terça-feira, 21 de abril de 2015

Pílulas literárias 206


* Por Eduardo Oliveira Freire


HOMEM-BOMBA

"Não sei o que é, mas quando percebo o estrago já está feito. Sinto uma raiva atávica que quando é liberada, torno-me uma arma fatal. É uma explosão que me faz um homem-bomba, só me resta destroços e ruínas. Por isso, vim para o deserto, onde explodo e não causo danos, já que a imensidão me absorve". Quando os familiares viram seu quarto destruído, perceberam areia por toda parte e o ruído do vento ao longe. Sentiram-se aliviados, pois, finalmente, ele encontrou a paz.

*** 
SABRINA

Ela sempre estava nas lembranças e pensamentos de Pietro. Um dia, resolveu reencontrá-la, mesmo casado. Pesquisou na internet e a encontrou em uma rede social. Com muito receio, ele a adicionou. Sabrina aceitou na mesmo hora e escreveu uma mensagem inbox: “Olá! Bom te vê por aqui. Abraço na família”. Pietro achou a mensagem distante e começou a ver as fotos da mulher que marcou sua juventude. Sabrina estava madura, com filhos e marido. Parecia serena, com nunca esteve ao seu lado. De repente, Pietro se sentiu triste. Ela não era mais sua Sabrina, mas uma desconhecida. Não a deletou de sua rede social, para não ser deselegante. Desligou o computador e foi fazer amor com a esposa, pensando na sua Sabrina de vinte anos atrás.

*** 
MOTIVOS

Sempre ouvi falar que o brasileiro não chega na hora e é preguiçoso. Acho que não se pode rotular, tem muita gente que sai de casa no horário, mas se depara com caos imprevisível do trânsito. Outra coisa, nos países de primeiro mundo os horários dos transportes públicos são rígidos, enquanto por aqui... Já perguntei várias vezes ao motorista o horário quando ele passa e ouço a resposta do tipo: "Filho, é imprevisível, aliás, esse ônibus é fantasma, raramente passa". Logo, nunca dá para se planejar e ainda se perguntam por quais motivos tem tanta gente surtando. Sabe o que é acordar super cedo, sair de casa sem fazer cocô e comer salgadinho velho com refresco de água duvidosa? Ou comer um biscoito que se chama "fofuras"? E ainda ter que encarar o transporte público precário, lotado e ainda ter que escutar sobre horário. O povo brasileiro é sofrido e se chega atrasado é porque nunca houve um planejamento sério por aqui, com a finalidade de tornar as cidades mais estruturadas para a população. Tudo é feito pelas coxas pelas elites que adoram denegrir a imagem do povo brasileiro, que é o ÚNICO que trabalha de verdade, diga-se de passagem.

*** 
APARÊNCIA

Realmente não precisa ter acesso a uma pesquisa científica ou estatística para saber que a aparência do brasileiro está mudando. Cada vez mais encontramos pessoas mais altas, fortes ou acima do peso. Recordo-me quando era adolescente não havia tanta gente com estas novas características. Acham que estou exagerando, vejam fotos de vinte e trinta anos atrás, pelo menos, observarão que as pessoas eram mais baixas, menos fortes e mais magras. Agora, a transformação não está sendo acompanhada pela infraestrutura das cidades, que oferecem um serviço publico péssimo há anos, imagine hoje em dia.

*** 

QUEDA POR HOMENS BONITOS

Quando Andreza via um homem formoso sendo preso nos noticiários, apesar de ter cometido um crime bárbaro, soltava:
- Poxa vida, mas ele é tão LINDO.

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/


Um comentário:

  1. Interessantes considerações, Eduardo. Impressionou-me o fato de o brasileiro sair de casa tão cedo, sem ter tido tempo de esperar o intestino funcionar. Só esse detalhe já choca. E outra, ainda há quem continue a associar e até entender que sejam sinônimos o belo e o bom, igual ao que lhe ensinaram no berço.

    ResponderExcluir