quarta-feira, 22 de maio de 2013


Diálogos enlouquecidos

* Por Mara Narciso

Duas mulheres negras entram no consultório. Estão mal vestidas e vieram de muito longe, da zona rural de Bonito de Minas. A prefeitura paga a consulta. Olham desconfiadas e logo se percebe tratar-se de mãe e filha. Estão acima do peso e a mais nova, que é a mais gorda, é quem vai consultar. Tem o abdômen protuso, parcialmente escondido numa blusa de malha verde colada e curta, exibindo metade da barriga, a ponto de chamar a atenção. A mãe se surpreende em ser recebida de pé, e com a médica de mão estendida para o cumprimento. Tocam as pontas dos dedos e ela olha para baixo, por respeito e timidez.
- Boa tarde! – e em seguida, - Em que posso te ajudar? – pergunta a médica, sentando-se, e passando os olhos sobre um encaminhamento da cidade de origem, que lhe foi entregue na entrada. As duas mulheres também se sentam. O papel fala em cirurgia, parada da menstruação e traz anotado em caneta alguns hormônios normais: FSH, LH, Prolactina, T4 livre e TSH.
- Depois da operação - diz a mais nova, levantando mais um pouco a camiseta e mostrando uma cicatriz imensa e com quelóide rasgando a barriga de cima abaixo - a menstruação não vem mais.
- Quando foi, e o que você sentia na época?
- Era uma dor forte, tomava remédio e não passava. No hospital o médico operou de hérnia (?). É isso, mãe? E a menstruação não voltou.
Sendo caso de amenorréia, a parada das menstruações, a médica precisa saber a história menstrual da paciente.
- Quando foi sua primeira menstruação?
- Lembro mais não.

E a mãe:
- Deve de sê qui foi com doze ano. Cum treze cê teve Lucas.
- Deve de sê qui foi - diz a filha.

E a médica continua apurando o caso:
- Você está tomando algum remédio?
- Tomo não!
- A pressão é normal?
- É.
- Tem leite no peito?
- Tem não.
- Os exames estão normais, pelo menos no encaminhamento. Você trouxe o papel do laboratório?
- Isqueci. Só vêi “a” ultrassom.
- Também estão normais útero e ovários. Vejo que você está bem acima do peso. Quando começou a engordar?
- Depois da operação.

E a mãe:
-Mas tamém cê come muito.

E a filha:
- Quand’eu tô cum vontade, eu como mesmo!

Voltando-se para a mãe, a médica pergunta:
- Quantos filhos você tem?
- Doze, e o “caçulo” tem seis ano.
- Você tem quantos anos?
- Cinquenta. Tive o “premero” com 17 e o “derradero” com quantos?
- Quarenta e quatro. Você foi à escola?
- Muito pouco. Só aprendi a fazê o nome.

E para a paciente:
- Você tem quantos filhos?

Aos 27 anos ela informa ter três filhos. E a médica:
- Você ligou?
- Não.
- Seu marido trabalha em quê?
- Na roça.
- Fica descalça e sobe ali na balança. Vamos ver seu peso.
Apenas obesidade, com 88 kg distribuídos em 1m55cm, pressão e exame físico normais, a médica explica:
- Você não sente nada, os exames estão normais. Não faz sentido fazer montes de exames caros para tentar descobrir porque a menstruação não vem. Melhor fazer uma dieta, emagrecer um pouco e daqui a uns meses voltar para a gente ver como ficou. Mas antes me diga, no último parto você teve hemorragia?
- Não.
- Já teve aborto?
- Não

Sendo assim, reafirma o que disse há pouco e passa uma tabela de dieta para a moça, que sabe ler, dizendo que um grande aumento de peso também pode alterar a menstruação. Encerrada a consulta, a médica se levanta, como também as duas mulheres, e vão as três até a porta onde se dará a despedida. A mulher mais nova então fala:
- “Mais” eu tomo injeção pra evitar.
- Moça, mas por que não disse isso desde o começo? Há quanto tempo você usa a injeção?
- “Faiz trêis ano”.
- A injeção ajudou a engordar e também foi ela que suspendeu a menstruação. Precisa parar, e evitar de outro jeito. Usar o DIU, por exemplo.
- Uso não. Tenho medo!
- Uai, caso você obturasse um dente e o dentista colocasse alguma coisa para consertar o dente, você teria medo?
- Tinha não.
- É um “aparelho” pequenininho. Pois então?

Apertando a mão das duas, e pedindo para dar notícias e retornar em dois meses, a médica ficou pensando em como uma coisa simples, por dificuldade de comunicação, desde a origem, pode causar uma viagem comprida e desnecessária, gastando dinheiro e tempo. É assim que uma consulta médica não deve ser.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”   

4 comentários:

  1. Comunicação é tudo, Mara! Quantas mal entendidos poderiam ser evitados com uma conversa franca, aberta. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faculdade de Jornalismo me ensinou a comunicar melhor com meus pacientes. Neste caso específico, se quem a encaminhou tivesse conversado um pouco mais, teria resolvido lá mesmo, o que evitaria a viagem, perda de tempo e dinheiro. Obrigada pelo comentário, Sayonara. Tudo de bom. Abraço, Mara

      Excluir
  2. Dilemas desse Brasil imenso e cheio de carências, injustiças e, consequentemente, cheio de diálogos enlouquecidos! Abraços, Mara, e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcelo, precisamos melhorar a nossa comunicação a cada dia. Muitos acham que sim, mas nem todos conseguem ser entendidos por todas as classes sociais. Fico imaginando como será o resultado de consultas feitas por médicos que não conhecem a nossa língua, num grotão como a origem dessas senhoras.

      Excluir