quarta-feira, 20 de janeiro de 2010




É preciso saborear

* Por Sayonara Lino


Existir é pouco, para sentir-se vivo é preciso saborear. Deliciar-se com tudo o que a vida traz, entregar-se com intensidade. Ter a certeza de que cada momento é precioso e não volta. Compreender de uma vez por todas que ser feliz é ser inteiro, e que não adianta – muito menos convém – terceirizar essa responsabilidade.

Esquivar-se é bobagem: melhor enfrentar os desafios e não protelar. Quanto antes livrar-se de quinquilahrias íntimas, melhor: assim a lacuna pode ser preenchida por idéias e sensações novinhas em folha.

Não fazer tipo nem média com ninguém é válido, e muito. Esconder-se atrás de personas para agradar soa falso e, a não ser que o sujeito tenha nascido para isso, costumar sentir corrosão no corpo e na alma.

Canalizar a energia para atingir o que há de mais sublime, maximizar soluções e minimizar toda forma de dor, transmitir às pessoas o que há de mais nobre. Acreditar que ainda há esperança, essa que sempre vive, essa que nunca morre.

* Jornalista, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente finaliza nova especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela mesma instituição. Colunista do portal www.ubaweb.com/revista.

4 comentários:

  1. Achei ótimo ler "e que não adianta – muito menos convém – terceirizar essa responsabilidade." Todos nós cansamos de ouvir pessoas com pouca ou nenhuma coragem passarem toda uma vida lamentando não ter feito isso ou aquilo devido a mãe, ao filho ou ao marido. Mais fácil do que admitir inapetência para desafios é acusar alguém pela própria incapacidade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, transferir a responsabilidade de nossa satisfação íntima para outros é uma tremenda armadilha! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Culpa, culpa , culpa...
    Se eu não me desamarro e não consigo
    viver sem olhar pra trás, a quem culpar
    senão a mim mesma.
    Se enxergar como um ser inteiro e cheio de vida
    é o primeiro passo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Apoiado! Obrigada por acompanhar! Beijos!

    ResponderExcluir