segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Brasil tem medo de perguntar pro povo


* Por Talis Andrade

O Brasil jamais realizou um plebiscito pra valer. Fez dois pra perguntar se o povo queria um governo presidencialista ou parlamentarista. Isso no governo de Jango, antes do golpe de 64.

Com um fim da ditadura, doutor Ulisses repetiu a pergunta com mais besterol: - se o brasileiro queria a volta da monarquia.

Para completar esta farsa democrática, a ultima consulta: - se o povo queria o desarmamento dos pobres. Que os ricos compram a proteção das empresas de segurança.

O Equador realizou um referendo recentemente. Conheça as perguntas. Imagine suas respostas nas urnas, e você fica sabendo a razão do medo da imprensa, do judiciário, do legislativo, do executivo:

* Escritor, jornalista, colaborador do Observatório da Imprensa, membro da redação de La Insignia, na Espanha. Publicou o romance “Os Corações Futuristas”, cuja paisagem é a ditadura Médici, “Soledad no Recife” e “O filho renegado de Deus”.  Tem inédito “O Caso Dom Vital”, uma sátira ao ensino em colégios brasileiros.


Um comentário:

  1. Tenho dois amigos que são monarquistas militantes. Enchem o Facebook de imagens e palavras de ordem. O que parece excentricidade sem cabimento tem seguidores fieis, que a meu ver, parecem malucos.

    ResponderExcluir