Levanta o povo charrua
* Por
Elaine Tavares
Era uma fria manhã de
1834 na bela Lyon. Enquanto a cidade amanhecia, com seus odores de pão fresco e
gentes malcheirosas, um homem jovem andava ligeiro pela rua ainda vazia.
Carregava nos braços um bebê. Vestia-se pobremente e volta e meia olhava para
trás, esperando ver soldados. Os poucos transeuntes não sabiam, mas ali ia um
valente cacique charrua, chamado Tacuabé. Carregava a filha da também charrua
Guyunusa que, como ele, fora aprisionada na região da Banda Oriental (hoje
Uruguai), e remetida a Paris, como um bicho raro. Eram quatro os índios levados
para a França: Tacuabé, de 23 anos, Vaimava, um velho cacique, Senaqué, um
conhecido pajé charrua e Guyunusa. Obrigados a se apresentarem em circos pelos
arredores de Paris, sofrendo maus tratos e saudosos de sua terra, os charrua
foram morrendo um a um. O primeiro foi Senaqué, que definhou de tristeza,
depois o velho Vaimaca. Guyunusa, com pouco mais de 20 anos, tomada pela
tuberculose, morreu em Lyon, deixando um bebê que se acredita fosse filha de
Vaimaca. Obteve de Tacuabé a promessa de que a garota haveria de ser livre. E
assim, tão logo ela fecha para sempre os olhos, o jovem charrua decida
escapulir do circo, levando com ele a menina. Os historiadores nunca acharam o
rastro do cacique e da menina charrua, mas, se sobreviveram é possível que hoje
o sangue charrua também corra em alguma família aparentemente francesa. Porque
se ser charrua é ser valente, não há dúvidas de que Tacuabé conseguiu garantir
a vida, dele e da menina, naqueles longínquos e tristes dias.
Quem eram os charruas
Corria o ano de 1513
quando Juan de Solis chegou ao Rio da Prata e isso marcaria para sempre a vida
dos povos que ali viviam desde há séculos. O povo charrua era uma gente
aguerrida que habitava as pradarias do que hoje é o Uruguai, a pampa argentina
e parte do Rio Grande do Sul. Chamado de vale do rio Uruguai essa era uma
região de coxilhas e muitas pradarias, espaço de ventos intensos tanto no verão
como no inverno. Além da gente charrua e do povo minuano, dividiam o espaço as
capivaras, ratos do banhado, pecaris, veados, jaguatiricas e o mítico ñandu (a
ema).
Já em 1526, o espanhol
Diego Mogger relata em suas cartas sobre esses indígenas que eram vistos de
longe, observando e sendo observados bem na entrada do Rio da Prata. Os
espanhóis descreviam os charrua como uma gente moreno-oliva, de estatura média,
pomo de adão saliente, dentes bons, rosto largo, boca grande e lábios grossos.
Os homens usavam cabelo bem comprido, muito lisos, e tinham por costume amputar
um dedo da mão. Já os minuano eram um pouco mais baixos, de fala baixa,
melancólicos e igualmente acobreados. Durante todo o processo de ocupação do
território do que hoje é o sul da América Latina eles se mantiveram à
distância, porque seu espaço era o interior e tantos os espanhóis quanto os
portugueses preferiam se radicar nas margens do mar ou dos grandes rios. Mesmo
assim, desde a chegadas dos invasores muitas foram as escaramuças,
principalmente com os charrua. Desde o ano de 1573 já é possível encontrar
relatos de lutas com os espanhóis.
Eles viviam como grupos
seminômades, em acampamentos estáveis, ora aqui, ora ali, seguindo o ritmo das
estações. Caçavam e plantavam coletivamente num território que, depois da
invasão, ficou durante mais de dois séculos como fronteira não demarcada entre
Espanha e Portugal. Era visto pelos invasores como “terra de ninguém”. Mas, ao
contrário do que poderiam crer os que chegavam da Europa, aquele era um espaço já
há centenas de anos ocupado não só pelos Charrua mas também pelos povos
Minuano, Tapes, Chaná e até Guarani. Ainda assim, apesar das lutas esporádicas,
os originários eram ignorados. "Sem alma", diziam os padres. Assim,
para os europeus, Joãos e Marias ninguém.
Só que, na verdade,
esses povos já tinham desenvolvido uma cultura. Tinham uma organização
comunitária e eram regidos por um conselho da aldeia. As tarefas eram
definidas, os homens caçavam e as mulheres cuidavam dos toldos que lhe serviam
de abrigos. Desenvolveram tecnologias eficazes para a caça como é o caso da
boleadeiras, instrumento usado para derrubar os ñandus e bichos maiores. Já
cozinhavam a carne e produziam vasos de barro escuro, os quais serviam para uso
doméstico. Reverenciavam as forças da natureza e acreditavam na ressureição,
uma vez que seus mortos eram enterrados com todos os seus objetos pessoais,
para uso na outra vida. No verão andavam nus, no inverno se ungiam com gordura
de peixe e usavam peles de animais. As mulheres usavam uma espécie de fralda de
algodão, hoje conhecida como xiripá, chamado por eles de cayapi. Os homens
usavam uma vincha (faixa de pano) na testa. Toda a organização girava em torno
do núcleo familiar. Um homem quando queria se casar fazia o pedido ao pai da moça
e já montava sua tenda. A comunidade não tinha hierarquia, tampouco chefe, tudo
era decidido no conselho. Presos de guerra não eram escravizados, viravam
família e se integravam na vida da comunidade. Todo grupo tinha uma mulher
velha que cuidava da saúde. O grupo tinha por costume se reunir no cair da
noite para planejar o dia seguinte, mas nada era imposto. Era um povo livre e
essa forme de viver iria, três séculos mais tarde, encantar o jovem Artigas,
que seria um dos libertadores nas guerras de independência.
A ocupação espanhola
A vida dos charrua
começaria a mudar radicalmente a partir de 1607 quando os espanhóis introduzem
o gado bovino e equino na região e, como as pradarias não tinham fim, os
animais se espalhavam chegando a gerar imensos rebanhos selvagens chamados de
“cimarrón”. Tão logo conheceram o cavalo, os charrua se encantaram com a
beleza, a velocidade e a docilidade dos mesmos. Trataram de aprender a lidar
com eles e em pouco tempo era exímios cavaleiros, imbatíveis no lombo nu dos velozes
cimarrón. Nas batalhas, eles se agarravam às crinas e permaneciam deitados de
um lado, praticamente invisíveis aos inimigos. Por algum motivo não sabido,
charrua e cavalo passaram a ser quase como uma só criatura.
Por outro lado, foi
justamente o crescimento exponencial do gado bovino o responsável pelo fim da
mal arranjada paz no território charrua. Como a carne e o couro eram artigos
disputados pelo comércio da época, a região que antes era dominada pelos
indígenas passa a receber levas de faeneiros (a mando dos espanhóis) e
changueadores (aventureiros) que buscavam arrebanhar o gado selvagem para a
venda aos ingleses. Essa mistura com a gente europeia e criolla vai
enfraquecendo o já frágil domínio que os charrua tinham sobre o território da
campanha. Também é nessa época que ficam mais acirradas as relações com a gente
branca que começava a adentrar para o interior, cercando terras e fazendo-as
suas.
Em 1626 é a vez da
chegada dos jesuítas que começam a criar missões para aldear os índios. O
objetivo era domesticar e converter. Os guarani foram mais suscetíveis ao
discurso e a ação dos jesuítas, mas os charrua não quiseram nem saber. Eram
homens e mulheres livres, acostumados aos caminhos da pampa e não houve quem
pudesse prendê-los, ainda que com discursos de salvação. Diz a história que
chegou a existir uma pequena redução charrua, em torno de 500 almas, mas não
durou mais que quatro anos. Os charrua prezavam a liberdade e, acossados pela
invasão branca, acabavam por realizar operações de saque nos povoados, em busca
do fumo e da erva-mate. Por conta disso a relação com os colonizadores se
acirrava cada vez mais. Naqueles dias começavam a surgir as estâncias, e o gado
deixava de ser solto nas pradarias, sendo recolhido em grandes currais. Assim,
os animais livres escasseavam e os indígenas perdiam sua fonte de
sobrevivência, passando a viver em estado de miséria. Sem terra, sem gado e sem
comida, só restava o roubo.
Para os espanhóis e
criollos que começaram a ocupar as terras da Banda Oriental, aquela "indiarada"
começou a ser um problema e tanto. Era preciso exterminá-los. Foi nesse
contexto que aconteceu a famosa "batalha de Yi" em 1702, quando os
espanhóis decidiram encerrar a aliança que mantinham com os charrua e os
minuano, e resolveram matar todo mundo. Para isso, de forma perversa, contaram
com a ajuda dos guarani, os quais já mantinham aldeados há anos. E o resultado
foi que mais de 200 charrua pereceram sob o exército de dois mil guarani.
Outros quinhentos, levados como prisioneiros para as missões, foram
assassinados pelos tapes, também orientados pelos jesuítas e chefes espanhóis.
Era o que os espanhóis chamavam de "limpeza dos campos". Na metade do
século muitos tinham sido passado pela faca e as mulheres e crianças mandadas a
Buenos Aires e Montevidéu servindo como domésticas. Ainda assim, vários grupos
resistiram e seguiram vagueando pelos campos, vivendo de contrabando de gado e
roubo.
Artigas, os charrua e a
independência
São esses valentes que
o jovem José Artigas vai encontrar nas cercanias das terras onde vivia com os
pais, na imensidão da campanha gaúcha. Desde bem guri ele fugia para as
tolderias e aprendia com os charrua o valor da vida em liberdade. Aprendeu suas
táticas de guerra, sua cultura, sua forma comunitária de viver. Quando então,
finalmente, saiu de casa para não mais voltar, foi viver de aventuras como
contrabandista de gado. Abdicando de ser um “filho de fazendeiro” era com os
irmãos charrua que ele vagueava pelos campos na única rebelião possível
naqueles dias: pegar os espanhóis pelo bolso. Em 1897, quando decide entrar
para o batalhão de Blandengles, Artigas já tem muito claro os seus objetivos.
Inspirado por tantas lutas que assomaram contra o domínio espanhol, Artigas
decide que, junto com os negros e índios – os mais explorados entre os
explorados – vai comandar a luta pela independência da Banda Oriental.
E é assim que as coisas
acontecem. O soldado Artigas não é um soldado qualquer. Ele pensa e propõe. Tem
do seu lado uma leva de homens livres que o seguem de livre vontade. Não como
um líder, mas como a um irmão. Acreditam nele e nos seus desejos de vida digna,
de terra repartida, de vida comunitária. Esse legado, aprendido com os charrua,
é o que vai comandar toda a proposta artiguista de libertação. E é na valentia
indígena que acontece a primeira grande batalha de Artigas, na comunidade de
Las Piedras, em 1810. Armados apenas de facas, os comandados de Artigas colocam
para correr os soldados bem armados da coroa. Depois disso, são inúmeras as
páginas da guerra, com Artigas e seu grupo de índios e negros, aos quais
chamava de “povo de heróis”. Com eles, praticava a política da soberania
popular e da autodeterminação, gestando uma consciência de classe, de
pertencimento, que se manteve firme até o massacre final. Nos acampamentos
comandados por Artigas todas as coisas eram discutidas abertamente, cada
soldado, cada mulher, cada ser, tinha direito a voz e voto. Era essa gente que
deliberava, Artigas apenas cumpria. No primeiro grande êxodo, quando o povo
seguiu com ele pelo lado norte do rio Uruguai, Artigas chegou a criar uma
entidade sociológica, a qual dizia obedecer. Era o “povo oriental em armas”.
Nunca traiu os seus companheiros e com eles levou a Banda Oriental à liberdade.
Mas, a história da
libertação desta parte do sul do mundo tem também os seus traidores, que
acabaram sendo os carrascos de Artigas e dos charrua. Logo depois da
independência, os interesses da elite criolla foram se consolidando e “aquela
gente suja” que andava com Artigas acabou virando uma pedra no sapato. Ninguém
queria que as ideias de reforma agrária, democracia e autodeterminação
vingassem por ali. A revolução artigista representava uma transformação radical
nos métodos e práticas de governo. A prioridade era a ação direta do povo. As
comunidades elegiam seus representantes de forma livre e era nas assembleias
que se discutiam os temas relevantes da nação. Este sistema foi cunhado como o
“sistema dos povos livres”. Pela primeira vez, depois da conquista europeia, o
território voltava a ser das gentes. E a proposta defendida por Artigas era tão
avançada que ele conseguia manter unidos os povos originários e os descendentes
espanhóis sob o mesmo desejo: criar uma pátria nova, livre, soberana, onde cada
um tivesse o mesmo poder. Era coisa demais para as elites locais e para os que
sonhavam em dominar a região, rica em carne e couro.
Foi aí que começou a se
gestar o processo de destruição de Artigas e de seu povo. Através de intrigas e
difamações, o comandante é escorraçado do Uruguai, partindo para o exílio no
Paraguai. Com ele seguem dezenas de famílias charrua, decididas a compartilhar
sua derrota. Mas, outros tantos permanecem no território uruguaio e passam a
ser vistos como um perigo em potencial. Eram homens livres e não haveriam de
aceitar a perda das terras e de todo o ideário construído com Artigas. O
presidente da nação recém-criada, Fructuoso Rivera decide então chamar os
charrua para uma armadilha.
Corre o ano de 1831,
num cálido abril, quando Fructuoso envia convites a todas as tolderias charrua
para um encontro em Salsipuedes. Pede a ajuda dos indígenas para defender as
fronteiras contra os portugueses. Os charrua acorrem, solícitos, em defesa da
pátria oriental, a qual aprenderam a amar como sua. Eles chegam, armam seus
toldos e esperam pelo presidente. Ele nunca chegaria. Durante a noite, enquanto
os indígenas dormem, o exército ataca. A ordem é matar todo mundo. Nenhum
charrua deve sair vivo. O que se vê na manhã seguinte é um banho de sangue. O
povo charrua está exterminado. Os poucos que restam vivos são vendidos como
escravos. A nova nação se vê livre do incômodo: o valente povo charrua que, na
verdade, foi o protagonista da liberdade.
Entre os “escravos”
levados para Montevidéu seguem Vaimaca, Senaqué, Tacuabé e Guyunusa, que dois
anos mais tarde são levados como “bichos de circo” para a França. Subsumidos
como criados e perdidos de sua liberdade o povo charrua originário do Uruguai
vai se apagando, até deles não restar mais vestígios. Alguns poucos homens que
sobrevivem ao massacre de Salsipuedes, comandados pelo cacique Sepé atravessam
o rio Uruguai pela cidade de Quaraí, e passam para o lado português, indo, mais
tarde, se integrar às colunas do exército farrapo que iniciou a luta pela
independência na região do Rio Grande do Sul. Misturados aos minuanos e tapes,
eles irão escrever páginas gloriosas no chão brasileiro, mas, igualmente
derrotados, também desaparecem na poeira da história.
O fim?
Até o final do século
XX era dado como certo que o povo charrua era uma gente extinta. Dela restava
só a memória daqueles anos longínquos da independência. Mas, pouco a pouco,
pessoas foram se deparando com suas raízes, descobrindo seus ancestrais.
Descendentes da gente charrua que passou para o Paraguai com Artigas, do grupo
que cruzou o rio Uruguai e veio para o Brasil, dos que sobreviveram como
escravos ou empregados domésticos. A história charrua voltou a ser contada,
palavras da língua original começaram a ser lembradas e a vida brotou. O povo
charrua foi assomando nos descendentes e hoje já são milhares os que se
autodenominam assim. Há uma organização do povo charrua no Uruguai e outra no
Rio Grande do Sul. Não há um território específico sendo reivindicado ainda,
mas já se sabe que no início de 1900 havia um pequeno grupo fixado na região de
Tacuarembó, no Uruguai, bem como atualmente há um grupo vivendo em comunidade
próximo à Porto Alegre.
Para os descendentes o
mais importante agora é recuperar a história. O povo do Uruguai precisa saber
que só é livre porque um dia o povo charrua se levantou em armas, junto com
Artigas, e defendeu as fronteiras ajudando a criar a nação. O povo do sul
precisa saber que os charrua foram enganados, massacrados, mas ainda assim
deixaram viva a sua marca. Não é sem razão que na entrada de Porto Alegre, no
Rio Grande do Sul, a estátua que representa a cidade é uma figura que é um
misto de paisano e charrua. O famoso “laçador”, apesar de um semblante bem
paisano, aparece com o xiripá, a vincha na testa e a boleadeira, elementos
típicos da cultura charrua.
E, hoje, já na metade
da primeira década do século vinte e um, os charrua se levantam e se mostram.
Tanto que no dia 9 de novembro de 2007, após uma luta que já durava 172 anos, a
Câmara Municipal de Porto Alegre reconheceu a comunidade charrua como um povo
indígena brasileiro. Considerado extinta pela Fundação Nacional do Índio
(Funai), essa foi uma vitória fundamental. O evento foi organizado em conjunto
pelas comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal, da Assembleia
Legislativa e do Senado Federal.
Há informações de que
existem mais de seis mil charrua nos países que compõem o Mercosul. Só no Rio
Grande do Sul, são mais de quatrocentos índios presentes nas localidades de
Santo Ângelo, São Miguel das Missões e Porto Alegre. A terrível sentença de
Fructuoso Rivera não se cumpriu. O povo que dominava todo o território da Banda
Oriental não foi exterminado. Ele vive e avança!
*
Jornalista de Florianópolis/SC
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