segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O Brasil na encruzilhada: recolonização ou refundação

* Por Leonardo Boff

Estamos num momento crucial de nossa história que nos obriga escolher um lado. Tornou-se claro que estão se enfrentando dois projetos que irão definir o futuro de nosso pais: a recolonização ou a refundação.

O projeto da recolonização do Brasil força-o a ser mero exportador de commodities para os países centrais. Isso implica mais que privatizar os bens públicos mas de desnacionalizar nosso parque industrial, nosso petróleo, grandes instituições públicas, quem sabe, até universidades. Trata-se de dar o maior espaço possível ao mercado competitivo e nada cooperativo e reservar ao Estado só funções mínimas.

Este projeto conta com aliados internos e externos. Os internos são aqueles que deram o golpe, especialmente o PSDB e o PMDB e aqueles 71.440 multibilionários que o IPEA sob Jessé Souza elencou e que controlam grande parte das finanças e financiam o Estado  com pesados juros. O aliado externo são as grandes corporações globais, interessadas em nosso mercado interno de mais de 200 milhões de pessoas e principalmente o Pentágono, o órgão que zela pelos interesses globais dos Estados Unidos.

O grande analista das políticas imperiais, recém falecido, Moniz Bandeira e  o notável intelectual norte-americano Noam Chomsky bem como Snowden nos revelaram a estratégia norte-americana de dominação global. Ela se rege por três ideias de forças: primeira, um mundo e um império; a segunda, a dominação de todo o espaço (full spectrum dominace), cobrindo o planeta com 800 bases militares, muitas com ogivas nucleares. É prevista, sob o olhar do neoliberal presidente da Argentina, Macri, uma grande base na tríplice fronteira (Brasil, Paraguai, Argentina) para controlar o Brasil e particularmente o Aquífero Guarani, decisivo para o futuro próximo de grande parte da humanidade sedenta e que poderia abastecer de água o Brasil por 300 anos; a terceira, desestabilizar os governos progressistas que estão construindo um caminho de soberania própria e que devem ser alinhados à lógica imperial.

A desestabilização não se fará por via militar, como em 1964, mas por via parlamentar, já ensaiada eficazmente em Honduras, no Paraguai e agora no Brasil. Trata-se de demolir as lideranças carismáticas, no caso, Lula, fazer da política o mundo do sujo e desmantelar políticas sociais que incluem milhões de pobres.

Um conluio foi arquitetado entre parlamentares venais, estratos do judiciário, do ministério público e da polícia militar, secundados pela mídia conservadora que nunca se sentiu bem com  a democracia e que sempre apoiou os golpes.

Estes grupos jamais aceitaram que um operário, sobrevivente da grande tribulação brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, chegasse a ser Presidente. Tiveram que aceitá-lo mas conseguiram apear a sua sucessora a Presidenta Dilma Rousseff democraticamente eleita e instalar um Estado de exceção, antipopular, corrupto e violento. Todos os itens político-sociais, desde então, só pioraram dia a dia. Especialmente foram tirados direitos sociais dos trabalhadores, fruto de anos de luta.

O outro projeto é o da refundação de nosso país. Ele já vinha sendo esboçado muito antes mas ganhou força sob o governo do PT e aliados, para o qual a centralidade é dada aos milhões de filhos e filhas da pobreza, descendentes da senzala, não obstante os constrangimentos impostos pelo neoliberalismo imperante no mundo e no Brasil. Junto com a garantia do substrato vital para milhões de excluídos através dos vários projetos sociais, foi a dignidade humana, sempre aviltada, que foi resgatada. Esse é um dado civilizatório de magnitude histórica.

Para todos nós que amamos nosso país e o povo, esse projeto da refundação do Brasil sob outras bases, vale dizer, com uma democracia construída a partir de baixo, popular, participativa sócio-ecológica e aberta ao mundo constitui, certamente nosso sonho bom e nossa utopia alvissareira.

Três pilastras sustentarão essa refundação: a natureza de riqueza singular, fundamental para o equilíbrio ecológico da Casa Comum, a Terra, a nossa cultura criativa, original, diversa e apreciada no mundo inteiro e, por fim, o povo brasileiro inteligente, inventivo, hospitaleiro e místico a ponto de pensar que Deus é brasileiro.

Essas energias poderosas poderão construir nos trópicos, não direi o sonho de Darcy Ribeiro, a Roma dos trópicos, mas uma nação soberana e ecumênica que integrará os milhões de deserdados e que contribuirá à nova fase da humanidade, a planetária, com mais humanidade, humor, alegria e que sabe conjugar trabalho com festa.

Importa derrotar as elites do atraso e antinacionais que representam um Brasil, submisso e sócio menor do projeto-mundo hegemonizado pelos USA e seus aliados.

Não anuncio otimismo, mas esperança. Santo Agostinho que não era europeu mas africano, um dos maiores gênios do cristianismo, bispo de Hipona, hoje Tunísia, deixou escrito em sua biografia, as Confissões, esta palavra que será a minha última.

A esperança, já o disse muitas vezes, tem duas formosas irmãs: a indignação e a coragem.

A indignação para rejeitar tudo o que se apresenta como injusto e ruim.

A coragem para transformar a política do Brasil de ruim e péssima em boa e justa e refundar um Brasil onde todos possam caber, a natureza incluída.

Hoje precisamos cultivar a indignação contra as maldades oficiais que transbordaram o cálice da amargura. E a coragem para irmos às ruas, às praças, quem sabe, a Porto Alegre, para salvar a democracia, garantir a possibilidade da candidatura presidencial de Lula e assegurar um país soberano, nosso, com um destino definido pelo próprio povo.

Alimentamos a certeza de que chegará o dia em que a justiça e a igualdade triunfarão. Uma sociedade não pode se sustentar, por muito tempo, sobre a injustiça, a profunda desigualdade e a violência estrutural.

A luz tem mais direito que todas as trevas que se abateram sobre o nosso país. Esta luz triunfará e nos mostrará o melhor caminho que juntos queremos trilhar.

OBS.: Impedido de comparecer por motivos particulares, Leonardo Boff enviou este texto para ser lido pelo ator Chico Diaz, no evento do dia 16 de janeiro, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, em apoio da candidatura de Lula à Presidência da República 

* Leonardo Boff é teólogo e autor de “Tempo de Transcendência: o ser humano como projeto infinito”, “Cuidar da Terra-Proteger a vida” (Record, 2010) e “A oração de São Francisco”, Vozes (2009 e 2010), entre outros tantos livros de sucesso. Escreveu, com Mark Hathway, “The Tao of Liberation exploring the ecology on transformation”, “Fundamentalismo, terrorismo, religião e paz” (Vozes, 2009). Foi observador na COP-16, realizada recentemente em Cancun, no México.



Nenhum comentário:

Postar um comentário