Stanislaw
Ponte Preta, humorista contra a ditadura
* Por
Urariano Mota
Os resumos biográficos
falam que Stanislaw Ponte Preta é pseudônimo de Sérgio Porto, quando seria mais
próprio usar a palavra heterônimo, o nome, a pessoa que um escritor cria para obras
de estilo, tendência e características diversas das suas. Sob a pele do
heterônimo Stanislaw Ponte Preta, Sérgio Marcus Rangel Porto cresceu para a
fama, com uma graça e gozação imprevistas na postura grave do cronista Sérgio
Porto.
Os registros falam
também que ele foi radialista e compositor brasileiro, nascido em 11 de janeiro
de 1923, falecido de infarte no dia 30 de setembro de 1968.
Importa mais dizer que
Sérgio Porto, na pessoa de Stanislaw, foi escritor e jornalista único pelo
humor com que desmontava pela sátira, deboche, piadas e ridículo os policiais,
militares golpistas e reacionários em geral da última ditadura brasileira. Como
aqui:
“Quando aquele
cavalheiro nervoso entrou no hospital dizendo ‘eu sou coronel, eu sou coronel’,
o médico tirou o estetoscópio do ouvido e quis saber: ‘Fora esse, de que outro
mal o senhor se queixa?’ ".
Como Stanislaw, a sua
maior invenção foi o Festival de Besteira que Assola o País, o Febeapá, que fez
um ataque arrasador contra as forças de direita no Brasil. Como nestes mísseis:
“Foi então que estreou
no Teatro Municipal de São Paulo a peça clássica ‘Electra’, tendo comparecido
ao local alguns agentes do DOPS para prender Sófocles, autor da peça e acusado
de subversão, mas já falecido em 406 A.C...”
Quando a Censura
Federal proibiu em Brasília a encenação da peça Um Bonde Chamado Desejo, a
atriz Maria Fernanda foi procurar o Deputado Ernani Sátiro para que o mesmo
agisse em defesa da classe teatral. Lá pelas tantas, a atriz deu um grito de
‘viva a Democracia’. O senhor Ernani Sátiro na mesma hora retrucou: ‘Insulto eu
não tolero’ ".
E notem que coisa mais
bonita: na sua maior invenção, Stanislaw Ponte Preta recortava dos jornais as
notícias que ele, de modo livre e satírico, comentava em novo texto. Isso é
mais uma lição de literatura. A maioria dos grandes “criadores” não sabe, por
exemplo, que o gênio de Ibsen pegava notícias de jornais para as suas tragédias
e dramas. Mas Stanislaw era mais imediato, porque, como jornalista, trabalhava
em regime de urgência. E não parava nem nos momentos de lazer, pelas manhãs em
Copacabana ou em Ipanema. Segundo Millôr Fernandes, “ele continuava recortando,
no violento sol da praia, pedaços dos jornais que lia sem parar, aproveitando o
tempo”.
Mais adiante, apareceriam
em jornais até antes de dezembro de 1968, no tempo anterior à ditadura absoluta
que veio com o AI_5:
“A peça ‘Liberdade,
Liberdade’ estreou em Belo Horizonte e a Censura cortou apenas a palavra
prostituta, substituindo-a pela expressão: ‘Mulher de vida fácil’, o que, na
atual conjuntura, nos parece um tanto difícil. Ninguém mais tá levando vida
fácil...”
“Em Campos (RJ)
ocorreu um fato espantoso: a Associação Comercial da cidade organizou um júri
simbólico de Adolph Hitler, sob o patrocínio do Diretório Acadêmico da
Faculdade de Direito. Ao final do julgamento, Hitler foi absolvido”.
“A minissaia foi
lançada no Rio e execrada em Belo Horizonte, onde o Delegado de Costumes
(inclusive costumes femininos), declarou aos jornais que prenderia o costureiro
francês Pierre Cardin, caso aparecesse na capital mineira ‘para dar espetáculos
obscenos, com seus vestidos decotados e saias curtas’. E acrescentou furioso:
‘A tradição de moral e pudor dos mineiros será preservada sempre’. Toda essa
cocorocada influenciou um deputado estadual de lá - Lourival Pereira da Silva -
que fez um discurso na Câmara sobre o tema ‘Ninguém levantará a saia da Mulher
Mineira’",
Esse era, é o grande
Stanislaw Ponte Preta. Ele fica. Mas o seu criador e criado, depois de
sobreviver a uma tentativa de envenenamento, foi liquidado no coração em
setembro de 1968. Tinha só 45 anos de idade, aos três meses antes do AI-5.
*
Escritor, jornalista, colaborador do Observatório da Imprensa, membro da
redação de La Insignia, na Espanha. Publicou o romance “Os Corações
Futuristas”, cuja paisagem é a ditadura Médici, “Soledad no Recife”, “O filho
renegado de Deus” e “Dicionário amoroso de Recife”. Tem inédito “O Caso Dom Vital”, uma sátira ao
ensino em colégios brasileiros.
Salvo pelo gongo. Ele não teria suportado a mordaça.
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