quinta-feira, 18 de abril de 2013


Tarde demais 21 – dentista

* Por Gustavo do Carmo

— Alô.
— Alô. Respondeu a senhora com uma voz triste.
— Dona Clotilde. Tudo bem?
— Ah, Doutor Ênio. Mais ou menos.
— O que houve?
— Estou sentindo muito a falta do Péricles.
— O que houve com o Péricles? Perguntou Dr. Ênio assustado.
— Você não sabia? Ele faleceu há quase um ano.
— Meu Deus! Mas como?
— Ah, Doutor Ênio. Não gosto nem de contar. Ele teve um AVC.
— Minha nossa! Disse o dentista, com a voz embargada. — Eu lamento muito. Fico muito triste. Eu tinha ligado para avisar que o material do implante dele chegou.
— Agora é tarde demais, né, doutor?
— Me desculpa, Dona Clotilde. O material demorou muito. O fornecedor não conseguia acertar as medidas do osso da gengiva dele de jeito nenhum.
— Está bem. Mas ele morreu e foi enterrado sem dente. Esperou tanto pela prótese. A senhora, mãe de Péricles, começa a chorar. — Aí ele ficou sabendo que a piranha de uma ex-colega de pós-graduação estava trabalhando como repórter na televisão. O Péricles ficava com vergonha de ver os colegas bem-sucedidos e ele dependendo do pai pão-duro. Tivemos uma discussão e ele ficou tão nervoso que teve o AVC.
— Que chato! Então meus sentimentos, Dona Clotilde.
— Obrigada, Doutor. Agradeceu, já aos prantos.
O dentista desligou o telefone já com lágrimas nos olhos e com as mãos tremendo. Sua filha moça, que trabalha com ele como assistente, pergunta preocupada:
— Pai, o que houve?
— Ah, minha filha. O Péricles, aquele meu paciente que tratava comigo desde que ele era adolescente, morreu.
— Aquele que em que eu fui ao lançamento do livro dele quando era criança?
— Ele mesmo.
— Ah, que pena!
— Pois é. Agora me faz um favor: joga fora esse material que era dele.
— Mas você vai desperdiçar o material, pai?
— Joga fora! Faz o que eu falei, poxa! Exigiu, com irritação. — Ele não serve mais pra ninguém! Mesmo se servisse, eu não vou usar em ninguém. Joga fora. E desmarca as minhas consultas de hoje.
— Está bem, pai. Mas a Dona Adelaide acabou de chegar. Está esperando lá na sala.
— Eu vou falar com ela.

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos” pela Editora Multifoco/Selo Redondezas - RJ. Seu  blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores


Nenhum comentário:

Postar um comentário