Consolidação e
consagração
A ópera conquistou o
status que goza, atualmente, no âmbito da chamada música erudita, ou clássica,
graças à capacidade de renovação dos inúmeros compositores que lhe deram
permanência e transcendência. Além de seus inegáveis méritos artísticos,
propiciou a criação de muitos empregos, e não apenas para instrumentistas, mas
para cantores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores etc. Levou, todavia, bom
tempo para se consolidar, como gênero híbrido, misto de composição musical e
drama, com muitos elementos da arte de representar, mas com a diferença de
trocar os diálogos “falados” pelos “cantados”.
Conquistou, todavia, público
exigente, mas fiel, que só cresceu, com a adesão de compositores geniais, que
haviam se destacado em outros gêneros clássicos e que passaram a compor óperas,
cada vez mais refinadas, inspiradas e criativas. Um desses gênios foi, sem
dúvida, Wolfgang Amadeus Mozart, que soube encontrar libretos adequados, de
inegável qualidade artística, para suas composições. Sua produção operística,
primores de perfeição, é das mais vastas e memoráveis, com destaque para obras
como “O rapto do serralho” (16 de julho de 1782), “As bodas de Fígaro (1° de
maio de 1786), “Don Giovanni” (29 de outubro de 1787) e “A flauta mágica” (30
de setembro de 1791), entre tantas e tantas e tantas magníficas produções.
Até o fenomenal Ludwig
van Beethoven – cujo gênero preferido nunca foi a ópera – fez sucesso no drama
cantado, com “Fidélio”, cuja estréia se deu em 20 de novembro de 1805. Cada um
desses imortais deixou um pouco de si, alguma coisa nova, seu selo de qualidade
na técnica de composição operística. Carl Maria Von Weber, por exemplo,
reformou os conceitos do gênero, escolhendo temas populares adaptáveis ao
romantismo musical. Sua ópera mais marcante foi “Freischuetz”, marco precursor
de temas nacionalistas germânicos, que seriam levados às últimas conseqüências por
Richard Wagner.
Influenciados por
Weber, diversos compositores, Europa afora, enveredaram por idêntica temática
nacionalista. O dinamarquês Friedrich Daniel Rudolf Kuhlau foi um deles. O
sueco Ivar Hallstrom, foi outro. O checo Bedrich Smetana (cuja obra mais
notável é a ópera “A noiva vendida”, estreada em 30 de maio de 1853) foi um
terceiro. E vai por aí afora. O período, meados do século XIX, marcou a adesão
dos compositores russos ao gênero. O precursor foi Mikhail Glincka, com a obra “A
vida pelo czar”, cuja estréia se deu em 9 de dezembro de 1836.
Essa composição foi a
primeira ópera de cunho nacionalista da Rússia, que revelaria, a partir de
então, grande quantidade de compositores de reconhecido valor no mundo
operístico. Para o meu gosto, o
principal foi Modest Mussorgski. Sua peça “Bóris Goudonov”, baseada em um drama
de Aleksandr Puchkin sobre um personagem lendário russo que tinha esse nome, é
considerada uma das mais perfeitas do gênero em todos os tempos. É de tirar o
fôlego! Constitui-se no ápice qualitativo da ópera na Rússia, país que também
revelou ao mundo o genial e atormentado Piotr Tchaikowski, autor de “Evgueny
Onieguin” e “A dama de espadas”; Aleksandr Borodin, que compôs “O príncipe Igor”;
Nikolai-Rimski-Korsakov, compositor de “O galo de ouro” e Igor Stravinsky, que
nos legou, entre outras obras, “O rouxinol”, “Édipo rei”, “A carreira de
libertino” e “Pássaro de fogo”.
Entretanto, um dos
maiores reformadores da ópera e um dos seus maiores expoentes de todos os
tempos foi o polêmico e genial compositor Richard Wagner, que abandonou todas
as formas tradicionais até então características do gênero, mas restabeleceu
sua substância e sua essência. Entre outras coisas, aboliu, por completo, a
ária. Substituiu-a pela cena totalmente musicada, introduzindo o leitmotiv, ou
seja, um tema-condutor. Valeu-se da melodia contínua, sustentada por recursos orquestrais,
de enorme força dramática. Transformou, enfim, a velha ópera numa espécie de
sinfonia, carregada de intenso drama, com a participação de vozes fazendo o
coro. Conseguiu, portanto, fazer o que os florentinos haviam concebido em 1600
e que havia se perdido pelo caminho.
Wagner concretizou,
sobretudo, o grande sonho de Gluck. Subordinou a música completamente ao drama,
promovendo a absoluta fusão entre ambos. Por isso, conquistou a preferência do
público na maior parte da Europa, embora encontrasse (e ainda encontre)
resistência em vários círculos, não em decorrência de qualidade musical, mas de
seu suposto e controvertido anti-semitismo. Com Wagner, a ópera chegou quase
aos limites de suas possibilidades. O que seria atingido, afinal, por Richard
Strauss, anos depois.
A obra operística de
Wagner é das mais ricas e expressivas e. Virtualmente, não há nenhum amante de
música erudita que não a conheça, mesmo que não a aprecie (o que refletiria
contundente falta de gosto). Suas principais óperas são: “Tanhauser” (19 de
outubro de 1845), “Lohengrin” (28 de junho de 1850), “Tristão e Isolda” (10 de
junho de 1865), “Os mestres cantores de Nuremberg” (21 de junho de 1868), “O
ouro do Reno” (22 de setembro de 1869), “A Walquíria” (26 de junho de 1870), “Siegfrid
e o crepúsculo dos deuses” (16 e 17 de agosto de 1876) e, claro, “Parsifal”,
considerada a sua obra prima.
Entretanto, a Península
Itálica, berço do gênero, não ficou à margem de mais esse seu processo de
reforma e de consolidação. Isso graças à atuação inovadora de Giuseppe Verdi,
cujas composições são classificadas pelos historiadores de arte como Neo-românticas.
Seguindo caminhos bem diversos dos de Wagner, em suas últimas composições o
gênio italiano fez com que suas peças atingissem formas bastante parecidas com
o estilo wagneriano. Suas óperas mais notáveis são: “Otelo” (5 de fevereiro de
1887), “Falstaff” (9 de fevereiro de 1893), “Rigoletto” (11 de março de 1851), “Il
trovatore” (19 de janeiro de 1853), “La traviata” (6 de março de 1853), “Um
baile de máscaras” (17 de fevereiro de 1859), “A força do destino” (10 de
novembro de 1862), “Don Carlos” (11 de março de 1867) e “Aida” (24 de dezembro
de 1871).
Boa leitura.
O Editor
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Parece que algumas delas viraram filmes, pelo menos os nomes não me são estranhos.
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