terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vida aventurosa de final trágico

O escritor português Camilo Castelo Branco é um dos sujeitos mais trapalhões sobre os quais já tomei conhecimento, quer pessoalmente, quer por ouvir dizer, quer mediante leitura acerca de suas “peripécias” (como é o caso). Aprontou mil e uma travessuras, pelas quais pagou um alto preço. Sua vida só não é mais interessante do que sua obra – vasta, copiosa e impressionante, de pelo menos cinqüenta livros publicados, dos que consegui catalogar – mas não fica muito a dever a ela. Trata-se de um dos maiores mulherengos de que tenho notícia, de causar inveja ao mítico Don Juan.

Camilo nasceu na Freguesia dos Mártires, um distrito de Lisboa, em 16 de março de 1825. Foi criado “no mundo”, o que talvez explique sua “falta de juízo”: perdeu a mãe quando tinha dois anos e o pai, quando estava com dez. Casou-se aos 16 anos, com Joaquina Pereira, dizem que forçado pelo pai dela (alguns contestam essa versão que, no entanto, parece-me mais do que provável). Se é verdade que era um trapalhão, não é menos certo que era um sujeito brilhante, inteligente, observador e talentoso. Tanto que, aos 18 anos, se matriculou na Faculdade de Medicina. Todavia... Seu interesse por ciências médicas durou pouco, pouquíssimo, escassos dois anos.

Não tardou a separar-se da mulher. Era óbvio que não estava preparado para assumir responsabilidade tão séria quanto aquela. Aos 23 anos de idade, passou a viver de jornalismo, todavia não levou a profissão a sério. É certo que cumpria razoavelmente com suas obrigações, porém, levava vida boêmia, desregrada, dissoluta, com muita bebida e uma profusão de mulheres. Mas sua maluquice mais grave cometeu dois anos antes, quando mal completou a maioridade, aos 21 anos. Na verdade, praticou um delito, e que era considerado muito sério, naquela primeira metade do século XIX em Portugal: raptou Patrícia Emília, com quem fugiu para a cidade do Porto, passando a viver maritalmente com ela. Bem, “peraltices” têm limites e nem todas são aceitas com complacência pela sociedade. A de Camilo não foi.

Não tardou para ser acusado de bigamia – acusação, óbvio, que procedia, já que ainda era casado com Joaquina Pereira. Foi julgado, condenado e preso. Sabe-se lá por quais artimanhas, não permaneceu muito tempo na prisão. E nem se emendou. Tanto que, passados apenas oito anos do caso de rapto, pelo qual se deu tão mal, apaixonou-se, perdidamente, por Ana Plácido. Não haveria nada de mais nisso, e seria até natural, se não houvesse um obstáculo, e dos grandes. Sua nova “musa” era casada, e com um rico e influente comerciante local, um tal de Pinheiro Alves.Era um romance que não poderia dar certo. E não deu mesmo, pelo menos no primeiro momento.

O fato é que o desiludido Don Juan lusitano resolveu curar as feridas de um amor frustrado recorrendo à religião. Cismou de ser padre (certamente esquecido do detalhe de que deveria guardar castidade). Para tanto, ingressou no Seminário do Porto. Em princípio, parecia que o fogo da intensa paixão estaria apagado. Mas qualquer pessoa de razoável capacidade de análise perceberia que aquilo não poderia dar certo. E não deu. Nos dois anos em que Camilo foi seminarista, não conseguiu controlar os “apelos da carne”. Arranjou uma amante e vejam só quem: a freira Isabel Cândida! É, o Dom Juan lusitano não tinha jeito mesmo! Não podia continuar no seminário e não continuou. Todavia, um caso que parecia perdido, ou seja, seu romance com Ana Plácido, que o havia induzido a recorrer à religião para a esquecer, voltou à tona.

Ocorre que ela deixou o marido e resolveu ir ao encontro do escritor (a esta altura, ele já havia publicado vários livros, para fazer face ao monte de dívidas que contraiu). Mais confusão, claro. O casal não foi deixado em paz. Pelo contrário, foi preso, acusado de adultério. E lá vai nosso personagem enfrentar novo julgamento. Só que, desta vez, o resultado lhe foi favorável. Camilo e Ana foram considerados inocentes das acusações imputadas e assumiram de vez o relacionamento. Em 1888, com a morte tanto de Joaquina, quanto de Pinheiro Alves,  nosso escritor trapalhão pôde, finalmente, casar-se com o amor da sua vida.  Que romancista criaria um enredo desses, por mais fértil que fosse sua imaginação?!

Mas... essa história da vida real, que tinha tudo para um “happy end”, não teve o final feliz dos contos de fada. Pelo contrário, teve um desfecho trágico. Explico: A vida desregrada de Camilo fez com que ele contraísse uma doença venérea e das mais temidas, tanto naquela época, quanto ainda hoje: a sífilis. No mesmo ano do seu casamento com Ana, começou a sentir os primeiros sintomas de cegueira, decorrentes da doença. À medida que o mal foi se agravando, o escritor, óbvio, foi se desesperando. Até que optou por um trágico desfecho. Decidiu dar cabo da vida, o que o fez em 1° de junho de 1890, com um tiro de pistola na cabeça. Estava com 65 anos de idade e tinha produzido uma obra literária notável, de cerca de 50 livros, o que fez dele um dos escritores mais criativos e prolíficos de língua portuguesa. Em nenhum de seus romances houve um final como o da sua vida, vivida com tamanha intensidade e paixão. Mais uma vez, a realidade mostrou-se mais inverossímil do que a mais delirante das fantasias.

Boa leitura.


O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.    

Um comentário:

  1. Que vida maravilhosa! Merecia ser filmada e faria sucesso. Lamentável final, mas ficaram os livros. Escrevi há poucos dias sobre a sífilis. Ao contrário do que pensam, ela está de volta com toda a sua força e perigo. Mas o diagnóstico e tratamento são fáceis. Apenas que precisam ser precoces, antes das complicações e transmissão para a prole, no caso da mulher.

    ResponderExcluir