sexta-feira, 22 de abril de 2011






Filosofia de vida

* Por Rodrigo Ramazzini

Em um supermercado, dois amigos se encontram em um dos corredores e iniciam uma conversa. Ouvindo o bate-papo está um repositor, que abastece a seção de cervejas.

- Opa! Que surpresa, Amilton! Bom te encontrar. Como vai?
- Tudo bem! E contigo, Ferreira? Quando tempo...
- Tudo tranqüilo! Levando a vida... E tu, trabalhando muito?
- Bastante!
- Eu me aposentei, sabia?
- Sabia... Alguém comentou sobre isso comigo esses dias... Não lembro quem...
- E o futebol? Largou?
- Jogo uma bolinha de vez em quando...
- Eu parei totalmente... Nem olhando jogo na TV, eu ando...
- Eu gosto...
- E a família, vai bem?
- Vai sim! E a tua?
- Também! E as festas à noite continuam como antigamente?
- Ás vezes, consigo dar aquela fugidinha, sim! Há! Há! Há! Não há quem agüente com essa mulherada solta por aí! Olha aquela morena lá, por exemplo... Que corpão!
- Pois é... Eu parei com a folia, também! Estou caseiro, curtindo a esposa...
- Sei...
- Pois é... Fazendo umas comprinhas, então?
- Levar uma carne para fazer um churrasco no final de semana...
- Eu larguei a carne de mão. Estou em uma fase “natureba”... Virei vegetariano...
- Interessante...
- Mudei radicalmente o meu estilo de vida... Para ganhar qualidade, entende?
- É... Entendo... Acho que entendo...
- Vou te dar outro exemplo para entender melhor a minha nova filosofia de vida...
- Fala...
- A cerveja. Vai levar algumas, correto?
- Vou levar, sim! Para o final de semana... Ninguém é de ferro, né?
- Eu sou! Depois que descobri o mal proporcionado pelo álcool, larguei a prática de tomar uma gelada... Era um vício... Como já havia feito com o cigarro, há mais de dez anos...
- Sei...
- Experimenta mudar os teus hábitos de vida para tu veres como se sentirá melhor...
- Vou pensar!
- Qualquer coisa, aparece lá em casa que te dou umas dicas...
- Pode deixar!
- Bom! Vou te deixar terminar as compras... Bom te ver!
- Igualmente! Passar bem... Tchau!
- Tchau!

Após a despedida, Amilton fica pensando sobre a conversa com Ferreira em frente à seção de cerveja, e, distraidamente, dentro da sua linha de pensamento, fala para si mesmo, passando a mão direita no queixo:

- Que filosofia de vida é essa que não se come carne, não se bebe, não se fuma, não se joga, não se olha futebol, não se faz festa e o “bem bom” só com a esposa...
E o expositor, que escutou toda a conversar, metendo-se no raciocínio de Amilton, filosofa com o questionamento:

- E isso é vida?


• Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário