terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Á segunda vista


* Por Eduardo Oliveira Freire


O poeta Zizo confecciona um pequeno tabloide anarquista. Ele vive no subúrbio da cidade de Recife, e criticando as classes sociais mais altas, seu cotidiano é cercado de sexo, drogas e muita poesia que inspira a vida de seus amigos e vizinhos. Zizo queria conscientizar os “miseráveis” de suas condições e pregava a anarquia, já que era contra as instituições de poder.

Na primeira vez, quando quis assistir FEBRE DO RATO, não consegui. As cenas de sexo e os diálogos me enojavam, apesar da bela fotografia em preto e branco e da excelente interpretação dos atores. Alguns participaram de “novelas globais” e nem se importaram com exposição do corpo no filme. Desisti, pois não aguentei ver o grotesco das promíscuas relações sexuais, os personagens pareciam bichos. Então, deixei passar o tempo e assisti ao filme de novo.

Tempos depois, ao revê-lo, compreendi que as cenas cruas e nauseantes de FEBRE DO RATO não eram gratuitas, havia uma proposta de mostrar como os personagens eram contra o status quo da sociedade, que é conservadora e elitista. Não sei se estou correto, FEBRE DO RATO não usa classicamente a dialética entre ricos, pobres e como estes devem reagir. Foi além, abordando a questão de gênero e a liberdade de amar-transar sem limites.

Assim sendo, viviam à margem da sociedade e a única lei que seguiam era do desejo. Mas, apesar de entender o contexto do filme, não consegui gostar dele. Reconheço que é um filme de qualidade artística e bem feito, só que não me afeiçoei a ele. Diferente de outros filmes que nos marcam na alma.

Também, esse lance de promiscuidade não me agrada muito. Liberdade sexual não é isso. Há tantas doenças sexualmente transmissíveis, será que vale a pena segundos de gozo e, em seguida uma vida de sofrimento? Eu acho que não.
***
Curiosidade... Pesquisando sobre o filme, descobri que o diretor Cláudio Assis fez Baixio das Bestas (2007), outro filme que é um soco na boca do estômago. Foi a sensação que tive, quando o vi.

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/


Um comentário:

  1. Algumas pessoas conseguem dizer a mesma coisa de maneiras diferentes, ou ao contrário, mostrar coisas diferentes da mesma maneira, o que parece ser o caso.

    ResponderExcluir