domingo, 28 de março de 2010


Dona Maria, uma brasileira

* Por Clóvis Campêlo

Descobri Dona Maria em Mirandiba, vendendo comida perto da feira. Era um dia de sexta-feira e nós estávamos na cidade movidos pela curiosidade e pelo inusitado.

Mirandiba fica no sertão de Pernambuco, a 423 quilômetros do Recife, na região do Rio Pajeú, desgarrada da rodovia BR-232. Com pouco mais de 13 mil habitantes, entrou para a história política do Estado por ter sido a primeira cidade pernambucana a eleger um prefeito do Partido dos Trabalhadores.

Na época, eu fazia parte da Secretaria de Imprensa do Sindicato dos Previdenciários de Pernambuco e acompanhado da jornalista Wedja Gouveia e de Manoel, motorista, fomos em busca da matéria para o nosso jornal, o SindPress.

Queríamos entender como "o modo petista de governar" havia sensibilizado o povo daquele grotão perdido nos confins do Estado, em 1994. O que haveria mudado para que isso acontecesse?

O prefeito eleito pelo PT, Nelson Pereira, hoje deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil, era oriundo do PMDB e chegara ao poder depois de uma briga regionalizada onde o que menos interessava era a sigla partidária. Ou seja, mudara tudo e não mudara nada. Continuava tudo na mesma.

Tentamos conversar com Dona Maria sobre isso, mas para ela a vida era ir à feira e vender os seus quitutes. Não tinha nem ilusões e nem desilusões. Já se acostumara com a alternância dos coronéis no poder e instintivamente sabia que nada disso modificaria a sua vida.

E na verdade, a passagem do Partido dos Trabalhadores pelo poder, naquela pequena cidade do sertão pernambucano, em nada transformou o seu perfil ou a qualidade de vida do seu povo. O modo petista de governar era muito mais um refrão do que uma nova perspectiva de realidade.

E Dona Maria, uma brasileira, continuaria a sua rotina de fazer e vender comida na feira esperando que um dia o futuro finalmente chegasse a Mirandiba.

* Poeta e jornalista do Recife/PE

3 comentários:

  1. É uma pena que a história de um
    partido fique apenas no papel.
    Não tiro a razão da Dona Maria.
    Ótimo texto
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. De um modo geral, os governos conseguem influenciar mais a vida dos pobres do que as do pessoal classe média. Talvez hoje, a Dona Maria esteja conseguindo vender quitutes em maior volume. O Bolsa Família faz o dinheiro circular mais.

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,
    Você é mesmo um ótimo jornalista: excelente este seu artigo "Dona Maria, uma brasileira".
    Parabéns!
    Abraço. Paulo.

    ResponderExcluir