E que inteligência
também, sofrida, mas que inteligência e sensibilidade. Ele era um divulgador de
‘Soledad no Recife’. Vou procurar agora o que ele escreveu sobre Soledad e me
entregou num envelope. Eu acabara de ler a semana passada um texto dele, que
ele havia datilografado em 1994. Saiba você que ele possuía um grande orgulho
de ser o seu irmão. Que ele sempre falou com as melhores palavras sobre Gildo
Marçal. Ou seja, ele possuía a sensibilidade e o caráter de exaltar o que é
grande, o que está acima do medíocre. O meu domingo ficou menor. Ele era meu
amigo”.
E Fátima:
“Ele era seu amigo. Respeitava
e admirava seu intelecto, sua integridade. Sempre me dava notícias suas.
Quentes. Pq eu ligo todos os dias. Tava de olhinho aberto de manhã, ainda
ontem, veio a febre alta, a pneumonia, em horas se foi. Não sofreu, ao menos.
Nem se arrastou. Meu irmão mais próximo, simbiótico mesmo. Senti tudo. To assim
passada. Depois voce me mostra os textos?”
O que tento fazer
agora, cumprindo o prometido.
Em um envelope
improvisado, feito a partir de uma folha de papel ofício, Djalma escreveu “a um
mestre das Letras”. Primeiro, foi um choque para mim. Eu não sou mestre nem
aqui em casa, que dirá para os de fora. Mas fiquei curioso do que viria. No
verso, o meu amigo informou o remetente: “Com os agradecimentos – Djalma Jr.”.
Então, quando abri o envelope, pude ler uma surpreendente crítica a Soledad no
Recife, escrita à mão. Transcrevo-a, sem tirar nem pôr:
“Prezado URARIANO
Em que me desse a pena
aplicar, só num curso do Fogo Fátuo.
Deixar o pixote
apodrecer, e lhe triturar os ossos, e como o patrão do bastardo (não sei que
data, pois que não sumiu na poeira dos ignóbeis).
Talvez as lágrimas que
verti por compaixão em uma senda contrita, me pudessem não comparecer num
velório de todos os personagens críticos que assumiu. A beleza de como se
apaixona antes do apagar da bela chama. Sim, também sou solidário nesta paixão.
Quisera ter a pena que
a mão do autor faz sua jurisprudência, e descreve com tanto suor, a questão que
tanto nos empatiza, e enfatiza o papel dos que têm o coração grande, face uma
erraiz miúda tão malefunta.
A beleza eterna de
SOL, ó você, meu amigo Urariano, que ressaltou de maneira fortemente enfática
para qualquer, onde haja uma pena forte.
Olinda 29/01/2012”.
Eu lhe disse na
ocasião, no outro dia, ao caminhar na praia de Olinda, que a sua crítica
possuía o valor de um troféu para mim. Era verdade, e de tal modo, que a
guardei em minha gaveta até hoje, neste 2015. Agora, posso falar que o texto
acima é uma sensibilidade exposta como uma fratura, com uma quebra do enunciado
que lembra mais verso de poema, como na frase “A beleza de como se apaixona
antes do apagar da bela chama”. Explico, para quem não sabe: Djalma tinha o
diagnóstico de esquizofrenia. Daí a quebra da fala lógica, mas ainda assim tão
expressiva, por força da genialidade que resistia ao terremoto. Ele era poeta,
o que eu sei de um livro anterior dele que li. Vem da sua poesia o prumo da
frase que define.
A esta altura,
enquanto ouço “Mamãe, mamão não chore”, de Mamãe Coragem, devo copiar alguns
trechos de um livro de Djalma, escrito em momentos serenos, serenos à sua
maneira, devo dizer.
Do livro Os Flashmen –
Efêmeros e Descartáveis, datilografado em 1994:
“Às vezes não me
lembro; mas também não me esqueço”.
Que sacada. A que
junto este parágrafo, quase ao final do livro:
“A economia dos
geômetras igualando em céu e terra seus enredos apresentam um universo
asséptico e inconciliável; as sociedades dos famintos e deserdados não têm sua
saciedade, e a expectativa do errante entre uma lata de lixo ou lixões é a
herança a que são condenados em migalhas sem saciedade. Quando parte
significativa não encontra perspectivas além do viver mais que vinte anos, o
cardápio testamentário como se fala – Não existe ! (NO FUTURE !)”
E poemas, que ele
incluiu no texto narrado:
“A rota do rato é reta
Como pode preferir
a tranquilidade
das minhas panelas?
“Tire isso da cabeça
e ponha no vaso sanitário”
É um texto de saques,
de sacadas em uma lógica de delírio, já se vê. Lembraria trechos de livros
escritos sob efeito de ácidos, talvez. Mas no trato pessoal, Djalma era uma
pessoa pacífica, serena. Na conversa, escutava em silêncio, parecendo coordenar
o pensamento com os olhos, e respondia entre um sorriso e um riso com frases
epigramáticas. Quase todos os dias eu o encontrava, quando eu ia caminhar na
calçada da praia de Olinda. Ele estava sempre sentado, olhando as pessoas no
murinho da calçada. Eu parava, convidava-o a caminhar comigo. Ele às vezes
atendia, mas poucos metros adiante, obeso, com a respiração cansada e o andar
muito lento, parava. Mas com uma saída lógica:
I– Vá caminhar, não
atrapalhe as suas elucubrações. Eu espero você na volta.
Elucubrações. A minha
mulher já havia notado que Djalma costumava usar as palavras com elegância e
precisão. Aliás, com uma necessidade precisa, acrescento agora. Dele eu lembro
três momentos antológicos. No primeiro, eu o convidei para beber comigo em uma
barraca na praia de Olinda. Ali, conversamos sobre tudo, mas sempre a seu modo,
isto é, aqui e ali com hiatos. Na mesa, pude então satisfazer uma curiosidade,
que sobre ele eu alimentava, até o nível do escândalo:
– Djalma, é verdade
que você se vestiu de Che Guevara em plena ditadura?
– Sim, é verdade.
– É verdade que você,
vestido de Che Guevara, com charuto, boina e coturno, entrou no bar da Livro
Sete?
– Sim, é.
– Rapaz, como foi que
as pessoas reagiram?
– As pessoas fugiam de
mim, como se eu estivesse com lepra. Os que ficavam, eu falava com eles em
espanhol, mas eles nem me viam.
Na saída, de volta pra
casa, me lembrei de repente que ele tomava remédios para doenças psiquiátricas.
Então lhe perguntei:
– Você ainda toma
aqueles remédios de tarja negra?
– Sim, tomo.
– E sua mãe, ela não
fica irada com você tomar remédio e beber cerveja?
– Fica, mas ela não
pode falar.
– Por quê?
– Porque ela não bebe,
não pode saber o que é isso.
Eu não pude largar um
sorriso diante da lógica infernal. Fazia sentido. Se uma pessoa não tem o
vício, como poder falar com propriedade sobre o que não conhece?
No começo deste 2015,
eu o reencontrei depois de um tempo em que não o havia visto na praia. Então
ele me disse que tinha ido visitar a irmã Fátima, no Canadá. E eu, sempre com a
curiosidade, que a minha mulher chama de impertinente:
– Mas como você fazia
pra se comunicar sem a presença de Fátima?
– Eu falava.
– Sim, sei. Mas em
francês?!
– Sim. Mas lá eles
falam uma mistura, não é francês puro não.
E eu, monoglota, no
limite da incredulidade:
– Se fosse no Canadá
inglês aí já era mais complicado.
– Eu falo inglês
também.
– Sério?
E o leitor me perdoe,
porque na ocasião, para mostrar que o inglês não me era estranho (e como um
teste revelador da minha fraqueza), fiz uma crítica às letrinhas idiotas dos
Beatles, arremedando o “Love me do”. Para quê? Djalma passou a recitar o
Eleanor Rigby, letra completa, em inglês de ótima dicção, com um sorriso.
Toma-te, diriam os da geração do meu filho. Bem feito, dizemos os da minha.
Ele, mais uma vez, dava uma lição no preconceito que julga sem inteligência,
lógica, sensibilidade e cultura uma pessoa que atravessa uma quadra tormentosa
no cérebro. Um preconceito do mesmo gênero dos que não veem humanidade nos negros,
loucos e marginalizados em geral.
Flávio Brayner, que um
dia foi Flávio Gabiru, mas hoje é doutor e trabalha no Centro de Educação da
UFPE, escreveu um texto que julgo exemplar sobre a convivência na juventude com
Djalma. Publicado no Jornal do Commercio, do Recife, dele não posso deixar de
transcrever estes magníficos trechos:
“Djalma Gomes foi o
único personagem realmente camuseano que conheci. Desde os dezoito anos
recebera o diagnóstico de que era “maníaco-depressivo” (bipolar) e tomou tanto
Lítio durante a vida, disse-me certa vez, ‘que tinha energia acumulada para
abastecer uma cidade’! Era uma espécie de bad boy do antigo Ginásio de
Aplicação, um terrorista em germe, mentor e organizador de práticas
curiosamente criativas e destrutivas ao mesmo tempo, como se, para ele,
destruir fosse um ato artístico de criação absoluta. Foi com ele, lá pelos meus
14 anos, que ouvi pela primeira vez alguém dizer algo como “O homem é uma
paixão inútil!”, ou “O mundo é o lugar do absurdo!”, frases que só vim entender
mais tarde, depois de ler os existencialistas que ele mesmo me emprestara. Era
a consciência filosófica mais aguda de nossa geração adolescente… Certa vez
fugiu de um sanatório, atravessou a nado o Capibaribe e foi bater na minha
casa, ali na Madalena, para me falar de um projeto de estudo sobre Bergson!
Djalma foi o sujeito
mais improvável que conheci: perfeitamente inadaptado ao mundo em que viveu;
correspondido por este mundo que o rejeitou, ao mesmo tempo proprietário de uma
ácida ironia com que ele desmoralizava nossas instituições, como um Mersault (o
personagem d’ O Estrangeiro de Camus) impotente diante de seu próprio destino, condenado
a uma espécie de pena de morte em vida, afastado do mundo por uma psiquiatria
primitiva, sintomatológica e excludente, reuniu em si mesmo uma elevada dose de
clareza sobre o absurdo de nossas vidas e a escuridão da loucura.
Telefonou-me pouco antes
do carnaval, voz embolada de medicamento, para me dizer que, de todas as
pessoas que conhecera, eu era a única com quem havia mantido uma amizade desde
nossos 8 anos de idade e nunca havíamos brigado! Não recebo este comentário,
agora que ele se foi, como uma despedida, mas, antes, como uma declaração
derradeira de que, apesar de tudo, nós tínhamos experimentado uma forma de
amizade que ele, que conhecia a Ética a Nicômaco, sabia só ser possível na
‘simpatia entre as almas’”.
O que dizer depois de
tão brilhante evocação? Concluo, pelo menos por enquanto. No fim do ano
passado, presenteei Djalma com o romance “O filho renegado de Deus”. Quando o
encontrei uma semana adiante, ele me disse: “Urariano, o teu livro é sério. Eu
vou arrumar umas coisas minhas primeiro antes de começar a leitura”. Ele se
preparava para o mergulho, me disse. E mais não disse, pois bem sei hoje que
ele próprio já havia começado a mergulhar em outros abismos. Ele já começara a
partida sem volta. Mas todos nós, com a nossa mania de assuntos mais leves,
brincalhões, nem notávamos.
O que vale dizer, ao
fim: a vida é mesmo pesada, amigo Djalma. Até hoje, quando vou caminhar em
Olinda, eu sinto a sua falta na paisagem. Olho e respiro fundo. É como você bem
disse em seu livro datilografado: às vezes a gente nem lembra. Mas não esquece.
*
Escritor, jornalista, colaborador do Observatório da Imprensa, membro da
redação de La Insignia, na Espanha. Publicou o romance “Os Corações
Futuristas”, cuja paisagem é a ditadura Médici, “Soledad no Recife”, “O filho
renegado de Deus” e “Dicionário amoroso de Recife”. Tem inédito “O Caso Dom Vital”, uma sátira ao
ensino em colégios brasileiros.
Que lindeza de necrológico. Alma boa que se vai, depois de ser incompreendida por 59 anos, a minha idade. Gostei de conhecer Djalma. A exclusão não é uma farsa.
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