quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Criatividade no ostracismo



* Por Pedro J. Bondaczuk



"A literatura brasileira, a exemplo do próprio país, passa por uma crise de criatividade", afirma-se, amiúde, com ares doutorais, em determinados círculos. Comenta-se, não apenas acerca das letras, mas também das artes plásticas, da música erudita e até da popular, que há hoje um vazio de qualidade.

Mas estaria de fato ocorrendo esta generalizada ausência de talento ou os críticos é que não estão conseguindo enxergar os bons trabalhos que se produzem por aí? Prefiro acreditar na segunda hipótese, diante da quantidade de originais de livros que me são encaminhados para apreciação e que acabam inéditos.

Há um preconceito indisfarçável contra o escritor novo. Ou contra aquele que se recusa a engessar seu talento com os modismos em voga entre pseudo-intelectuais.

Fala-se, freqüentemente, em modernidade, sem que ninguém defina com precisão o que venha a ser isto. A arte, todavia, quando autêntica, quando boa, quando praticada por artistas e não empulhadores, não é antiga e nem moderna. É atemporal. Adquire foros de eternidade.

As obras de William Shakespeare, por exemplo, mesmo se forem levados em conta a linguagem e o estilo de sua época, são lidas, relidas, pesquisadas e interpretadas todos os dias em várias partes do mundo. Caso fosse encarada pelo enfoque dos modismos, seria considerada absolutamente "demodé". Mas qual o intelectualóide que se atreveria a tanto?!

Dos originais que tenho lido, em vários gêneros, como poesia, conto, novela e ensaio, a maioria é constituída por textos muito bons. Causa pasmo saber que os seus autores não conseguem editar esses trabalhos após estafantes e  frustradoras peregrinações pelas editoras.

Que não se diga, portanto, que a literatura e as artes em geral estejam em crise. Talvez esteja havendo, isto sim, excesso de arrogância por parte daqueles que são incumbidos de decidir se essas obras devem ou não vir a público. A argumentação para o veto da publicação de escritores jovens é sempre a mesma: o fator econômico.

Dizem os editores que, em virtude da crise e dos custos de produção, os lançamentos precisam ser muito criteriosos e que ninguém quer correr o risco de encalhes em prateleiras de livrarias. O argumento pode até ser válido. O que é inconsistente é a afirmação de "críticos" de que o País se encontra em um vácuo de criatividade.

Há, isto sim, autênticas "igrejinhas", fazendo com que as obras sejam selecionadas para publicação ou não por critérios que absolutamente fogem à sua qualidade artística.

Neste aspecto, os que mais sofrem são os poetas. É claro que no meio dos muito bons há os apenas razoáveis e uma infinidade de maus, senão péssimos "versejadores". Por isso, pesa uma espécie de anátema sobre a poesia contemporânea brasileira como um todo. Em geral, quem faz esse gênero de literatura e quer ver os trabalhos publicados, ou arca com os custos proibitivos de uma edição --- absolutamente inacessíveis para a maioria --- ou se contenta em mostrar seus versos em rodinhas de botequins.

Raros, raríssimos, conseguem furar a barreira das editoras para esbarrar mais adiante no preconceito dos críticos. Mesmo aqueles que, como Fedor Dostoievsky, entendem que "a missão da poesia é a de queimar com o verbo os corações".


* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário