terça-feira, 26 de março de 2013


Habemus novo papa

* Por Roberto Corrêa

O Conclave nos causou surpresa com a eleição do Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como Papa, que assumiu o nome de Francisco, em 13 de março de 2013. Nos comentários anteriores da mídia em geral não foi ventilado o nome do Cardeal Bergoglio como um dos possíveis papáveis, de maneira que algo místico, algo da presença do Espírito Santo, enaltece e robustece a fé dos cristão-católicos nessa escolha.

Foi só se declarar o nome do Cardeal argentino eleito como Papa, para a biografia dele ser escancarada ao público, inclusive revelando-se o texto do inocente bilhete escrito à namoradinha de infância. Ficamos sabendo, então, entre outras coisas, que o jesuíta Papa Francisco, não aceita casamento fora dos padrões tradicionais, idem para o aborto, etc. etc.

Bastante comunicativo e alegre é avesso a muitos protocolos e cerimoniais, sendo que parece se encontrar sempre disposto a cumprimentar e saudar os que dele se aproximam. Sua Santidade, de hábitos simples, amigo dos pobres, ao que consta, e por seu amigo Cardeal Dom Cláudio Hummes foi motivado a escolher seu nome como Francisco, como homenagem a São Francisco de Assis, modelo de pobreza e São Francisco Xavier propagador da fé no Oriente. Acredito também, que deve ter sido lembrado o nome de São Francisco de Sales, doutor da Igreja, notável pelas suas obras doutrinais.

Em uma de suas primeiras homilias, rebate o pessimismo que anda acompanhando o desanimado católico atual e reanimando idosos e jovens, proclama que a sabedoria dos mais velhos precisa ser melhor aproveitada. As maneiras e hábitos do novo Papa parecem ser completamente diferentes dos pontífices anteriores, especialmente Bento XVI.

Desta forma, inevitavelmente, devemos estranhar os novos posicionamentos e deliberações que irão surgir. O melhor que fazemos, sem dúvida, é aguardar a marcha dos fatos e acontecimentos, pois, inominados são os comentários, prognósticos, reminiscências, insinuações sobre a vida do pontífice Francisco, segundo sugerem artigos e reportagens dos jornais de domingo de 17 de março de 2013. Tanta leitura, acreditamos, só pode tumultuar nossas reflexões e meditações sobre o papado do Sumo Pontífice Francisco, entronizado em 19 de março de 2013.

* Roberto Corrêa é sócio do Instituto dos Advogados de São Paulo, da Academia Campineira de Letras e Artes, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico, de Campinas, e de clubes cívicos e culturais, também de Campinas. Formou-se pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez pós-graduação em Direito Civil pela USP e se aposentou como Procurador do Estado. É autor de alguns livros, entre eles "Caminhos da Paz", "Direito Poético", "Vencendo Obstáculos", "Subjugar a Violência”, Breve Catálogo de Cultura e Curiosidades, O Homem Só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário