sábado, 23 de março de 2013


Apaixonada e apaixonante

A filha caçula de Sigmund Freud foi uma mulher apaixonada e apaixonante. No primeiro caso, sua paixão maior, da qual jamais abriu mão, foi pelas crianças, notadamente as carentes e com distúrbios psíquicos. No segundo, foi amada por vários pretendentes, embora não tenha se casado com nenhum. Anna Freud foi, involuntariamente, inclusive, pivô de uma séria crise entre Sigmund Freud e um de seus mais fieis discípulos, Alfred Ernest Jones (que se tornaria, anos mais tarde, o biógrafo oficial do “Pai da Psicanálise”), que quase os levou à ruptura. Ambos, todavia, superaram essa divergência e continuaram amigos. Mas tiveram uma azeda discussão na época.

O incidente ocorreu em 1913, quando de uma viagem de pai e filha a Londres. Tratou-se de um “quase affaire” sentimental. É melhor explicar logo. Anna era uma mulher bonita, sem dúvida. Atraía os olhares masculinos com freqüência, mesmo se eventualmente não quisesse (e nem sei se esse era o caso). Na oportunidade em que este fato ocorreu, Jones era solteiro, mas amante de Loe Kann, cujo relacionamento não andava, lá, às mil maravilhas. Pelo contrário. Ambos pareciam enfastiados um do outro, embora permanecessem juntos.  Ela estava, então, sendo analisada por Freud. Ocorre que Jones começou a cortejar Anna, secretamente. Achava que ninguém soubesse, a não ser eles dois, claro. Estava enganado. Não contava com a capacidade de observação feminina, notadamente de uma mulher enganada, ou, no caso, talvez prestes a sê-lo.

Diga-se, a bem da verdade, que Anna (ao que consta) não correspondia ao assédio do infiel psicanalista. Loe, todavia, soube das investidas do amante sobre a filha de seu analista. E contou tudo para Freud, provavelmente em uma das sessões de análise. Para quê! O velho mestre ficou furioso! Chamou Jones às falas e fez-lhe sérias advertências. Muitos atribuem sua reação a um profundo ciúme da filha, o que ele sempre negou. Coincidência ou não, todavia, a partir de então Freud passou a desviar, sob um pretexto ou outro, todos os possíveis pretendentes de Anna, e que não foram poucos, frise-se. Especialmente Hans Lampl.

Esse médico e psicanalista holandês, de descendência judia, foi apaixonadíssimo pela jovem colega e parecia ser correspondido por ela. Parecia... Chegou a formalizar pedido de casamento, mas Freud opôs-se a essa união, embora gostasse muito desse rapaz. Temia, no entanto, seu caráter, digamos, um tanto impulsivo, a despeito dele ser pessoa encantadora e bem humorada, de gosto refinado e amante das artes. Anos depois, Anna admitiu que foi melhor para ela ter obedecido o pai e não se casado com Lampl, com quem manteve, no entanto, sólida amizade. Concluiu que o casamento não daria certo. Vá se saber!

Em relação a Jones, Freud advertiu a filha que aceitar essa corte, de quem se mostrava tão infiel para com Loe (com quem era amasiado), equivaleria a embarcar em uma aventura sem futuro, com um “velho celibatário espertalhão”, como qualificou seu discípulo. Na verdade, o caso não prosperou. Quarenta anos depois, em 1953, todavia, Jones confidenciou a Anna que ainda a amava e que nunca deixou de amá-la. Mas... então já era tarde para qualquer tentativa de parte a parte. Ademais, um romance, àquela altura, não estava nos planos da filha de Sigmund Freud, às voltas com outras preocupações mais absorventes.

Após analisar Loe, o velho pai, ciumento e rabugento, chegou a esta conclusão: “Jones faz a corte a Anna para vingar-se do fato de que sua amante quer deixá-lo, graças ao sucesso do tratamento”. Seria só esse o motivo? Possivelmente não. Pelo menos a julgar pela confissão feita quarenta anos depois, pelo velho apaixonado, de que nunca deixou de amar a filha do seu mestre e amigo. Mas... vá se saber! Nessas coisas do coração, não se pode ter certeza de muita coisa ou, provavelmente, de nada.

Em 1925, Anna veio a conhecer, em Viena, uma pessoa que teria enorme influência em toda a sua vida. Não, malicioso leitor, não foi nenhum homem, por quem tenha eventualmente se apaixonado. Nada disso. Tratou-se de uma mulher, Dorothy Burlingham. E ela tornou-se sua mais íntima amiga e confidente enquanto viveram. Através dessa pessoa, inclusive, Anna realizou seu desejo instintivo de maternidade. Explico. Praticamente “adotou” os quatro filhos de Dorothy – Bob (Robert), Mabbie (Mary), Katrina (Tinky) e Michael (Mickey).

Tratava-se de um quarteto problemático. Todos os quatro sofriam de distúrbios psíquicos relativamente graves. Anna, porém, tratou-os (como ressalta um de seus biógrafos), com um “devotamento místico”. Foi, para eles, mais do que mera analista ou simples terapeuta. Acumulou, também, as funções de mãe e de educadora, que exerceu com zelo e diligência por muitos e muitos anos. A despeito desse apaixonado desvelo, no entanto, não conseguiu evitar que dois desses “filhos postiços” tivessem fins trágicos. Bob, por exemplo, morreu em decorrência de uma crise de asma, depois de passar longo tempo sob severa depressão. Com Mabbie ocorreu algo pior. Ela cometeu suicídio, ingerindo dose cavalar de medicamentos. Há casos que parecem não ter solução. Pelo menos estes, não tiveram um desejável “happy end”.

Boa leitura.

O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.

Um comentário:

  1. Aos olhos de hoje não haveria dúvida tratar-se de um relacionamento homossexual entre Anna e Dorothy. Na época era "amiga íntima" e confidente.

    ResponderExcluir