terça-feira, 23 de março de 2010


Um passo à frente, dois para trás

Caríssimos leitores, boa tarde.
“Progresso. O que devemos entender por essa palavra? Se a definirmos como bons gramáticos, diremos que é um acréscimo de bem ou de mal, na medida em que possamos discernir entre o bem e o mal; e estaremos assim representando o próprio avanço da humanidade. Mas se, como se faz nesta época em que o progresso é o movimento da humanidade que se aperfeiçoa sem cessar, estaremos dizendo uma coisa que não corresponde à realidade. Esse movimento não se observa na história, a qual só nos apresenta uma sucessão de catástrofes e de avanços, seguidos de retrocessos”.
Belíssimas palavras, não é mesmo? Claro que não são minhas, embora eu comungue dessa idéia. São de um gênio das letras. São de um dos meus escritores favoritos, cujos livros não me canso de reler, pelas verdades que encerram. São de Anatole France – pseudônimo de Jacques Anatole François Thibault – autor que se não excede, se iguala aos seus personagens, pelo talento, caráter e integridade.
Em vez de abordar o conceito de “progresso”, peço-lhes licença para falar deste gênio das letras. Há muito espero uma oportunidade para declarar minha admiração (e gratidão) por este escritor, que tem me influenciado bastante nesta árdua empreitada de tentar conquistar a mente e os corações de milhares, se possível milhões,de leitores.
Constato que Anatole France fez uma espécie de transição entre a forma de fazer literatura no século XIX e a do século XX. Foi, pois, uma espécie de “ponte literária”. Foi das tais pessoas que fazem as coisas com paixão, tudo, textos, livros, amizades, inimizades, ideologias etc. E, como não poderia deixar de ser, era apaixonado, sobretudo, pela escrita. Assim como nós.
Anatole France, porém, foi também um guerreiro, mas no sentido lato do termo. Tanto que, entre 1870 e 1871, participou da defesa de Paris, no momento nevrálgico da Guerra Franco-Prussiana, que redundou na inapelável derrota francesa. Integrou, na ocasião, como guarda nacional, a 1ª Companhia do 20° Batalhão do Sena.
Embora comunista convicto (sobretudo, nos seus últimos anos de vida, já que morreu em 1924 e pôde testemunhar, portanto, a vitória da Revolução Bolchevique de 1917 na Rússia e a posterior criação da União Soviética), fugiu da capital francesa no início da insurreição conhecida como Comuna de Paris, que resultou na morte de milhares de insurgentes. Afinal, era um sujeito corajoso, mas não temerário. E não vislumbrava a mínima chance de êxito no referido levante popular.
Foi bibliotecário do Senado, mas anos depois, chegou à Academia Francesa, eleito, aos 52 anos, para ocupar a cadeira de número 38, anteriormente ocupada por Ferdinand de Lesseps, o projetista e construtor do célebre Canal de Suez, no Egito.
Entre as inúmeras homenagens que recebeu, foi galardoado com a Legião de Honra. Anos depois, todavia, devolveu essa comenda, em solidariedade ao escritor Emile Zola, que a teve retirada, no auge de uma azeda polêmica que envolveu toda a França nos albores do século XX. Poucos tomariam essa atitude em apoio a um colega em situação tão vulnerável e que vinha sendo injustiçado por ser tão corajoso. Mas Anatole France era assim: inquieto, dinâmico, justo, íntegro e participativo. Nunca se omitia.
Como se sabe, Zola foi um dos primeiros (e únicos) intelectuais franceses a tomarem as dores do capitão Alfred Dreyfus. Esse militar foi injustamente acusado de espionagem em favor da Alemanha, expulso do exército com desonra e condenado à prisão na terrível Ilha do Diabo (seu nome já diz tudo), na Guiana Francesa.
Publicou, na ocasião, o célebre manifesto intitulado “Jaccuse”, denunciando uma armação no caso em que o réu foi condenado e perseguido apenas por ser judeu. Essa ousadia valeu a Zola momentos muito amargos e duros. Tornou-se alvo da ira dos militares e da então poderosa direita francesa.
Anatole France, mesmo sabendo dos riscos de se envolver na questão, não se omitiu. Pelo contrário, foi dos primeiros a aderir a essa nobre causa. Assinou, de imediato, a petição para a revisão do processo de Dreyfus. Como se vê, embora muitos o classificassem na ocasião (e alguns o classifiquem ainda hoje) de “encrenqueiro”, era homem de honra, de larga visão, muito além do seu tempo.
Agora vocês entendem por que gosto, não só da sua literatura, mas das suas atitudes? Pelas posições que assumiu, em favor da justiça e da igualdade, nem é de se estranhar sua participação decisiva na fundação da Liga dos Direitos Humanos.
Fosse apenas ativista político, Anatole France já teria reunido méritos mais do que suficientes para se habilitar a credor do nosso respeito e até da nossa reverência e admiração. Mas ele foi além. Foi dos mais criativos e talentosos escritores da virada do século XIX e do início do século XX. Qualquer um pode comprovar isso na leitura de livros como “O crime de Silvestre Bonnard”, “O manequim de vime”, “Thaís”, “O lírio vermelho”, “O poço de Santa Clara”, “A rebelião dos anjos” e tantos e tantos outros.
Essa obra consistente, genial e densa de conteúdo valeu a Anatole France o cobiçadíssimo Prêmio Nobel de Literatura de 1921. Outros dos seus livros que recomendo com entusiasmo (alguns, hoje, autênticas raridades bibliográficas) são: “História Contemporânea” (série de quatro romances), “O caso Crainquebille”, “A ilha dos pingüins”, “Os deuses têm sede”, “A casa de assados da Rainha Pédeuque”, “As opiniões de Jerônimo Coignard”, “O pequeno Pierre”, “A vida em flor” etc.etc.etc. Como se vê, este está habilitado a falar sobre o progresso e tudo o mais. E, nesse aspecto, a humanidade faz a caminhada do bêbado: dá um passo à frente, dois para trás...

Boa leitura.

O Editor.

Um comentário:

  1. Ter em quem se espelhar e tirar
    para si proveito máximo é muito
    bom.
    Ver que nossos sonhos e desejos por
    mais utópicos que possam parecer não
    são meras divagações. Ver que nossas
    lutas e anseios tem eco e vão longe...
    Sua batalha diária Pedro é muito digna
    e você não está só.
    Beijos

    ResponderExcluir