quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A execração pública nossa de todos os dias

* Por Mara Narciso

Nascida numa casa a lado da igreja, a menina desde cedo aprendeu a importância da religião em sua vida. Pequenininha frequentava a missa, crescendo dentro da fé. Gostava das celebrações católicas, e em casa, colocava as bonecas arrumadas em frente a um altar e fingia-se de padre, rezando de mentirinha no seu mundo encantado. Adulta, continuou frequentando a mesma igreja, e já madura passou a fazer isso todos os dias. Era pessoa comum, sem grandes feitos ou ambições. Levava sua vidinha medíocre de forma séria e trabalhadora. Como boa fiel costumava se confessar todas as semanas, rezava sua penitência, para na semana seguinte chegar com novos pecados. Uma vez, numa das campanhas anuais do agasalho, que participava ativamente, o padre a assediou. Fez-se de desentendida, mas a coisa continuou. Falou algumas palavras ásperas, e safou-se do constrangimento temporariamente, mudando-se de paróquia. Um dia, o mesmo padre que a assediara, foi celebrar missa nessa outra igreja. Vendo-a entre os fieis, não disse o seu nome, mas na hora do sermão apontou em sua direção e contou a todos o que ela dissera em confissão, acusando-a e invertendo os papéis. Um calor invadiu seu corpo, uma vermelhidão se instalou em seu rosto, enquanto um suor a cobria de cima abaixo. Chorando, deixou a nave correndo. Não sabendo o que fazer, e recebendo apenas parcos gestos de solidariedade, viu que a maioria a olhou de banda e manteve a desconfiança. Procurou o bispo, contou a sua história, mas a autoridade não lhe deu crédito. Depois de algum tempo, acuada e sem alternativa, voltou cabisbaixa para o templo ao lado de sua casa. Lá permanecia impune o seu algoz.

Os brasileiros conhecem a história de Ibsen Pinheiro (1993), de Alceni Guerra (1992), e da Escola Base de São Paulo (1994). Destrinchando: Ibsen Pinheiro foi vítima do mau jornalismo, sendo martirizado e também cassado com a acusação de irregularidades no Orçamento da União, episódio conhecido como “Os anões do Orçamento”. Na acusação contra ele, mil virou um milhão na imprensa. Onze anos depois provou ser inocente, mas quem era cotado até para a Presidência da República, após oito anos sem direitos políticos, não se elegeu deputado, voltando à ribalta como vereador. Por sua vez, Alceni Guerra, Ministro da Saúde do Governo Collor, foi acusado de superfaturamento na compra de bicicletas, capas de chuva e filtros de água. Saiu pelas portas dos fundos, acossado pela imprensa e a população com sua cabeça feita por ela. As manchetes eram mais importantes do que as provas. Não confirmaram a acusação. Ficou emblemática a foto do ex-ministro, junto com seu filho, sentado no meio fio de alguma via de Brasília ao lado de uma bicicleta. O drama satânico da Escola Base de São Paulo foi assunto para muitas semanas. Os donos foram acusados de abuso sexual de criancinhas de quatro anos. Houve caça às bruxas, com pichações nas paredes, palavras de ordem vindas de uma população furiosa, perseguições corpo a corpo, e praticamente salgamento do local (desagravo usado no tempo de Tiradentes). Sem provas, as verdadeiras vítimas foram inocentadas, mas para um estrago deste porte não tem remendo.

Os meninos de ontem e de hoje, quando grandes sonhadores, libertam-se nos seus sonhos e viajam na nave do pensamento. Aquele menino imaginativo, quando a mãe reclamava dos seus pés sujos, na hora de dormir, falava que tinha pisado no lado escuro da lua. Lá havia uma terra molhada, e assim sujara os pés. É que, após o banho da tarde, inquieto, corria rua afora, e descalço, os sujava novamente. A sola preta mostrava apenas a sujeira, porém, nem de longe sugeria por onde andara o menino. Ah, que saudade dessas andanças boas! Adulto, e com coragem para o trabalho árduo, fez sucesso, mas um dia seu mundo desmoronou. Nem santo nem demônio, o homem que viu tudo se perder, mantém disposição para o trabalho, espírito solidário e um amor a flor da pele, suas grandes características. Preguiça não faz parte do seu roteiro, mas o mundo dos maus negócios tem seus segredos e a sua face escura, aquela que está além dos nossos olhos. Teias contrárias emaranham as boas intenções, e o sólido vai a pique. Quem entende a fugacidade das nuvens econômicas? Gestos corretos, em busca de solução são vistos com impaciência, e o culpado, ninguém duvida, foi aquele que está à frente e que aparentemente causou o prejuízo. Para este, a sociedade reserva o esfolamento em vida. Condescendência é palavra rara numa realidade cheia de números e intolerâncias.

A condenação apriorística, o julgamento unilateral, apesar dos alertas, levam a aberrações bem conhecidas dos brasileiros. Enquanto casos mostram que o crime compensa, por outro lado a coleção de injustiças aumenta a cada dia. Que este rol não se vire contra quem hoje joga pedras. É preciso intensificar o olhar crítico e não se deixar levar pelo óbvio. Como toda generalização e unanimidade são burras - obrigada, Nelson Rodrigues-, o engano coletivo também pode ser. Assim como a lua, a Justiça tem seu lado escuro.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”   


6 comentários:

  1. Muito bom este seu artigo Mara! trazendo à baila estes episódios, alguns já até esquecidos, para nosso inconformismo. Como bem definiu (mencionando Nelson Rodrigues) o engano coletivo também é "burro". Há uma citação latina que diz: "Error comunis facit jus." O erro comum torna-se lei. E enquanto vivermos vamos assistir ainda muitos desses casos repulsivos e claro: vexatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Edir. Deveríamos ser mais humanos em nossos julgamentos. Querendo evitar culpados que não condenados, temos pressa em condenar sem provas. Agradecida pelo comentário.

      Excluir
  2. Mara, seu texto é primoroso em todos os sentidos, tanto pela oportunidade do tema, quanto pela habilidade e competência com que tratou de um assunto tão difícil e polêmico. As pessoas são demasiadamente afoitas em julgar, baseadas, apenas, em versões, nem sempre confiáveis e muito menos verdadeiras. Não raro, não passam de meras meias verdades, que são piores do que a mentira explícita, dada sua verossimilhança. É comum confundir-se “opinião pública” com “opinião publicada”. Como jornalista, com quase meio século de atividade, sei, de sobejo, que nem tudo o que os jornais publicam, ou que as emissoras de rádio e televisão veiculam, é a lídima expressão da verdade. Há muitos interesses das empresas envolvidos, nem sempre legítimos ou éticos e a tal da isenção, em jornalismo, que deveria ser norma, mas não é, é mera balela. Você lembrou muito bem o caso da Escola de Base, cujos proprietários sofreram “linchamento moral” em público e cuja inocência foi comprovada tempos depois. A versão dando conta de que seriam responsáveis pelo alegado abuso sexual ao menino de quatro anos foi divulgada com estardalhaço, em escandalosas manchetes. A comprovação da inocência dos proprietários, todavia, mereceu, no máximo, dos poucos jornais que tiveram a decência de se retratar, meras notinhas de rodapé. Parabéns, mais uma vez, Mara, por seu texto brilhante e sensato, que deveria ser lido e refletido por todos os que lidam com comunicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos essa mania de ver o suspeito como julgado e condenado e escolhemos as mais duras penas para ele. Num tempo do politicamente correto, em que dizemos querer dar chance igual a todos, e pedimos por ela para nós, a quantos mesmo estamos dispostos a dar uma segunda chance? Você aceitaria um ex-presidiário para trabalhar com você? E por que não? Vejo que não somos nada bonzinhos. Obrigada Pedro, pela sua análise num comentário que tanto acrescentou ao texto.

      Excluir
  3. Uma de responsabilidade jornalística em forma de crônica. Gostei muito, Mara. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso avaliar com calma, em cima de provas. E não é o que temos visto. Muitos não investigam, não apuram. Obrigada, Marcelo, pela passagem e comentário.

      Excluir