quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Dúvidas freqüentes (FAQ) sobre nossas correntes


* Por Marcelo Sguassábia


Pergunta

Para mim, esse negócio de corrente é ignorância e falta do que fazer. Ninguém vai morrer, perder o emprego, levar uma série de bofetões, desenvolver micose nos calcanhares ou engasgar com o palito do bife a rolê se interromper a brincadeira, concorda?

Resposta

Eu não estaria tão certo disso. Aliás, se você estivesse convicto da própria imunidade não estaria escrevendo para o FAQ, o que demonstra uma certa aflição sua em relação ao assunto. Não quero assustá-lo, mas citarei um exemplo, dentre muitos dos que se tornaram vítimas do pouco caso. Joaquim Alfredo Parnaso recebeu uma corrente e em seguida saiu de casa, no dia 12 de maio de 1978, para comprar 750g de tilápia. Não retornou até agora. O local onde funcionava a peixaria desde então já se transformou em casa de fogos, lotérica, sorveteria, Auto Elétrica Zé Chupeta e fábrica de fios de ovos, e nada do Joaquim voltar. Faz tanto tempo que a tilápia, abundante em qualquer córrego da época, hoje está quase extinta naquela região.

Pergunta

Recebi uma corrente me ameaçando de morte súbita caso não encaminhasse a mesma, em até 48 horas, a 20 amigos. Ocorre que 3 dos 20 emails voltaram, e só vi isso após as 48 horas regulamentares. Corro risco de vida, ou melhor, de morte?

Resposta

Corre. E corre pra enviar a corrente para outros 3, por garantia. Vai que...

Pergunta

Quando repasso uma corrente, um sujeito chamado Undelivery me manda o email de volta. Como dar um corretivo nesse safado?

Resposta

Esse tal de Undelivery é um dos maiores quebra-correntes que a internet já conheceu. Centenas de milhares de correntes são interrompidas por este sacrílego fanfarrão, que não parece temer a ira divina. Saiba que estamos empreendendo buscas no sentido de capturá-lo ou pelo menos de repreendê-lo sobre o péssimo hábito de retornar o email a quem o enviou.

Pergunta

Estava passando pra frente uma corrente quando houve um apagão. Na caixa do outlook, consta como item enviado. Posso confiar cegamente de que cumpri minha parte?

Resposta

Pode. Se o corte de energia afetou o recebimento do(s) destinatário(s), o problema é com outro tipo de corrente, a corrente elétrica. Assim, o castigo vai recair sobre a concessionária e seus (ir)responsáveis.

Pergunta

Outro dia chegou uma corrente pra mim e esqueci de enviar. Comigo não aconteceu nada, mas uma tia minha teve toda a metade esquerda do corpo amputada, do dia pra noite.

Resposta

Parentes são entes queridos, e isso é sinal de castigo para você. Mas antes meia tia que tia nenhuma. Da próxima vez repasse o email, para que a outra metade permaneça intacta. Aliás, já ouviu falar da expressão “meio parente”? Acho que é nesta categoria que se encaixa sua infortunada tia, doravante.

Pergunta

Recebi no email da firma, às 9h45, uma corrente dizendo que, se desse andamento na coisa até mais tardar na hora do almoço, receberia um grande e inesperado volume de dólares. Fiz direitinho e até agora nada. Como é que fica?

Resposta

Provavelmente você mandou por mandar, por desencargo de consciência. Assim não vale. Tem que ter convicção, acreditar que vai acontecer para que a coisa de fato vingue. Além disso, os dólares não chegarão até você via Sedex, meu camarada. Fique atento às oportunidades de negócios, às intuições no jogo do bicho, às propostas de sociedade que venha a receber. Sua fortuna pode estar nestes avisos do destino e você nem perceber.

Pergunta

Às vezes eu recebo a mesma corrente vinda de 3 amigos diferentes. Se eu passar adiante as 3 ao invés de só uma delas, terei o triplo de bênçãos? Acho que seria o justo, pois tive 3 vezes mais trabalho, concorda comigo?

Resposta

Boa pergunta. E mereceria uma boa resposta, se a tivesse. Nem eu nem ninguém pode garantir a tríplice bem-aventurança, porém, a julgar pela lógica corrêntica, se passar pra frente as 3 com certeza terá 3 vezes menos chance de ser amaldiçoado. Já ajuda.

Observação da equipe FAQ das Correntes: o não encaminhamento destas instruções poderá ter consequências desastrosas. Repasse-o a pelo menos 3 centenas de amigos. Só a consciência e a mobilização coletiva poderão evitar o derramamento de sangue causado pela omissão preguiçosa e pela negligência.

* Marcelo Sguassábia é redator publicitário. Blogs: WWW.consoantesreticentes.blogspot.com (Crônicas e Contos) e WWW.letraeme.blogspot.com (portfólio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário