domingo, 14 de janeiro de 2018

Jucelino Nóbrega da Luz


* Por Fábio de Lima



Acordo cedo todos os dias. Hábito antigo. Sempre estudei pela manhã e me acostumei a levantar com os primeiros cantos dos pássaros. Na cidade de São Paulo ainda tem uns passarinhos perdidos entre os horríveis monstros de concreto e o asfalto barulhento e quente. Costumo lembrar, pela manhã, de fragmentos dos sonhos que tenho durante a noite. Nada muito importante. Tudo muito confuso. Acho que deve ser assim para quase todas as pessoas. Eu disse quase. O mundo é mesmo muito estranho. Verdade ou mentira?

Existem pessoas que são muito diferentes de mim e de você, caro leitor. Na semana passada, em meu trabalho diário, entrevistei o premonitor Jucelino Nóbrega da Luz. Ele tem sonhos premonitórios desde os 9 anos, segundo ele próprio conta. Entre suas premonições mais conhecidas estão a queda do avião da Gol, ocorrida recentemente, o ataque terrorista às torres gêmeas, nos EUA, em 2001, e a prisão do ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, em 2003. Verdade ou mentira?

Eu não acredito em nada nem duvido de nada. Confesso que não sei, caro leitor. E esse adivinhador do futuro tem uma peculiaridade. Ele costuma registar em cartório suas cartas premonitórias. Faz isso para, quando o fato ocorrer, ter como provar que, realmente, previu aquilo. Além de utilizar essas cartas registradas em cartório para provar que tragédias, que ele sonhou, poderiam ter sido evitadas se as pessoas que ele avisou, através das cartas, tivessem tomado as devidas providências. Verdade ou mentira?

Ele diz que tem de 1 a 9 sonhos todas as noites, seis dias da semana. Um dia é descanso. Diz que isso é uma missão. Explica ainda que não cobra nada por suas previsões e que vive de doações e de dinheiro ganho como tradutor de textos em inglês e alemão. Viaja o país inteiro dando palestras sem cobrar nada – apenas deixando que paguem suas despesas. Fala nessas palestras, sobre algumas de suas previsões, mas, também, sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Verdade ou mentira?

Jucelino também erra previsões, embora diga que isso praticamente não ocorra. Diz, sem querer falar muito a respeito, que não pode passar todas as previsões certas, pois isso o faria correr risco de morte. Achariam que ele é um Deus ou coisa parecida. “Preciso errar de vez em quando”, comenta baixinho no intervalo da entrevista. Talvez seu erro mais emblemático, até o momento, seja o ocorrido nas eleições presidenciais desse ano – quando afirmou categoricamente que Geraldo Alckmin seria eleito. Verdade ou mentira?

Jucelino me faz lembrar de um amigo que morreu num sanatório, no interior de São Paulo, 7 anos atrás. Ele gostava muito de falar sobre religião e também sobre extraterrestres. Recordo agora uma de nossas últimas conversas, 3 meses antes de seu falecimento. “Fábio, não sei se as histórias que estão escritas na bíblia são verdades. Caso sejam, são histórias incríveis. Mas, caso sejam todas mentirosas, são histórias incríveis do mesmo jeito.” O mundo é mesmo muito estranho. Verdade ou mentira? Caro leitor, quem sabe?!

(*) Jornalista e escritor ou “contador de histórias”, como prefere ser chamado. É Diretor de Programação da CINETVNET (www.cinetvnet.com.br), TV pela internet. Está escrevendo seu primeiro romance, DOCE DESESPERO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário