sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Confiança


* Por Eduardo Oliveira Freire


“A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas”. Johannes Brahms
“A confiança é ato de fé, e esta dispensa raciocínio”. Carlos Drummond de Andrade

Gente!!! Assisti “Catfish” e “ID-Investigation Discovery”. Observando alguns casos reafirmo o que sempre pensei. Muitas vezes a pessoa é inimiga dela mesma e o indivíduo carente corre riscos terríveis, pois não faz filtragem, acreditando em tudo o que lhe dizem.

Por isso, sempre se precisa refletir e voltar-se para si, para que não se caia em arapucas. Lógico que há casos que não se podem evitar.

Por exemplo, um meliante me assalta e dá um tiro fatal. Disso não se tem como prevenir. Mas existem outras situações que podemos evitar, como não acreditar em tudo o que se diz para você.

Tipo alguém chegar e dizer que resolverá todos seus problemas e que fará tudo por você. Quando isso acontece, tem algo estranho!! Logo, esses programas são bacanas, pois ajudam a gente a se prevenir um pouco dos outros e da gente mesmo.

Porém, não se pode desconfiar de tudo e de todos. A capacidade de confiar é fundamental para nossa vida e não existem só mazelas no mundo. Existem muitas coisas belas, como relacionamentos verdadeiros, que fazem diferença no mundo.

Poxa, quantos médicos e voluntários foram para África no maior surto de Ebola! Quantos indivíduos cuidam de animais doentes e maltratados nas ruas! E quantos ilustres anônimos salvam vidas em enchentes ou em outras catástrofes naturais! Enfim, ser alerta não é ser paranóico. Não se pode esquecer disto.

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/



Um comentário:

  1. Linda profissão de fé no ser humano, coerente e lúcida. Parabéns, Eduardo.

    ResponderExcluir