segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A chegada do cinema no Brasil

* Por Luiza Mascarenhas

A primeira exibição cinematográfica no Brasil aconteceu em julho de 1896, no Cinematographo Parisiense, que foi criado em um lugar adaptado, onde hoje funciona o teatro Glauber Rocha, no Rio, cujos proprietários eram Pascoal Segreto e José Roberto Cunha Salles. O primeiro cinema foi inaugurado em 1909, como Cine Soberano, que hoje é chamado de Cine Íris, também no Rio de Janeiro.


O primeiro filme a ser exibido foi uma produção dos Irmãos Lumière, chamado"Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière".

A notificação da imprensa deixa claro o quanto essa primeira exibição revolucionou a história das artes: “O animatógrafo Lumiêre passou a ser a mais sublime maravilha de todos os séculos. Ver as pinturas moverem-se, andarem, trabalharem, sorrirem, chorarem com tamanha perfeição e nitidez como se fossem naturais é assombroso! Salve Lumiêre! ”

As primeiras filmagens feitas no Brasil foram feitas pelos irmãos Segreto, imigrantes italianos que filmaram a Baía de Guanabara, á bordo do navio francês Brêsil.

No dia 5 de julho, eles filmaram a visita do presidente da Republica Prudente de Morais ao cruzador Benjamin Constant. A partir daí, todos os acontecimentos políticos e festivos que aconteciam na cidade do Rio passaram a ser filmados.

Pascoal Segreto popularizou-se através de suas filmagens, passando a ser chamado de de "Ministro das diversões do Rio de Janeiro".


Em 13 de fevereiro de 1898, José Roberto de Cunha Sales (Médico e ex. sócio de Pascoal Segreto) realiza uma das primeiras exibições do cinematógrafo em São Paulo.

A primeira filmagem em terras paulistas, entretanto, foi feita por Afonso Segreto em 20 de setembro de 1899 em uma celebração da colônia de imigrantes italianos.

Depois destas filmagens, têm-se notícias de novas tomadas em São Paulo somente em 14 de janeiro de 1904, com vistas de fazendas de café, terreiros, gado e outros aspectos do interior do Estado.


O cinema se espalha por outras partes do Brasil, além do eixo Rio-São Paulo.



* Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário