segunda-feira, 18 de abril de 2016

Curto e grosso


* Por Núbia Araujo Nonato do Amaral


"O que é Família:

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.

Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações".

Esse foi um dos conceitos entre tantos outros que designa família.

Acho restrito e estreito, família é convivência, respeito às individualidades.

Família é acima de tudo AMOR!

Que tipo de amor? O que faz com que nos sintamos bem e acolhidos, de verde ou amarelo, seco ou molhado, feliz ou contrariado.

O tempo de duração de uma família varia de entrega por entrega.

Algumas atravessam a eternidade, outras se limitam pelos interesses, outras pelo bem querer que o coração dita.

O resto cada um que descubra, cada um que se permita, cada um que se entregue.

 * Poetisa, contista, cronista e colunista do Literário


Um comentário:

  1. Boa parte das famílias não chegam a ser um arremedo da sua descrição. Falou bem quando afirmou que é onde a gente se sente bem. O casamento dos meus pais foi uma tortura pela opressão do silêncio que durou inacreditáveis 31 anos e bem poderia ter acabado pelo menos dez anos antes.

    ResponderExcluir