quarta-feira, 17 de abril de 2013


Estado e política

Os maus políticos, aqueles que fazem desse nobre exercício simples forma de ganhar dinheiro, ou de obter vantagens, ou de angariar apenas prestígio ou, quem sabe, coisa pior, acabam fazendo com que os cidadãos percam de vista a importância e a transcendência da política em suas vidas.

Nota-se uma enorme resistência das pessoas quando o tema vem à baila, como se fosse possível a alguém deixar de exercer tão fundamental atividade no convívio social, desde a hora em que acorda, até se recolher para dormir. A política, nobilíssima se praticada com ética e grandeza, é inerente à convivência entre os habitantes das "polis", cidades, de onde deriva seu nome.

O escritor Humberto de Campos, na "Antologia da Academia Brasileira de Letras", analisa essa importância. Ressalta: "Eu bem sei que a política, tomando-a em sua forma mais pura, o espírito público, é inseparável de todas as grandes obras: a política dos faraós reflete-se nas pirâmides tanto quanto a política ateniense do Panteon; o gênio católico da Idade Média está na 'Divina Comédia', como o gênio protestante do Protetorado está no 'Paraíso Perdido', como o gênio da França monárquica está na Literatura e no estilo dos séculos XVII e XVIII".

Mas para dar o devido valor à atividade é preciso entendê-la. Estudar seus fundamentos e conceitos básicos, como o Estado e a sociedade e saber identificar suas linhas mestras. Para facilitar esse entendimento, a Editora Papirus lançou, tempos atrás, uma coleção sobre o tema.

Um dos volumes é o livro "De Geisel a Collor --- Forças Armadas, Transição e Democracia", do cientista político e professor dessa ciência da Unicamp, Eliézer Rizzo de Oliveira. A obra, que faz parte da coleção "Estado e política", disseca esse importante período da vida brasileira, de 20 anos, fornecendo subsídios para o entendimento do que está ocorrendo atualmente no País e permitindo fazer projeções sobre o que pode vir a ocorrer nos tempos futuros.

Não irei estragar o prazer da leitura de ninguém, adiantando o teor desse trabalho. Ressalto, todavia, que se trata de um estudo ao mesmo tempo profundo e acessível às pessoas de cultura média.

Está aí uma obra que se recomenda aos que querem entender de política, para que possam agir na vida pública, com plena consciência, e não servir apenas de títeres aos demagogos.

Boa leitura.

O Editor.


 Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário:

  1. Decepcionei-me muito mais comigo em relação aos políticos, por acreditar neles e seus propósitos (meros discursos)do que propriamente com a Política.

    ResponderExcluir