terça-feira, 24 de março de 2015

Manifestações no Brasil


*Por José Calvino


Frase criada por Charles De Gaulle: “Le Brésil n’est pás um pays sérieux” (O Brasil não é um país sério).


As recentes manifestações contra a presidenta Dilma Rousseff e à corrupção – destacando que os problemas de corrupção e nepotismo no nosso Brasil sempre existiram -, a meu ver em parte foi um bom sinal, até porque foi uma alerta para os governos Estadual, Municipal, sobretudo, o Federal. Os atos surgem como símbolo da democracia, com distinção para o verde e o amarelo, mostrando ao país que a democracia está ficando consolidada e que a culpa não é do povo (Parodiando João Cabral de Melo Neto) “Hoje, o grande doente é o Brasil, com mais fome, mais violência e mais doenças”.

Alguns brasileiros que moram no exterior foram às ruas, em cidades como Nova York, Miami, Londres, Lisboa... Em nenhum desses locais houve violência (sic). O governo anunciou que vai enviar ao Congresso Nacional um pacote anticorrupção. Bom, isto já deveria ter sido providenciado há mais tempo.

Lembro aos leitores que escrevi em janeiro de 2012 “Olho na Presidenta”, crônica sobre as obras descontinuadas do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Governo do Estado de Pernambuco, iniciadas pelo então governador Eduardo Campos, que já foi envolvido no Escândalo dos Precatórios no governo Arraes e que recentemente morreu após acidente de avião em Santos (?...). Se até hoje não foram concluídas, tudo leva a crer que o PAC foi um programa eleitoreiro! E para os que não sabem ou procuram ingenuamente, eu provo sem essa de ser omisso por questões de partidos políticos, falecimentos e parentescos (vide “Os Andrade Lima”).
- Impeachment e a volta dos militares. – disse um dos manifestantes.
- Não há elementos necessários para esse processo e nem para intervenção militar... – entrecortou uma beata – Só Deus!
- Deus espírito ou brasileiro? – ironizou Azambujanra.

Termino este trabalho com a primeira Epístola de João 4: 20-21: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos da parte dele este mandamento, que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão.”

*Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano. Vejam e sigam Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências – http://josecalvino.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário