quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mudamos ambos


* Por Pedro J. Bondaczuk

Os costumes e comportamentos sociais mudam, de uma geração para outra, ao sabor, principalmente, dos modismos. Esse é um processo até natural. Às vezes essas mudanças são pequenas, senão ínfimas, quase imperceptíveis, no entanto, ocorrem. Há ocasiões, porém, que são radicais, mesmo que seus agentes sequer percebam e, geralmente quando alertados, neguem enfaticamente.Diz-se, amiúde, que “em cada cabeça há uma sentença”. Por este critério, há em torno de sete bilhões de sentenças nestes tempos de superpopulação. Um dos costumes que vêm sofrendo profundas alterações, pelo menos nesta minha geração (nas sete décadas de vida que tenho o privilégio de testemunhar), é a forma das famílias celebrarem o Natal. Quando criança, a ênfase da data era a figura do “aniversariante”. O enfoque era, portanto, religioso, embora houvesse, também,o lado, digamos, profano.

Afinal, desde o século IV da nossa era, quando o Natal foi incorporado como celebração cristã, o pretexto para ser celebrado pela cristandade era o “aniversário” de nascimento de Jesus Cristo (que, aliás, sequer teria nascido em 25 de dezembro, mas, provavelmente, em junho). Hoje, sabe-se, que a festividade foi mera adaptação de uma tradicional celebração pagã que ocorria nessa data. Mas essa não é a questão. Quando eu era garotinho, havia, igualmente, o costume da ceia natalina, como há hoje. As pessoas trocavam presentes, como ocorre agora. A figura do Papai Noel e as fantasias que a cercam já era enfatizada e até mais do que atualmente. Onde, pois, estão as mudanças a que me refiro?

Ocorre que há pouco mais de 60 anos, a ênfase ainda era religiosa, embora já estivesse declinando. As famílias montavam presépios em suas casas (raras não tinham esse costume), que faziam, invariavelmente, companhia à tradicional árvore de Natal. O menino Jesus era a figura central da celebração. Papai Noel era mencionado, sim, contudo apenas ocasionalmente e, em muitas famílias, não era nem mesmo lembrado. E hoje, o que ocorre? Pergunte a qualquer criança, na faixa dos seis anos ou até menos, o que entendem que seja o Natal. Frise-se que os meninos e meninas dessa idade são, hoje, muito mais informados e esclarecidos do que os do meu tempo. Frequentam escolas desde que deixam de usar fraldas. Muitos deles operam computadores com desembaraço, ou seja, já navegam na internet, com maior naturalidade do que adultos de mais idade. Em suma, de ingênuas as crianças de hoje não têm quase nada, ao contrário da minha geração.

Fiz essa pergunta a um punhado de meninos e meninas das minhas relações, que convivem com meu netinho mais novo, o João Vítor. E nenhum, rigorosamente nenhum, associou a celebração ao nascimento de Cristo. Para a quase totalidade, Natal é a época de receber presentes, de comer comidas gostosas e de receber parentes em casa (avós, tios, primos etc.). Citam, é certo, Papai Noel, mas sabem que os presentes que ganham são dados pelos pais e por outros parentes e que essa figura (para mim caricata, sobretudo em país tropical como o nosso, em que a celebração cai bem no início do Verão) é mero elemento de propaganda das lojas.

Não condeno o lado “profano” do Natal, desde que não haja excessos. Não vejo nada de errado nas ceias natalinas, desde que não se transformem em pantagruélicos banquetes, em que se exceda na comida e na bebida, a ponto das pessoas que deles participem adoecerem e terem, não raro, até que serem hospitalizadas. Não me oponho, igualmente, ao costume de trocar presentes, desde que isso seja ato espontâneo e não se transforme em “obrigação” que comprometa, não raro, pelo resto do ano, o normalmente apertado orçamento familiar. O que me incomoda é o esquecimento do verdadeiro motivo do Natal. É que o “aniversariante” do dia seja esquecido e que tudo se resuma à mera festa, sem nenhum significado especial e sem um tiquinho que seja de reflexão.

“É coisa de velho”, muitos dirão, com certeza, a propósito de minhas queixas e restrições. Até pode ser. Todavia não é apenas isso. Ao iniciar este desabafo, veio-me à mente o célebre “Soneto de Natal”, do nosso maior escritor, Machado de Assis. Trata-se de poema ultraconhecido que, nesta época, circula a rodo internet afora. Penso, especificamente, no último verso da citada composição. Nele, o “Bruxo do Cosme Velho” indaga a si próprio: “Mudaria o Natal ou mudei eu?”. No meu caso, a resposta é simples, direta e óbvia: MUDAMOS AMBOS!!! E você, querido leitor, qual sua conclusão?

(Texto publicado no portal “Planeta News” – WWW.planetanews.com.)

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk


                 

3 comentários:

  1. Afora a obrigação de ser feliz de hoje para amanhã, e quem não se sinta assim veja-se como anormal, as outras obrigações não me atingem. Eu só presenteio quem eu quiser, e se quiser. Quanto às comilanças e "bebelanças", não fazem parte do meu show. Mesmo agnóstica, vivo os ensinamentos cristãos, e procuro ver as pessoas que gosto, dar-lhes atenção, especialmente aos velhos (e não apenas no Natal), tentando acolher e perdoar. Este é o meu espírito de Natal.

    ResponderExcluir