segunda-feira, 20 de maio de 2013


A obra-prima de Richard Wagner

A ópera “Parsifal”, de Richard Wagner, obra a que deu o tratamento de solene festival sagrado, composta em três atos, é  empolgante, inquietadora, mística e mágica, seja qual for o sentido que se empreste à palavra “magia”. É, certamente, a composição wagneriana que causa maior impacto e a mais profunda das impressões, mesmo no leigo que nada entenda do gênero ou que deteste o compositor por sua vida irregular e marcada por atos no mínimo contestáveis, quando não condenáveis.

Considero sua obra-prima e desconfio que ele também a tenha considerado assim, embora nunca tenha manifestado esse tipo de preferência por nenhuma peça (e notadamente por esta) das tantas que compôs. Não peça a nenhum artista que expresse predileção por nenhuma produção específica, principalmente se sua obra for vasta, copiosa e revolucionária, como a de Wagner, pois este dificilmente manifestará este tipo de escolha. Pode até preferir alguma, por razões pessoais, mas manterá essa preferência em segredo, sem explicitá-la de público.

Muito leitor me questiona pelo fato de eu haver concentrado meu foco na vida desse compositor, em detrimento de sua obra. Calma, pessoal, tratarei da questão no seu devido tempo. Outros tantos estranham o fato de eu haver mencionado, apenas, “Parsifal” e seu complemento, “Lohengrin”, entre suas composições, como se ele tivesse composto apenas essas duas óperas e nada mais. Não é o caso, claro. Mas mesmo que tivesse produzido só estas duas obras, já seria digno da reverência que os amantes da boa música lhe tributam, pela genialidade dessas produções. Sua obra operística, porém, é vastíssima. Poderia separar pelo menos dez e haveria divisão, na mesma proporção, entre os que tentassem definir qual foi sua obra-prima. Todas as dez teriam votos e todas essas opções seriam válidas e refletiriam bom gosto.

Num rápido exercício de memória, cito algumas óperas fundamentais de Wagner, cada qual com suas virtudes temáticas e musicais. Estão, neste caso, “As fadas”, “Amor proibido”, “Rienzi, o último dos tribunos”, “O navio fantasma”, “Tanhauser”, “O anel do Nibelungo”, “Tristão e Isolda”, “Os mestres cantores de Nuremberg” e obviamente “Parsifal”. Qualquer dessas peças que for apontada como sua obra-prima não fará feio. São todas geniais, fascinantes, deslumbrantes e dignas de qualquer outro adjetivo de excelência que se queira usar que não haverá nenhum exagero.

Da minha parte, longe (muito pelo contrário) de fazer qualquer restrição às composições citadas, considero “Parsifal”, de longe, a melhor. É questão de gosto. Aliás, não sou o único a optar por essa ópera. Milhões de apreciadores, mundo afora, têm a mesmíssima opinião. Magnífico, por exemplo, é o primeiro ato desta saga mística e mágica, incluindo, claro, seu prelúdio, em que o autor manifesta, praticamente, o “leitmotiv”, ou seja, o tema condutor do enredo, interligando, sutilmente, os temas, um a um, como o da “Ceia sagrada”, o do “Santo Graal”, o da “Fé”, para desembocar no da “Lance”, com seu suspense e carga dramática.

A famosa “Marcha Nupcial”, que praticamente todas as pessoas mundo afora já ouviram ser executada em algum casamento, (e que não têm a mínima noção que se trate de criação de Wagner), faz parte da ópera que é uma espécie de sequência de “Parsifal”, no caso, “Lohengrin”, que, todavia, foi composta antes. Não há quem, ouvindo as composições desse gênio, sem saberem nada a respeito de sua vida, não as aprecie. Elas atraem, magnetizam, entusiasmam e inspiram.

A linha melódica de “Parsifal” mantém um clima de tensão do início ao fim, com frases musicais dramaticamente ascensionais, seguidas de longas pausas, que fazem surpreendentes contrastes. Não é necessário, reitero, que se entenda de ópera, ou sequer de música, para sentir a inquietação, a grandiosidade e, principalmente, a magia contida nessa magnífica composição. É como se testemunhássemos místicos e secretos rituais. Sem nos apercebermos, damos asas à imaginação e nos compenetramos do sentimento que teria dominado aqueles lendários cavaleiros medievais encarregados da guarda do Santo Graal contendo, supostamente, o sangue de Cristo.

É bem possível que Wagner tenha vivido somente para poder concretizar o sonho  de perpetuar, artisticamente (e põe arte nisso) aquela belíssima tradição. Afinal, trabalhou por quase três décadas (quase metade de sua vida) nessa ópera. Não se dedicou, em tempo integral, a ela, claro. Interrompeu o trabalho inúmeras ocasiões, às vezes, até, por vários anos, para fazer outras tantas coisas. Certamente, em tantas e tantas oportunidades, deve ter mentalizado quão grandes eram suas limitações para desenvolver tema tão grandioso e da forma como planejou. E deve, por conseqüência, ter deixado passagens inteiras amadurecendo, fermentando, tomando forma em seu espírito perfeccionista, na esperança de que, com o tempo, encontraria a linguagem exata para expressar toda a magia que pretendia passar para as notas musicais. Se ficou satisfeito ou não com o resultado é impossível de saber (presumo que não ficou). Mas que “Parsifal” é a obra-prima de Wagner não tenho a mais remota ponta de dúvida.

Boa leitura.

O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.     

Um comentário:

  1. Pela lista de adjetivos vê-se sua capacidade narrativa e entusiasmo simultaneamente e de prima. Perfeita explanação.

    ResponderExcluir