domingo, 26 de maio de 2013

Inverno rigoroso

Por Solange Sólon Borges 


“En efecto, la poesia es deseo” -  Octavio Paz

O inverno vai polindo almas castas que entregam seus mistérios. Se engrandecem com o que é ácido: nomes crus, folhas secas, o pássaro a quebrar a velocidade dos campos com sua simetria.

Sofro com os dias felizes como se um rio se afastasse carregando pedras, vestígios do mundo e seu rumor que não é arte. A fêmea seviciada pelas águas correntes porque não pode indagar mais o que foi arrancado com tamanha profundidade. Porque vê demais nos incêndios. Porque as chuvas foram extintas e se aplainou a superfície.

Sofro com os dias felizes ao sentir os excessos. Será que todo ruído revela a experiência do nada? Qualquer canto deve ter mesmo um nome?

A alma que tem seus ossos quebrados se espanta diante da mínima beleza.

Não aprendi a usar o silêncio como arte, quando os caudalosos rios me açoitam como oceanos.


* Jornalista, dedica-se a diversos gêneros literários. Entre outras atividades, atua em alguns programas “O prefácio”, sobre livros e literatura. Um deles é o programa Comunique-se, levado ao ar pela TV interativa ALL TV (2003/2004). Apresentou, também, “Paisagem Feminina”, pela Rádio Gazeta AM (1999), além de crônicas diárias na Rádio Bandeirantes e na Rádio Gazeta — emissoras das quais foi redatora, repórter, locutora e editora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário