quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Carta de Quaresma 2015


* Por Frei Betto


São Paulo, Quaresma de 2015

Querido(a) amigo(a),

Quaresma é tempo de solidariedade e partilha. Todos os anos – e já são mais de 20 – promovo esta Campanha de Quaresma em benefício de uma obra social que conheço, acompanho e na qual confio.

Em outubro de 2014, o papa Francisco reuniu no Vaticano líderes de movimentos sociais de todo o mundo, quando lançou o apelo: “Uma casa para cada família. (...) Hoje há tantas famílias sem moradia, ou porque nunca a tiveram, ou porque a perderam por diferentes motivos. Família e moradia andam de mãos dadas.” E concluiu: “Terra, teto e trabalho – isso pelo qual vocês lutam – são direitos sagrados.”

Por isso, este ano a escolhida é o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, organizado desde 1997 em várias cidades brasileiras, no empenho por moradia digna. Atualmente, o movimento atua em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Roraima, e Distrito Federal, e cuida, em sua base, de cerca de 40 mil famílias.

Ao longo desses 18 anos, o MTST já garantiu mais de 10 mil moradias para famílias sem teto. A batalha ainda é longa, pois há ainda 5,8 milhões de famílias sem moradia no país.

O MTST é um movimento autônomo em relação a partidos políticos e governos.

Exemplos de ação do Movimento: na capital paulista, em Vila Nova Palestina (Jardim Ângela, zona sul de SP), ele cuida de 3.500 famílias, com 21 cozinhas coletivas. No acampamento Dona Deda (bairro de Campo Limpo), cuida de 120 famílias, com 4 cozinhas coletivas. Em Numa Pompílio (Cidade Tiradentes, zona leste de SP), de 350 famílias, com 2 cozinhas coletivas.

As cozinhas funcionam graças a doações de alimentos e ao trabalho voluntário.

Veja o vídeo que mostra o acampamento João Cândido (https://www.youtube.com/watch?v=npU1H1nTsa0). Os carros que aparecem são da equipe de filmagem e de pessoas que levam doações de alimentos. As crianças estudam nas escolas próximas.

Quaresma é tempo de oração e abstinência. Convido-o(a) a abster-se de um lanche, uma refeição fora de casa, e doar, ainda que R$ 1, a esta importante obra social.

Sua doação pode ser feita na Caixa Econômica Federal – à Associação Esperança de um Novo Milênio - Ag. 0357 -Operador 013 - Conta Poupança 33040-3 - CNPJ: 07.367.387.0001-68.

Se precisar de recibo ou preferir depositar em outro banco, entre em contato com: secretaria@mtst.org

Fique à vontade para divulgar aos seus parentes, amigos(as) e redes sociais.

Deus lhe pague!

Meu abraço com amizade e paz, e Feliz Páscoa!

Frei Betto

* Frei Betto é escritor, autor de “O que a vida me ensinou” (Saraiva), entre outros livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário