quarta-feira, 24 de março de 2010


Amor e desamor

Caros leitores, boa tarde.
O amor e o seu oposto – que gosto de chamar de “desamor”, em vez de ódio – são os temas recorrentes mais usados por todos os escritores, de todos os lugares e épocas, na redação dos seus livros. Quer em ficção, quer em não ficção, implícita ou explicitamente, o assunto está sempre presente, de uma forma ou de outra, dando certo ou fracassando, resultando em êxtase e realização, ou em ciúmes, frustrações, sofrimentos e, não raro, crimes passionais.
Até aqui, eu não disse nada de novo. Vocês, certamente, estão carecas de saber isso. Aliás, cabe uma explicação. Chamo de desamor não à aversão (superficial ou profunda) de uma pessoa por outra. Denomino assim aquele amor abortado, ou seja, ou o que é somente unilateral (em que alguém gosta de alguém,mas não é correspondido) ou o que até começa bem, mas que finda por decepcionar uma das partes, depois que conhece melhor o parceiro e conclui que este não satisfaz suas expectativas (físicas, emocionais e/ou afetivas).
Apesar do título destas considerações, não é bem desse aspecto que vou tratar. É de algo mais insólito e original. Você já ouviu falar de “amor ecológico”? Não me refiro ao que devemos ter pela natureza (do qual, certamente, já foi cientificado), mas do que um homem dedica a uma mulher, e que seja politicamente correto”. Ou melhor, “ecologicamente correto”.
Quem traz o pitoresco tema à baila é a escritora norte-americana Stefanie Íris Weiss, no livro “Eco-sex”. Ela não trata, na verdade, propriamente do amor enquanto sentimento, mas de um ato que pode (ou não) ser seu complemento natural: o sexo.
Aliás, o lançamento dessa obra, que tende a causar muita polêmica, está previsto para os próximos dias, mas nos Estados Unidos. Já no Brasil.... Provavelmente, teremos que esperar um ano ou mais para termos acesso a ela.
Weiss justifica da seguinte forma a escolha do tema: “Eu sempre quis escrever um livro sobre sexo. Sou ambientalista engajada e sou vegetariana há vinte anos. Eu mal pude acreditar quando percebi que ninguém tinha escrito nada sobre esse assunto”, afirmou à agência de notícias Reuters.
Calma lá, leitor, juro que não estou brincando. Vem aí um livro, uma espécie de manual, para ensinar-nos a fazer sexo “ecologicamente correto”. Era só o que faltava! A escritora, de 38 anos de idade, cita comportamentos afetivos, e/ou sexuais, que a seu ver contribuem para a agressão do meio ambiente. Menciona, por exemplo, aquele tradicional buquê de rosas que damos à amada no Dia dos Namorados ou por ocasião do seu aniversário.
Weiss entende que, apesar da nossa boa intenção, esse é um procedimento errado. Argumenta que, ao fazer isso, nos esquecemos do custo ambiental que a produção dessas flores traz e, pior, da emissão de carbono que se dá dos veículos usados para o transporte dos locais de plantação para as várias floriculturas. Bah! Então estou contribuindo para o efeito-estufa quando dou rosas (ou margaridas, ou sei lá o quê) à amada?!!!! Nossa, eu não sabia!!!!
Quanto ao ato sexual (ponto que ela mais aborda, evidentemente, em seu livro, daí o título), enfatiza os estragos causados ao meio ambiente pelas camisinhas usadas e jogadas na privada, que entopem os encanamentos ou que chegam aos esgotos, para, no final, possivelmente, poluírem rios e oceanos.
Mas Weiss não se limita a apontar deslizes ecológicos do amor e do sexo (principalmente deste). Apresenta alternativas “ecologicamente corretas” para amarmos e, notadamente, para copularmos. Entre estas, destaca a necessidade do uso apenas de cosméticos naturais orgânicos, de camisinhas de látex biodegradável e de colchões de borracha natural, entre tantas e tantas e tantas outras coisas.
A recomendação mais radical, porém, para darmos nossa contribuição à saúde do Planeta, é a de “termos poucos filhos, de preferência, nenhum”. Lembra que, se nada for feito nesse sentido, o mundo terá, já em 2040, nove bilhões de habitantes. “Pense nos 90% das fraldas descartáveis vendidas todos os anos e que acabam nos aterros sanitários!”, enfatiza.
Pois é, só não sei em que categoria temática classificar o livro “Eco-Sex”: se na de amor ou de desamor. Uma coisa é certa: esta bateu todos os recordes de originalidade (ou seria de exagero? Ou de maluquice?). Enfim... Literatura também tem dessas coisas!

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. A escritora que me perdoe pois nos dias
    de hoje amores verdadeiros são raros e
    não há manual ecológico que faça a minha
    cabeça. Posso ser e atuar ecologicamente
    de outras formas. Não vou misturar
    amor com questões ambientais.
    Ela que converse com os governantes do seu país
    para que criem e organizem ações de caráter ambiental e que diminuam consideravelmente a sua
    emissão de gases tóxicos na atmosfera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Núbia, você está certa em questionar essa senhora. Melhor que cuide do seu quintal primeiro, mas foi intressente saber dessa maluquice.

    ResponderExcluir